Recuperados da Covid-19 relatam problemas na visão, entenda
Recuperados da Covid-19 relatam problemas na visão, entenda

Home > Lifestyle > Saúde > Recuperados da Covid-19 relatam problemas na visão, entenda

Recentemente, a cantora paraibana Joelma, que testou positivo para o novo coronavírus em agosto, confessou em uma live para a revista Contigo que ficou com sequelas em sua visão, mesmo após a melhora da doença. “Afetou minha visão, minha mente e o pulmão”, lamentou a cantora. Além da artista, outros pacientes da Covid-19 também foram afetados com problemas na visão.

covid-19 sequelas
Saiba como o novo coronavírus pode afetar os olhos. | Foto: Unsplash.

Um estudo do Instituto da Visão e do Departamento de Oftalmologia da Unifesp, publicado em maio pela revista The Lancet, aponta que a Covid-19 afeta diferentes partes do corpo, além de causar alterações oftalmológicas associando doenças externas oculares, como a conjuntivite e outros problemas de visão.

Prevenção

Já é sabido que os olhos são uma porta de entrada para o novo coronavírus. O que reforça a proteção contra a doença, enquanto a vacina ainda não é disponibilizada, é o uso das máscaras faciais, ou face shields, lavar frequente e corretamente as mãos antes do contato com os olhos e evitar tocar no rosto, óculos e lentes oculares antes da higienização ser feita. Estes cuidados, bem como a limpeza dos acessórios que ficam perto da área oftálmica, reduzem o risco do contágio.

Outro problema de visão que está se alastrando na pandemia é o uso excessivo das telas de computadores e dispositivos móveis, que deixam o olho seco e irritado com mais facilidade. Para evitar esses casos, uma pausa deve ser feita para manter a lubrificação natural dos olhos, manter uma distância da tela para o rosto maior que 60cm e colírios e lágrimas artificiais devem ser usados com maior frequência.

Procure uma clínica oftalmológica

problemas na visão
A busca por um oftalmologista é essencial. | Foto: Unsplash.

Em casos mais sérios de problemas de visão, a procura por um oftalmologista é indiscutível. Uma das clínicas oftalmológicas mais bem avaliadas de São Paulo é a Oftovision, localizada na zona Sul da cidade e que trabalha com planos de saúde de livre escolha, com profissionais treinados e especializados em oftalmologia para a prestação de um serviço humanizado e de excelência. Saiba mais visitando o site e agendando uma consulta.

Por Niara Viana de Brito – Fala! PUC