Menu & Busca
Relembre os judocas brasileiros que já foram campeões olímpicos

Relembre os judocas brasileiros que já foram campeões olímpicos


Por Heloise Pires – Fala! FIAM FAAM

Conheça os heróis da equipe de judô brasileira que trouxeram, junto com a douradinha mais cobiçada dos esportes, grandes histórias para contar.

Nessas histórias, podemos ver, como disse Gaga, que não é sobre ganhar, é sobre não desistir. Se você tem um sonho lute por ele. Não é quantas vezes você caiu e se levantou, ou foi xingado por motivos chulos, mas quantas vezes você ficou de pé, ergueu a sua cabeça e, humildemente, continuou a sua jornada para chegar aonde queria construir o seu legado.

  • Aurélio Miguel:

Com apenas 24 anos de idade, Aurélio Fernández Miguel conquistou a sua medalha de ouro em 1988 em Seul, capital da Coreia do Sul, lutando contra o alemão Marc Meiling na categoria meio pesado (95 kg).

  • Rogério Sampaio:

Rogério Sampaio Cardoso ficou conhecido mundialmente após trazer em seu peito a cobiçada medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha. Esta foi a segunda medalha trazida para o nosso país, mas foi a primeira e única conquistada na modalidade individual, na categoria meio leve (65 kg).

Pra chegar ao primeiro lugar do pódio, Rogério, que lutou com um quimono emprestado, chegou à Barcelona sem nenhum favoritismo, praticamente desconhecido até pela imprensa brasileira. Nesta competição, ele venceu o português Augusto Almeida, o sul-coreano Sang-Moon Kim, o argentino Francisco Morales Vivas, campeão dos Jogos Pan-americanos de 1991, em Havana, o alemão campeão mundial Udo Quellmalz na semifinal – todas elas por ippon ou imobilização – e, na final, o húngaro Jozsef Csak, que derrotou com um wazari.

  • Sarah Menezes:

Sarah Gabrielle Cabral de Menezes entrou pra história por ser a primeira mulher a trazer uma medalha de ouro para as terras brasileiras. Com apenas 22 anos, a brasileira quebrou o jejum de 20 anos e trouxe a primeira medalha de ouro olímpica para o judô feminino ao derrotar a romena Alina Dimitru em 2012, nas Olímpiadas de Londres, na Grã Bretanha.

  • Rafaela Silva:

Primeira brasileira a se consagrar campeã no mundial de judô, Rafaela Lopes Silva, natural da Cidade de Deus, favela do Rio de Janeiro, conquistou a medalha de ouro na categoria peso leve (57 kg), nas Olímpiadas que aconteceram em sua cidade, em 2016.

Rafaela sofreu muitos preconceitos ao longo de sua carreira e após derrotar a judoca da Mongólia,  Dorjsürengiin Sumiyaa, então líder do ranking mundial, mostrou que tudo aquilo que nos coloca pra baixo, nos motiva mais ainda para sermos cada dia melhores em nossa jornada.

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas