'Scooby-Doo': confira todas as versões da franquia
Menu & Busca
‘Scooby-Doo’: confira todas as versões da franquia

‘Scooby-Doo’: confira todas as versões da franquia

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Scooby-Doo’: confira todas as versões da franquia

Scooby-Doo é uma franquia de mídia, criada por Jae Rudy e Ken Spears, produzida pela Hanna-Barbera e transmitida pelo Cartoon Network. Assim, conta a história de um Dogue Alemão chamado Scooby-Doo, que, juntamente com seus quatro amigos metidos a detetives – Fred, Velma, Daphne e Salsinha – investigam casos misteriosos, envolvendo monstros, fantasmas e zumbis, em locais abandonados e mal-assombrados, os quais, ao fim, não passavam de vilões humanos aterrorizando para obter algum objetivo, tudo isso dentro de uma van chamada “máquina mistério”.

A franquia, até o momento, tem mais de dez versões. Conheça-as aqui!

Imagem: Google 

Versões de Scooby-Doo

A primeira versão chama-se Scooby-Doo, cadê você?, estreando em 1969 e terminando em 1971, com duas temporadas com a mesma premissa dita acima. Foi um grande sucesso e, a partir disso, diversos conteúdos foram feitos ao longo dos anos. A segunda versão do desenho se chamava Os novos filmes do Scooby-Doo, contando também com duas temporadas, de 1972-1974, seguindo com os mesmo mistérios da primeira versão, só que com ajuda de celebridades ou outros personagens animados, que quando possível, emprestavam suas próprias vozes para os episódios animados que duravam uma hora.

De 1976 a 1978, a terceira versão da franquia tinha o nome O show do Scooby-Doo, com mais três temporadas de programa, voltando ao formato de meia hora de episódio e com a mesma fórmula da primeira versão. Já na quarta versão, somos apresentados ao sobrinho de Scooby-Doo, um personagem menor, mais corajoso e tagarela, chamado Scooby-Loo, que entra para a turma a fim de também resolver os mistérios, em Scooby-Doo e Scooby-Loo, transmitindo apenas uma temporada em 1979. 

Scooby-Doo série
Versões mais antigas de Scooby-Doo. | Foto: Google.

Com o grande sucesso do novo personagem da trama, os produtores tomaram impulso para fazer uma segunda temporada de Scooby-Doo e Scooby- Loo, colocando mais comédia nos episódios, durando de 1980 a 1982, tornando-se a quinta versão do show. A sexta versão se chama O novo show do Scooby- Doo e do Scooby-Loo, adaptação que combina elementos da história original, mas sem a presença de Fred e Velma (que apenas aparecem em alguns episódios), com isso, Scooby e seu sobrinho com Salsicha e Daphne resolvem mistérios, mas, dessa vez, nos holofotes de repórteres que fazem cobertura para uma revista teen, durando de 1983 e 1984.

Já a sétima versão de Scooby-Doo chamava-se Os 13 fantasmas do Scooby-Doo, uma minissérie de treze episódios, cada um com um mistério de fantasmas diferentes, em 1985. A oitava adaptação é uma releitura da versão original em uma versão infantil, na qual os mesmos personagens são crianças, resolvendo mistérios de vilões fantasiados de monstros, mas, ao invés da “máquina mistério”, a base deles era uma casa da árvore. Fazendo um grande sucesso, com quatro temporadas, de 1988-1991.    

animação
Animação Scooby-Doo. | Foto: Google.

Adaptações mais recentes

Em 2002, a versão com maior sucesso da franquia teve início. Chamada O que há de novo Scooby-Doo?, a nona versão, caracterizada por trazer novamente o mesmo formato da primeira versão, os mistérios, “maquina mistério” e monstros que, na verdade, são vilões humanos com planos mirabolantes. A diferença de uma versão para a outra é a presença da tecnologia, é notório, os personagens usam um laptop e antenas que auxiliam na resolução dos mistérios, essa que durou até 2005, contendo três temporadas.

A décima versão teve seu lançamento em 2006, com o nome Salsicha e Scooby atrás das pistas, sob um design mais moderno, trazendo a história do tio de Salsinha, o tio rico Albert Shaggleford, que após seu desaparecimento, deixa Salsicha como seu único herdeiro, usando a herança para melhorar a “maquina mistério”, que agora pode se transformar em diversos outros carros e, com a ajuda do robô Robi, eles investigam o sumiço do tio, terminando em 2008.     

Scooby-Doo Mistério S\A estreou em 2010, como a décima primeira versão, com a premissa de outras versões, os cinco amigos resolvendo mistérios sobre monstros e fantasmas, mas, dessa vez, o cenário é uma cidade conhecida como “lugar mais aterrorizado da terra”, chegando ao fim em 2013, com duas temporadas. Já a décima segunda, estreou em 2015 e, na tentativa de viajarem de férias, após o fim do colégio, na máquina mistério, os protagonistas desistem depois de mistérios atrapalharem os planos deles.

Até então, a décima terceira versão de Scooby-Doo é a última que volta com o enredo da segunda versão, Os novos filmes do Scooby-Doo, que além das tramas dos mistérios, conta com a presença de celebridades e personagens do momento, chamada Scooby-Doo e convidados, com a primeira temporada em 2019 e a segunda em 2020.

desenhos
Desenhos Scooby-Doo. | Foto: Google.

Live-action

Vale lembrar que Scooby-Doo não fez só sucesso como desenho animado, mas também como live-action. O primeiro filme, chamado Scooby-Doo, o filme, contando no elenco com Freddie Prinze Jr como Fred, Sarah Michele Geller como Daphne, Linda Cardellini como Velma, Mattew Lillard como Salsicha e com a dublagem de Neil Fanning como Scooby, todo feito no computador. Lançado em 2002, conta a história do grupo, que vai atrás de resolver um mistério em um parque de diversões de terror. Com o mesmo elenco, em 2004, estreou Scooby-Doo 2: Monstros á solta, dessa vez os personagens precisam derrotar um vilão misterioso que utiliza uma máquina que cria monstros, muitos desses conhecidos das animações.

Em 2009, com um elenco totalmente novo, é lançado Scooby-Doo – O Mistério Começa, com Robbie Amell como Fred, Kate Melton como Daphne, Hayley Kiyoko como Velma, Nick Palatas como Salsicha e com a dublagem de Frank Welker como Scooby-Doo, contando com os cinco amigos desvendando um mistério que ronda um colégio. Já em 2010, mais uma vez com esse elenco, chegou quarto filme, Scooby-Doo e a maldição do monstro do lago, que como já diz no título, os personagens se aventuram em busca de resolver um mistério de um monstro do lago.

Scooby-Doo live-action
Filmes em live-action da franquia. | Foto: Google.

____________________________
Por Mariana De Siervi – Fala! UFBA

Tags mais acessadas