Robô chinês inicia exploração em Marte
Menu & Busca
Robô chinês inicia exploração em Marte

Robô chinês inicia exploração em Marte

Home > Notícias > Robô chinês inicia exploração em Marte

Nesse último sábado (22), o primeiro rover (astromóvel) da China, que foi enviado a Marte, deixou sua plataforma de pouso para iniciar a exploração do planeta. O rover Zhurong fez a China se tornar o segundo país a enviar e operar um robô para investigar o solo vermelho depois dos EUA. Segundo informações da agência de notícias Xinhua, o veículo de seis rodas e 240 quilos começou a se movimentar pela terra marciana às 10h40 da manhã (horário de Beijing).

Em 23 de julho de 2020, a missão espacial Tianwen-1 foi lançada com um orbitador, um rover e um pousador. Assim, no dia 15 de maio deste ano, o módulo de pouso, que transporta o Zhurong, pousou na parte sul da Utopia Planitia, uma imensa planície do hemisfério norte de Marte.

Confira mais sobre o astromóvel mandado para Marte para explorar o planeta
O rover Zhurong é o primeiro a possuir um sistema de suspensão ativo que permite o veículo se locomover com mais facilidade no solo rochoso de Marte | Foto: Montagem/Reprodução.

A missão do Rover chinês enviado a Marte

Movido a energia solar, o rover Zhurong fará o registro de imagens de alta resolução da paisagem marciana, uma análise da composição da superfície do planeta por meio da coleta de amostra de rochas e a identificação do campo magnético. Além disso, o objetivo consiste em observar o ambiente meteorológico e procurar vestígios de gelo. A exploração realizada pelo rover terá a duração de cerca de três meses.

A nomeação do rover como Zhurong aconteceu em virtude de uma homenagem a um deus do fogo antigo conhecido na mitologia chinesa. Já o título para a missão espacial Tianwen-1, que significa “Perguntas aos céus”, se refere a um poema de Qu Yuan, o primeiro poeta chinês importante na história da literatura do país.

O rover chinês se une a Perseverance, astro móvel que pousou em fevereiro deste ano e já iniciou a exploração, e Curiosity, rover que se encontra no planeta há 9 anos. Os dois rovers enviados pela Nasa estão localizados em outras regiões de Marte. A Rússia também já enviou seu astromóvel ao solo marciano, no entanto, não foi capaz de fazer a operação do veículo.

Confira, abaixo, uma animação que demonstra como ocorrerá a missão Tianwen-1 e operação do rover Zhurong.

Confira a animação em relação à missão Tianwen-1 e operação do rover Zhourong. | Fonte: Twitter.

_________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas