Hanna-Barbera, cadê você? Saiba mais sobre o retorno do estúdio
Hanna-Barbera, cadê você? Saiba mais sobre o retorno do estúdio

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Hanna-Barbera, cadê você? Saiba mais sobre o retorno do estúdio

Criador de desenhos que marcaram uma época e uma geração inteira, o estúdio Hanna-Barbera volta a ser destaque no filme da Warner Bros.

Fundado em 7 de julho de 1957, o estúdio Hanna-Barbera fez história no mundo dos desenhos animados. Além de inovar ao levar animações para fora das telas de cinema, criou milhares de personagens que marcaram uma geração inteira e que são lembrados até os dias de hoje.

A junção dos nomes dos fundadores, William Hanna e Joseph Barbera, acabou por nomear o estúdio. Os animadores trabalharam juntos por 50 anos e seus programas de televisão, feitos pela companhia, ganharam ao todo 8 Emmys e uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood no ano de 1976.

Estúdio Hanna-Barbera

O estúdio é um dos principais moldadores do imaginário cultural do século 20. Enquanto outras companhias, como The Walt Disney Company e Warner Bros. Entretainement, focavam em filmes animados voltados para o cinema, a Hanna-Barbera utilizou uma vertente que nascia nos anos 50 para conseguir moldar esse imaginário, que era os desenhos animados voltados para a televisão.

A Warner Bros., que tem os direitos sobre a companhia desde 1996, acabou por extinguir as produções da Hanna-Barbera, deixando que existisse somente o nome para o licenciamento dos produtos relacionados aos desenhos clássicos.

Entre as suas produções, podemos destacar as mais famosas como Os Flintstones, Zé Colmeia, Jonny Quest, Corrida Maluca e Scooby-Doo, cadê você?. Todas essas animações têm algo em comum: farão parte do novo universo que a Warner Bros. pretende criar.

desenhos Hanna-Barbera
Principais desenhos do estúdio Hanna-Barbera. | Foto: Reprodução.

A famosa Teoria da Pixar está para ser deixada de lado por um universo totalmente concreto. No novo filme Scooby! – O filme, além de reviver as aventuras e contar a origem da Mistérios S/A, há participações bem implícitas de personagens de outros desenhos da Hanna-Barbera. Tal fato acontece porque realmente existe esse interesse de criar mais filmes revivendo as histórias dos antigos desenhos e interligando os mesmos, para parecer uma única história.

Universo de Hanna-Barbera e atividades da Warner Bros.

Criar esse universo acaba sendo uma forma de juntar tanto a geração que cresceu assistindo aos desenhos do estúdio, como a atual geração, onde muitas pessoas acabam por não conhecer as histórias dos personagens, conhecendo somente nome e imagem.

A atual companhia sempre aproveitou os desenhos que têm mais destaque, tornando-se, inclusive, favoritos para se fazer filmes versões live-action. A prova concreta disso é do Scooby-Doo e sua turma, que ganhou filmes e séries produzidas e melhoradas pela Warner. Contudo, com essa nova proposta da companhia, personagens como Capitão Caverna e Dick Vigarista, começarão a ganhar destaque nos filmes e a atenção do público.

Um dos fatores para a Warner querer criar esse universo se dá pelo fato de que os personagens da Hanna-Barbera são personagens cativantes. Por serem desenhos animados, que passam quase todos os dias na televisão, os personagens acabam sendo bem mais desenvolvidos do que personagens de longas-metragens. Assim, os telespectadores conhecem mais sobre tal personagem, como passa a se identificar com ele.

Isso só foi possível por serem desenhos de televisão, tornando-se isso o ponto positivo de levar as animações para grade horária televisiva. Porém, fazer essa inovação também teve seu lado negativo, uma vez que o tempo de produção entre uma animação que ia para TV era curto, enquanto as animações de cinema tinham um tempo maior. Logo, a qualidade dos desenhos nem sempre foram das melhores, o que fez com que a Hanna- Barbera ficasse conhecida como “rádio ilustrado”, pois tiveram que dar mais ênfase nos diálogos para que as produções não fossem um fracasso por causa da qualidade.

Entre o passado e o futuro, os personagens que sempre foram lembrados, prometem retornar em grande estilo. O novo filme da Warner, que era para ser lançado nos cinemas, está disponível em alguns streamings. É o ponto inicial de uma nova franquia que pretende surpreender a todos.

Por Sofia Luppi Palacine – Fala! PUC