Receita de peixe: influência cultural na alimentação
Menu & Busca
Receita de peixe: influência cultural na alimentação

Receita de peixe: influência cultural na alimentação

Home > Lifestyle > Saúde > Receita de peixe: influência cultural na alimentação

De acordo com a publicação “Índios do Brasil: alimentação e culinária“, da Fundação Joaquim Nabuco, os primeiros habitantes do país comiam, basicamente, mandioca, macaxeira ou aipim, milho, carne de caças, peixes, raízes, frutas silvestres, palmito, castanhas e algumas folhas. Era uma alimentação muito saudável, que até hoje influencia no cardápio de muitos brasileiros.

Receita de peixe: influência cultural na alimentação
A sardinha também é um tipo de peixe que era consumido pelos índios |
Foto: Jeremy Stewart@jeremystewart

Alguns dos peixes mais consumidos eram: pirarucus, carapebas, curimãs, tucunarés, comorins, cavalas, traíras, surubins, tambaquis, garoupas, agulhas, piranambus e jaús. Eram inúmeras espécies de água doce e salgada. Os que tinham couro ou pele eram chamados de “pirá” e os de escamas “cará”.

Os maiores eram preparados assados ou como ingredientes em moquecas. Os menores eram cozidos: o caldo que “sobrava” era utilizado para fazer pirão. O processo de espetar a carne e o peixe em varetas de madeira e colocá-los diretamente no fogo era bastante utilizado. Hoje, não é difícil preparar a sardinha de outras formas na sua própria casa, de uma maneira muito nutritiva.

Receita de sardinha assada

Para o preparo do peixe, você vai precisar de:

  • 1 kg de sardinha;
  • 1 cebola;
  • 1 dente de alho;
  • 1/2 colher de chá de pimenta do reino;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 xícara de chá de molho de tomate e cheiro verde a gosto.

Lembre-se de trocar o óleo por azeite e saiba qual é o modo de preparo abaixo, explicado por Norma Vieira, do blog Nossa Culinária.

Fazer o molho de tomate de forma caseira e natural será um grande diferencial na sua receita. Com menos sódio e menos calorias, é possível acrescentar sabor ao prato sem prejudicar o processo de emagrecimento ou a busca por uma alimentação com a menor quantidade possível de industrializados.

Os temperos utilizados pelos nativos, ainda de acordo com o mesmo estudo, eram basicamente o sal e a pimenta ou uma mistura dos dois. Alguns também apostavam no limão e nas ervas silvestres, opções que você também pode colocar no preparo da sardinha.

E claro, eles não tinham facilidade na obtenção dos ingredientes. O sal originava-se da evaporação da água do mar, no caso das tribos que habitavam a região litorânea. As salinas naturais (areias impregnadas de sal) também eram fontes. Ou, até mesmo, a partir da queima de madeira, de onde era retirado o sal das cinzas, bastante rico em potássio. 

Benefícios da sardinha

  • É um alimento rico em ômega-3;
  • apresenta bastante cálcio em sua composição;
  • a tabela nutricional é formada por uma quantidade considerável de proteína, macronutriente essencial em dietas para emagrecer ou ganhar massa muscular.

Não deixe de fazer a preparação em casa: uma receita muito leve para os dias de calor do verão!

Tags mais acessadas