As melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável; Confira
Menu & Busca
As melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável; Confira

As melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável; Confira

Home > Lifestyle > Saúde > As melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável; Confira

As dietas são uma das melhores formas de emagrecer rápido e de maneira saudável, no entanto, esse meio nem sempre preza por sua saúde. Por isso, quando for escolher qual regime fará, confira quais alimentos serão ingeridos e se terá muitas privações.

As melhores dietas para emagrecer rápido e saudável são aquelas fáceis de se fazer.
As melhores dietas para emagrecer rápido e saudável são aquelas fáceis de se fazer. | Foto: Freepik.

Pensando nisso, separamos as melhores dietas para quem deseja emagrecer rápido, porém, de forma saudável.

5 Dietas para emagrecer rápido e de forma saudável

As melhores dietas são aquelas que, além de garantirem a perda de peso, cuidam de sua saúde. Para escolher um regime que reduza medidas e cuide de seu organismo, é necessário conferir se ele é muito privativo, ou seja, se há a proibição de muitos alimentos.

Outro ponto, são dietas ricas em gordura animal ou vegetal, pois mesmo existindo gorduras boas, em excesso elas podem prejudicar nosso corpo. Além disso, é necessário conhecer o seu Índice de Massa Corporal (IMC), pois é por meio dele que você saberá o quanto deve emagrecer. Para calcular basta clicar no link e adicione suas informações na calculadora.

Seguir essas pequenas dicas no momento de escolher uma dieta garante que o processo de emagrecimento seja rápido e saudável.

Dieta do Metabolismo Rápido

Um dos maiores problemas na hora de perder peso é o metabolismo lento, pois mesmo dietas restritivas e exercícios físicos não resultam na perda de peso e ainda causam problemas em nossa saúde. Por isso, a Dieta do Metabolismo Rápido, como o próprio nome indica, acelera as funções do seu corpo para que as calorias ingeridas sejam gastas.

Para que dê certo, no entanto, é necessário seguir à risca as indicações dessa dieta, que são realizar cinco refeições por dia, comer 30 minutos, no máximo, depois de acordar, beber água e consumir apenas os alimentos sugeridos. A dieta é dividida em três fases e em cada há alimentos que podem ou não ser consumidos. Além disso, exercícios físicos são ideais para emagrecer rápido e de maneira saudável.

  • 1ª fase da Dieta do Metabolismo Rápido – Relaxar as glândulas suprarrenais: Nesta primeira etapa da dieta é necessário diminuir a quantidade de cortisol no organismo e, para isso, é preciso aumentar a ingestão de carboidratos. Essa fase dura dois dias e é preciso ingerir os seguintes alimentos: verduras e legumes à vontade, com exceção da cenoura e da batata-doce, que devem ser consumidas moderadamente; de três a quatro porções de frutas por dia; proteína animal, mas em quantidades moderadas ao longo do dia; proteína vegetal, em porções moderadas; grãos e amidos, como arroz integral e tapioca.

É necessário evitar todos os tipos de gordura nessa fase, até mesmo as consideradas boas. Outra indicação são os exercícios aeróbicos, pelo menos uma vez por dia.

  • 2ª fase da Dieta do Metabolismo Rápido – Destravar a gordura armazenada: Essa é a etapa mais restritiva de toda a dieta, contudo, ela ajuda com os resultados rápidos e ainda garante que seja algo saudável. O objetivo é queimar toda gordura excedente do corpo com um cardápio com baixo índice glicêmico. Os alimentos permitidos são verduras e legumes à vontade; frutas à vontade, com exceção do limão-taiti e siciliano; proteína animal em porções controladas.

Nessa etapa a proteína vegetal, os grãos e amidos e gorduras estão proibidos. Além disso, os exercícios indicados são aqueles com levantamento de pesos, como a musculação.

  • 3ª fase da Dieta do Metabolismo Rápido – Queimar o estoque de gordura: Nessa fase, alimentos com gorduras boas são permitidos e a gordura corporal se tornará apenas combustível para seu organismo. Essa etapa dura três dias, tem o índice glicêmico médio e os alimentos permitidos são as verduras e legumes; frutas; proteína animal; grãos e amidos; proteína vegetal; gorduras boas, como abacate, azeitona, azeite, entre outros.

É indicado durante esses três dias a realização de exercícios físicos relaxantes, como yoga, pilates, meditação, entre outras modalidades.

Dieta do Mediterrâneo

Baseada na alimentação mediterrânea (região do Mar Mediterrâneo, que banha a Grécia, Itália, sul da Espanha e da França), a Dieta do Mediterrâneo é rica em frutos do mar, gorduras boas, grãos, cereais e oleaginosas. Ela é conhecida por ser uma dieta saudável e que foca pouco no processo de emagrecer rápido. Se feita de maneira correta e seguida por exercícios, no entanto, ela é capaz de reduzir medidas e ajudar com a perda de peso.

