Reeducação Alimentar: Saiba como emagrecer rápido e saudável
Menu & Busca
Reeducação Alimentar: Saiba como emagrecer rápido e saudável

Reeducação Alimentar: Saiba como emagrecer rápido e saudável

Home > Lifestyle > Saúde > Reeducação Alimentar: Saiba como emagrecer rápido e saudável

Para quem deseja emagrecer rápido e de forma saudável, a reeducação alimentar pode ser a saída. Essa mudança na alimentação, no entanto, não é suficiente para garantir o corpo desejado, então, exercícios físicos são indicados para potencializar os resultados.

Para quem deseja emagrecer rápido e saudável, a reeducação alimentar pode ser a solução.
Para quem deseja emagrecer rápido e saudável, a reeducação alimentar pode ser a solução. | Foto: Reprodução.

Essa dieta é diferente de todas as outras, pois ao invés de restringir sua alimentação, ela te ensina a combinar alimentos e ingeri-los da melhor maneira possível.

Dito isso, saiba como emagrecer rápido e de maneira saudável com a reeducação alimentar, um dos melhores métodos para perder peso.

Saiba tudo sobre a reeducação alimentar para emagrecer rápido e saudável

A reeducação alimentar é muito mais que uma dieta, mas, sim, uma mudança de hábito alimentar que visa a manutenção de sua saúde, sendo o emagrecimento uma consequência dessas mudanças. Além disso, não há restrição de alimentos, mas uma alteração em sua rotina alimentar.

O processo de reeducação alimentar necessita de orientação médica, pois apenas ela poderá lhe orientar nesse processo, que é gradual, em que a alimentação anterior deve ser considerada. Além disso, um profissional poderá lhe indicar quantos quilos devem ser eliminados ou, em alguns casos, adquiridos.

Essa avaliação é feita por meio do Índice de Massa Corporal (IMC), que indica se seu peso é ideal para sua altura. Esse cálculo pode ser feito em casa, mas apenas um profissional saberá lhe indicar uma alimentação saudável para manter, diminuir ou aumentar seu peso. Para calcular seu IMC, o peso do paciente deve ser dividido pela sua altura elevada ao quadrado.

Princípios da reeducação alimentar

Realizar uma reeducação alimentar não é para ingerir determinados alimentos ou restringir suas refeições, mas organizar sua rotina alimentar para que em cada refeição você ingira a porção correta de nutrientes e de calorias. Essas mudanças podem ser difíceis a princípio, contudo, com orientação e tempo, todo o processo fica mais fácil.

Além disso, a reeducação alimentar não foca apenas no emagrecimento, colocando a saúde em primeiro lugar. Estudos indicam que indivíduos que possuem uma alimentação rica em nutrientes possuem chances menores de desenvolver doenças cardíacas, respiratórias e mentais.

Essa mudança de hábitos é feita de maneira gradual, mas alguns passos são realizados durante toda a mudança e são tão importantes quanto o novo cardápio.

1º Passo: Beber 2L de água por dia

A hidratação é fundamental para quem deseja emagrecer rápido e de maneira saudável, pois a água é responsável por limpar as toxinas do organismo. Além disso, essa bebida não possui calorias e mantém a sensação de saciedade por mais tempo, ou seja, você se sente “alimentado” por mais tempo.

O ideal é ingerir 2L de água por dia, no entanto, há especialistas que afirmam que o ideal é beber um litro para cada 23kg em seu corpo. Para aqueles que possuem dificuldade em ingerir essa quantidade de água por dia, é recomendado colocar um pouco de limão ou gengibre na bebida, para que seja mais atrativo.

Além da água, a ingestão de líquidos é importante, então não se prenda apenas a essa bebida, ingira chás e sucos, sem adição de açúcar, que também ajudam no processo de hidratação.

2º Passo: Comer de 3 em 3 horas

Nós realizamos três refeições principais ao longo do dia: o café da manhã, o almoço e a janta. O organismo, contudo, necessita de mais que três refeições, pois, assim, mantemos o nível de glicose estável, além de manter a saciedade por mais tempo.

Para se alimentar a cada 3 horas é preciso consumir uma quantidade específica nas refeições, que são organizadas da seguinte maneira: café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Além disso, nas refeições que antecedem as principais, são indicados alimentos mais leves e em porções bem reduzidas, como amêndoas, castanhas, iogurte, entre outros.

Um nutricionista poderá orientar quais alimentos podem se encaixar nessas refeições e a porção ideal para cada um deles, para que você consiga emagrecer rápido e de forma saudável.

3º Passo: Reeducar o paladar

Esse processo de reeducação do paladar é feito quase que 100% com um nutricionista, pois será a mudança dos alimentos e porções ingeridas no seu dia a dia. Contudo, é possível adiantar que nesse processo é necessário diminuir a ingestão de alimentos processados. Esses alimentos são ricos em sódio, gorduras trans e saturadas e são prejudiciais à saúde se ingeridos em excesso.

Outro ponto é aprender a adicionar alguns alimentos e ingredientes a suas refeições, pois se são ricos em vitaminas e nutrientes, precisam ser consumidos. Por isso, aconselha-se que essa pessoa experimente esse alimento mais de uma vez e preparado de maneiras distintas.

Caso não goste definitivamente daquele alimento ou ingrediente, substitua-o por um semelhante, que seja rico nas mesmas vitaminas e nutrientes.

Outras dicas para quem está iniciando essa mudança

Além desses três passos fundamentais, existem outras dicas e recomendações para quem está no processo de reeducação alimentar e deseja emagrecer rápido e de maneira saudável.

  • Dê prioridade a alimentos in natura ou minimamente processados;
  • Reduza a quantidade de óleos, gorduras, sal e açúcar em suas refeições;
  • Limite o consumo de alimentos processados;
  • Evite alimentos ultraprocessados, com ingredientes desconhecidos;
  • Coma regularmente e com atenção;
  • Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos naturais;
  • Prepare suas refeições, um garantido que será utilizado e como será feita a comida;
  • Planeje sua alimentação e organize seu dia para que todas as refeições sejam realizadas;
  • Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora;
  • Procure um especialista para lhe auxiliar com refeições saudáveis e uma rotina de exercícios.

Para aqueles que desejam perder peso em pouco tempo e mantendo a saúde, mas não se identificam com a reeducação alimentar, confira as dietas para emagrecer rápido e de forma saudável.

_________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas