Conheça cinco momentos mais marcantes do cinema
Menu & Busca
Conheça cinco momentos mais marcantes do cinema

Conheça cinco momentos mais marcantes do cinema

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Conheça cinco momentos mais marcantes do cinema

Desde 1895, quando houve a primeira exibição pública cinematográfica, até os dias atuais, podemos notar o grande impacto que os filmes têm na sociedade. Além de ser uma prática de lazer muito comum, assistir a filmes é também uma porta de entrada para conhecer universos às vezes desconhecidos. Essa possibilidade de descobrir diferentes realidades passou a encantar muitas pessoas, o que fez com que o cinema passasse a ter um papel cada vez mais importante na vida de muitos indivíduos.

As produções cinematográficas dos mais diversos gêneros podem, por meio de simbologias, efeitos visuais, músicas e outros recursos, promover identificação e provocar várias emoções nos espectadores. Além disso, os filmes também são fundamentais para que pautas ou temas relevantes sejam mostrados para a sociedade de uma forma leve, criativa e divertida. 

Confira, agora, 5 momentos marcantes da história do cinema, que incluem cenas de filmes de comédia, ficção científica, romance, drama e ação. 

Momentos mais marcantes do cinema

1. Carlitos nas rodas de uma máquina, em Tempos Modernos (1936)

Momentos mais marcantes do cinema
Cartaz original do filme Tempos Modernos. | Foto: Reprodução/AdoroCinema.

O filme dirigido e protagonizado por Charlie Chaplin retrata a história de Carlitos (Chaplin), operário de uma fábrica que realiza trabalhos repetitivos na linha de produção por horas seguidas. Assim, a narrativa usa humor para fazer uma crítica social ao mostrar a exploração e a alienação dos trabalhadores no contexto da expansão capitalista atrelada à lógica do trabalho industrial.

A produção ficou muito popular e possui uma série de cenas marcantes. Podemos destacar o famoso momento em que Carlitos está realizando sua tarefa na linha de produção e vai parar nas rodas do equipamento, mostrando que a máquina estava impondo o ritmo de seu trabalho e ele estava se tornando apenas uma extensão dessa máquina. Essa cena mundialmente conhecida é, sem dúvidas, um dos grandes momentos da história do cinema. 

2. Neo desviando de balas, em Matrix (1999) – um dos maiores sucessos do cinema

Matrix
Cartaz original do filme Matrix. | Foto: Reprodução/AdoroCinema.

O filme de ficção científica é protagonizado por Keanu Reeves, que interpretou o jovem Neo. Após encontros com Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), o hacker descobre que os humanos vivem na Matrix, um sistema de inteligências artificiais que manipula a mente das pessoas e as fazem acreditar que vivem em um mundo real, quando, na verdade, estão aprisionados em um programa de computador apenas produzindo energia.

Uma das cenas mais icônicas da produção cinematográfica é quando Neo desvia de balas, mostrando efeitos especiais inovadores no contexto em que o longa-metragem foi produzido. A sequência clássica mostra ele desviando das balas enquanto tudo que está ao seu redor parece ficar paralisado, efeito realizado com várias câmeras que filmaram o momento de diferentes ângulos. Essa cena criativa e inovadora certamente é um dos momentos mais marcantes da história do cinema.

3. Rose e Jack em momento romântico na área externa do navio, em Titanic (1997)

Titanic
Cartaz original do filme Titanic. | Foto: Reprodução/AdoroCinema.

O romance protagonizado pelos atores Leonardo DiCaprio e Kate Winslet narra a história de amor de Jack Dawson, jovem aventureiro e humilde, e Rose DeWitt Bukater, moça de família rica que está noiva, mas que não deseja se casar. Na história ambientada no luxuoso navio Titanic, Rose precisava se casar com Caledon Hockley (Billy Zane), principalmente porque sua família estava falida. Infeliz com a própria vida, ela resolveu se atirar do navio, mas foi impedida por Jack. Com o tempo, eles se conheceram, passaram a conviver mais e se apaixonaram perdidamente.

A obra cinematográfica, destaque em efeitos especiais, sonoros, figurinos e fotografia, possui inúmeros momentos icônicos e memoráveis. A cena mais famosa ocorre quando Jack e Rose estão na parte externa do navio e a jovem abre os braços, ao som de My Heart Will Go On, de Celine Dion, com um pôr do sol deslumbrante no pano de fundo. O momento romântico é, com certeza, um dos mais marcantes do cinema. 

4. A transformação de Nina na apresentação final, em Cisne Negro (2010)

cinema
Cartaz original do filme Cisne Negro. | Foto: Reprodução/AdoroCinema.

O filme estrelado por Natalie Portman conta a história de Nina (Portman), uma jovem bailarina que é escolhida para protagonizar o balé “O lago dos cisnes”. A dedicação em excesso e a busca obsessiva pela perfeição começam a afetar a saúde mental de Nina, que começa a ter uma certa fixação por Lily (Mila Kunis), bailarina que trabalha no mesmo local que ela. Nos ensaios para a apresentação, muitos acreditavam na capacidade da protagonista em interpretar o Cisne Branco, mas questionavam se ela conseguiria realizar com perfeição o Cisne Negro.

A narrativa mostra o processo de transformação que Nina sofre em meio à tanta pressão e violência psicológica. A cena mais famosa do filme ocorre quando Nina se apresenta e se transforma no Cisne Negro, em um momento marcante na história do cinema e com uma atuação impecável de Natalie Portman. 

5. A famosa fala de V a Sr. Creedy, em V de Vingança (2006)

destaques do cinema
Cartaz do filme V de Vingança. | Foto: Reprodução/Rogerebert.

O filme distópico retrata uma sociedade oprimida por um governo autoritário, controlador e manipulador que vigia, pune e garante o silêncio de todos por meio do medo. Nesse cenário de liberdades e direitos privados, a violência atua como um meio para garantir a “ordem”, mesmo que isso signifique não poder falar nem ser escutado. Assim, V (Hugo Weaving), um homem mascarado misterioso, busca transformar essa realidade, lutando contra a opressão e defendendo a liberdade e a justiça.

Uma das cenas mais inesquecíveis do filme ocorre quando, em uma das lutas presente na sequência final do filme, o protagonista afirma a Sr. Creedy (Tim Pigott-Smith): “Por baixo desta máscara há mais do que carne. Atrás dessa máscara há uma ideia. E ideias são à prova de bala”. A frase icônica ficou muito famosa e, sem dúvidas, contribuiu para que esse fosse um dos momentos mais memoráveis da história do cinema. 

__________________________
Por Camille Magri Garabosky- Fala! Cásper

Tags mais acessadas