Nova Orleans: confira 5 curiosidades sobre a cidade dos EUA
Menu & Busca
Nova Orleans: confira 5 curiosidades sobre a cidade dos EUA

Nova Orleans: confira 5 curiosidades sobre a cidade dos EUA

Home > Lifestyle > Viagens > Nova Orleans: confira 5 curiosidades sobre a cidade dos EUA

A cidade de Nova Orleans, localizada no estado de Luisiana, nos Estados Unidos, tem um estilo único e é muito diferente das outras cidades norte-americanas. Fundada por exploradores franceses, Nova Orleans possui uma cultura mística e fascinante conhecida no mundo inteiro, que conta com festas e máscaras brilhantes, comidas típicas locais e muito jazz. 

A cidade tem seus aspectos famosos, como, por exemplo, o Mardi Gras – um dos eventos mais famosos do mundo, com clima carnavalesco e máscaras coloridas. Nova Orleans também é o famoso berço do jazz, e revelou grandes nomes como Louis Armstrong. Por outro lado, a cidade esconde outras curiosidades pouco conhecidas pelo resto do mundo. Conheça, agora, algumas dessas curiosidades sobre essa cidade peculiar!

Nova Orleans
Confira 5 curiosidades sobre a cidade dos EUA. | Foto: Thinkstock.

5 curiosidades sobre Nova Orleans

1 – Os cemitérios são especiais

Em Nova Orleans, os cemitérios se parecem com cidades. Como a cidade está localizada em uma área pantanosa, é quase impossível fazer escavações profundas para enterrar os mortos. Assim, a solução encontrada foi enterrar os mortos acima da terra. Tumbas e mausoléus riquíssimos em detalhes foram construídos, e os cemitérios de Nova Orleans são cidades dos mortos.

Os cemitérios são referências de história, de arquitetura e de design urbano e trazem uma cultura própria, resultado de um espelhamento da herança cultural. Os cemitérios também são famosos porque serviram de set para muitos filmes de Hollywood, como Entrevista com Vampiro. O maior da cidade é o Cemitério de St. Louis nº 1, que abriga túmulos de diversas celebridades. Até Nicolas Cage já comprou um túmulo no cemitério. Diversas empresas de turismo oferecem tour pelos cemitérios famosos da cidade. 

2 – É o berço do Vodu

O misterioso e, muitas vezes, distorcido mundo do vodu está muito ligado à cidade de Nova Orleans. O Louisiana Voodoo tem origem no Vodun da África Ocidental, uma religião antiga localizada no Benin, na Gana e na Nigéria. Os escravos trazidos para o sul dos Estados Unidos trouxeram junto essa religião, que se fundiu com o catolicismo local e gerou um conjunto de crenças e tradições que são praticados até hoje.

Ao contrário do estereótipo ligado ao vodu, com bonecos que trazem dor aos inimigos, ele, na realidade, traz práticas saudáveis aos seus seguidores. Atualmente, o vodu é praticado de maneira particular e busca conectar as pessoas com a natureza e os espíritos que influenciam a vida diária. Com orações, rituais, leituras, canções e danças, as pessoas procuram curar doenças e melhorar suas vidas.

3 – Nova Orleans é a cidade mais assombrada dos EUA

Nova Orleans foi eleita a cidade mais assombrada dos Estados Unidos. Com cemitérios famosos, vodu e ligações com o ocultismo, a cidade tem uma reputação ligada a acontecimentos sobrenaturais. Existem diversas histórias que correm pela cidade – torturas e assassinatos de escravos, massacre sangrento em uma mansão, fantasma infantil em um hotel, almas que habitam um luxuoso restaurante e muitas outras.

Para contribuir com a fama de Nova Orleans, vários moradores já afirmaram ter visto acontecimentos mal-assombrados na cidade. O turismo também explora esse lado da cidade e é possível fazer tour guiado pelos pontos mais assustadores e assombrados da cidade. 

4 – Incidente com a máfia 

É difícil encontrar alguém que pense de primeira em Nova Orleans quando falamos de máfia. O que pouca gente sabe é que a cidade tem um histórico com máfias, e foi o primeiro lugar nos Estados Unidos a registrar um incidente sério de máfia. Em 1890, uma guerra foi travada entre grupos rivais de imigrantes italianos que trabalhavam nas docas de Nova Orleans, por conta do controle da importação de frutas na região. 

O chefe de polícia David Hennessy tentou pôr fim a essa violência, mas foi assassinado a tiros no caminho de volta para casa. Muitas testemunhas foram ameaçadas e subornadas, e só então pode-se perceber o quão firme a organização já estava na cidade. A absolvição dos suspeitos gerou uma forte indignação nos moradores, que lincharam 11 desses suspeitos. Esse episódio foi um dos maiores linchamentos em massa da história norte-americana.

5 – Catedral em funcionamento mais antiga dos EUA

A Catedral de St. Louis é a mais antiga em atividade contínua nos Estados Unidos, e é uma das construções mais icônicas do Bairro Francês. A catedral é um local de culto desde 1720. Ela passou do domínio francês para o controle espanhol, e em 1788 a catedral sofreu um incêndio devastador. Ela foi reconstruída em 1794. Depois, ela resistiu a uma série de tempestades, incluindo o furacão Katrina em 2005.

Além de causas naturais, a Catedral de St. Louis também sofreu com ataques humanos. Algumas horas depois da missa de domingo em 1909, um bombardeio a atingiu, assustando uma família que estava reunida para um batismo e estilhaçando os vitrais. Até hoje, não se sabe quem plantou a bomba de dinamite bruta no loft do coro da catedral de Nova Orleans. 

_____________________________
Por Clarisse Claro – Fala! UFSC

Tags mais acessadas