Relembre cinco cenas mais marcantes de novelas brasileiras
Menu & Busca
Relembre cinco cenas mais marcantes de novelas brasileiras

Relembre cinco cenas mais marcantes de novelas brasileiras

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Relembre cinco cenas mais marcantes de novelas brasileiras

As novelas, assim como outras obras de arte, têm a incrível capacidade de, muitas vezes, tocar os corações de quem as apreciam. Com efeitos visuais, músicas, paisagens, grandes atuações e um texto feito pelos autores das tramas, essas produções conseguem transportar os telespectadores a uma outra realidade, que frequentemente é bem diferente da nossa.

São muitas cenas de choro, emoção, surpresa, acidentes, declarações de amor, risadas, brigas, festas, banquetes e até de guerras de comida. Contudo, nesse universo de variedades e entretenimento, com certeza, existem aqueles momentos inesquecíveis por terem algo de especial, comumente inexplicável em palavras. Confira, agora cinco, cenas marcantes de novelas que são especiais, singulares e que fazem parte da memória de muitos brasileiros. 

novelas
Relembre cinco cenas mais marcantes de novelas brasileiras. | Foto: Montagem/Reprodução.

Cenas mais marcantes de novelas brasileiras

1. Passagem de fase, em Além do Tempo (2015)

A novela das seis Além do Tempo, escrita por Elizabeth Jhin, foi ao ar na Rede Globo e conta a história de amor de Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). O folhetim é dividido em duas fases, sendo a primeira no século XIX e a segunda em 2015. Lívia e Felipe enfrentaram uma série de obstáculos até conseguirem ficar juntos, porém acabam sendo mortos por Pedro (Emílio Dantas), que está cego e obcecado pelo suposto amor que sente por Lívia.

Então, os mocinhos reencarnam e se reencontram nos dias atuais para tentar novamente viver essa paixão proibida. A cena que marca a passagem de fase mostra a morte dos personagens e o reencontro deles em uma outra vida com uma troca de olhares no metrô, no Rio de Janeiro. A música Together (The xx) e algumas falas antigas de Lívia e Felipe colocadas na cena contribuem para tornar essa sequência emocionante e, sem dúvidas, uma das mais marcantes de todas as novelas brasileiras.

Cena da transição de fase, em Além do Tempo. | Fonte: YouTube.

2. Camila raspando a cabeça, em Laços de Família (2000)

Laços de Família, escrita por Manoel Carlos, foi originalmente ao ar na faixa das 20h e tem como protagonista Helena (Vera Fischer), mulher de quarenta e quatro anos, empresária e mãe de Fred (Luigi Baricelli) e de Camila (Carolina Dieckmann), por quem nutre um amor incondicional.

O enredo central da trama gira em torno da história envolvendo Helena, Camila e Edu (Reynaldo Gianecchini), pois Edu e Helena viviam um romance, até que ele e Camila se aproximam e acabam se apaixonando. Ao perceber essa situação, Helena se afasta, para que eles possam ser felizes juntos, e fica com Miguel (Tony Ramos). Camila fica grávida de Edu, mas descobre que sofre de Leucemia e perde o bebê, precisando com urgência de um doador de medula. Ao ver o cabelo caindo em função da quimioterapia, Camila decide raspar a cabeça e essa cena do corte de cabelo, com a música Love by Grace (Lara Fabian), é tocante e inesquecível. 

Cena de Camila raspando a cabeça, em Laços de Família. | Fonte: YouTube.

3. Rita sendo deixada no lixão por Carminha, em Avenida Brasil (2012) – uma das novelas com cenas mais marcantes

A novela Avenida Brasil, da Rede Globo, foi escrita por João Emanuel Carneiro e foi um grande sucesso nacional. A trama, que foi ao ar no horário das 21h, narra a vingança de Nina (Débora Falabella), jovem que foi abandonada ainda criança por Carminha (Adriana Esteves), sua madrasta, em um lixão após a morte de seu pai Genésio (Tony Ramos).

Após crescer na Argentina e se tornar uma ótima chefe de cozinha, ela retorna para o Brasil com a intenção de se vingar de Carminha. A vilã casou-se com o famoso jogador de futebol Tufão (Murilo Benício) e, juntos, eles moram no bairro fictício Divino. Nina passa a trabalhar na casa da ex-madrasta e, aos poucos, começa a executar sua vingança.

A história de amor de Nina e Jorginho (Cauã Reymond), filho de Tufão e Carminha, também tem destaque na trama e é um dos obstáculos para Nina concretizar seu plano. Um dos momentos mais marcantes da novela é quando Carminha deixa Nina, cujo nome era Rita (Mel Maia) quando criança, em um lixão. Essa cena memorável é certamente uma das mais marcantes das novelas brasileiras. 

Cena de Rita sendo abandonada no lixão, em Avenida Brasil. | Fonte: YouTube.

4. Clara e o seu retorno triunfal, em O Outro Lado do Paraíso (2017)

O Outro Lado do Paraíso, novela das 21h da Rede Globo, foi escrita por Walcyr Carrasco e é protagonizada por Clara (Bianca Bin), jovem simples que vive no Jalapão e se apaixona por Gael (Sérgio Guizé), que começa a agredi-la após eles se casarem. Sophia (Marieta Severo), mãe do rapaz, apenas aceitou a união, pois descobriu que tem esmeraldas nas terras de Clara e isso salvaria sua família da decadência. Clara decidiu se separar, mas desistiu após descobrir que estava grávida. Sophia, então, liderou um plano para que a mina de esmeraldas fosse passada para o nome do filho de Clara e, com a ajuda de um psiquiatra, um delegado e um juiz, conseguiu internar a mocinha em um hospício.

Com as reviravoltas da vida, Clara consegue escapar e volta a Palmas rica, poderosa e decidida a se vingar de todos aqueles que a prejudicaram no passado. O seu retorno triunfal é um dos momentos mais importantes da trama e, com certeza, é uma cena muito marcante no universo das novelas.

Cena do retorno triunfal de Clara, em O Outro Lado do Paraíso. | Fonte: YouTube.

5. Ana acorda do coma, em A Vida da Gente (2011)

A novela das seis A Vida da Gente, da Rede Globo, foi escrita por Lícia Manzo e conta a história do triângulo amoroso envolvendo Ana (Fernanda Vasconcellos), Manuela (Marjorie Estiano) e Rodrigo (Rafael Cardoso). Os três foram criados como irmãos após o pai de Rodrigo se casar com a mãe de Ana e Manu, mas nunca tiveram muita proximidade. Com o tempo, Ana e Rodrigo se apaixonam e ela acaba engravidando. No entanto, a família de Ana a força a ter o bebê em outro país para separá-la de Rodrigo. Quando ela retorna ao Brasil, faz uma viagem de carro com a filha e com Manu, mas elas sofrem um trágico acidente.

Manu e a criança ficam bem após o ocorrido, mas Ana entra em um coma que dura 6 anos. Nesse tempo, em função da frequente convivência e do cuidado com Júlia (Jesuela Moro), filha de Ana e Rodrigo, Manu acaba se envolvendo com Rodrigo e, juntos, passam a formar uma família. Entretanto, tudo muda quando Ana acorda do coma, em uma cena arrepiante e muito famosa no mundo das novelas brasileiras. 

Cena de Ana acordando do coma após seis anos, em A Vida da Gente. | Fonte: YouTube.

_____________________________
Por Camille Magri Garabosky – Fala! Cásper

Tags mais acessadas