Uma das dietas para emagrecer rápido e saudável é a do Mediterrâneo.
Uma das dietas para emagrecer rápido e saudável é a do Mediterrâneo. | Foto: Reprodução.

Os alimentos que devem ser consumidos são as verduras e legumes, como couve-de-bruxelas, couve-flor, cenoura, brócolis, entre outros; frutas, como uvas, maçãs, bananas, laranjas, pera e morangos; oleaginosas, como as amêndoas nozes, castanhas, macadâmias; cereais integrais; azeite; aves, peixes e frutos do mar; derivados do leite, ervas e temperos; café e chá (sem adição de açúcares); vinho.

Assim como outras dietas, é necessário combinar esse regime com uma série de exercícios para emagrecer rápido, mas de maneira saudável.

Jejum Intermitente

O Jejum Intermitente é uma dieta polêmica, pois muitos acreditam que não seja saudável sua prática. Profissionais, no entanto, discordam dessa afirmação e apontam para os benefícios à saúde dessa dieta, como a prevenção ao câncer e problemas cardíacos.

Para que essa dieta seja efetiva, ou seja, para que seja possível emagrecer rápido e de forma saudável, é necessário seguir as dicas e introduzir exercícios à sua rotina. Não é recomendado que o tempo de jejum exceda ao recomendado, que é cerca de 16 horas e, caso deseje ficar mais tempo, é necessário consultar um médico.

Durante o jejum, que pode ser de, no mínimo, 12 horas e, no máximo, 24 horas, está proibido o consumo de alimentos, sendo permitido apenas água, café e chá sem adição de açúcares. Após o período sem comer, é necessário se alimentar com proteínas com pouca gordura, tubérculos, legumes e verduras e frutas. Se possível, evite carboidratos e cereais refinados.

Dieta Dukan

A Dieta Dukan foi criada por Pierre Dukan e é, até hoje, considerada uma das melhores no mercado. O seu objetivo é reduzir o consumo de carboidratos de nossa alimentação, porém, sem cortá-los por completo e introduzindo substitutos.

Dividida em quatro etapas, ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização, ela promete um emagrecimento de até 5kg na primeira semana. Cada fase permite um tipo de alimento em quantidades reduzidas.

  • 1ª fase da Dieta Dukan – Ataque: Nessa etapa, que dura cerca de 7 dias, são permitidos 66 tipos de alimentos ricos em proteína. Além disso, recomenda-se a ingestão de uma colher e meia de farelo de aveia por dia. Os alimentos permitidos são as carnes magras, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage, entre outros.
  • 2ª fase da Dieta Dukan – Cruzeiro: Além das proteínas permitidas na fase anterior, é possível consumir mais 34 tipos de legumes e verduras, totalizando 100 alimentos permitidos para a ingestão durante os próximos 7 dias de dieta. Eles são os alimentos da primeira etapa e alguns legumes e verduras são adicionados, como o tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.
  • 3ª fase da Dieta Dukan – Consolidação: Nessa fase, é possível consumir os 100 alimentos permitidos anteriormente, além de pães integrais, queijos, frutas e alguns carboidratos. É durante a consolidação que é possível realizar as refeições de gala, uma refeição completa e sem restrições, que deve ser feita no máximo uma vez por dia. A fase dura 10 dias.
  • 4ª fase da Dieta Dukan – Estabilização: Durante essa fase a alimentação é livre, mas existem três regras a serem seguidas. Uma vez por semana ingerir apenas proteínas, é recomendado que isso ocorra nas quintas-feiras, comer 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e praticar 20 minutos de caminhada diária, com o abandono para sempre dos elevadores.

Reeducação Alimentar

A Reeducação Alimentar é uma das melhores dietas para emagrecer rápido e, principalmente, para se manter saudável. Ela não possui restrições e cortes consideráveis de calorias, contudo, reorganizar suas refeições, a quantidade ingerida e o que é ingerido pode ajudar a perder peso.

A reeducação alimentar é uma das melhores dietas para quem deseja emagrecer rápido e de forma saudável.
A reeducação alimentar é uma das melhores dietas para quem deseja emagrecer rápido e de forma saudável. | Foto: Reprodução.

Os 10 passos para a reeducação alimentar são:

  • Dê prioridade a alimentos in natura ou minimamente processados;
  • Reduza a quantidade de óleos, gorduras, sal e açúcar em suas refeições;
  • Limite o consumo de alimentos processados;
  • Evite alimentos ultraprocessados, com ingredientes desconhecidos;
  • Coma regularmente e com atenção;
  • Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos naturais;
  • Prepare suas refeições, um garantido que será utilizado e como será feita a comida;
  • Planeje sua alimentação e organize seu dia para que todas as refeições sejam realizadas;
  • Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora;
  • Procure um especialista para lhe auxiliar com refeições saudáveis e uma rotina de exercícios.

Para aqueles que desejam conhecer outras dietas para emagrecer rápido e de maneira saudável, confira as melhores dietas de 2020.

________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas