Questões de Gênero, Arte e mito de Salomé: contribuição para discussões
Menu & Busca
Questões de Gênero, Arte e mito de Salomé: contribuição para discussões

Questões de Gênero, Arte e mito de Salomé: contribuição para discussões

Home > Entretenimento > Cultura > Questões de Gênero, Arte e mito de Salomé: contribuição para discussões

Envolvendo artes visuais e a literatura do final do século XIX, no chamado período Decadentista, a obra Intermidialidade e Questões de Gênero nas Representações de Salomé por Moreau e Huysmans, de Paola Sayuri, consegue se destacar dentro das atuais discussões que envolvem questões sociais de gênero dentro de diversos meios artísticos. Este próximo lançamento da TL224 Publicações permite rever o mito salomeico, narrado em duas versões pelos evangelistas São Mateus e São Marcos, para além das questões religiosas, dando voz para a jovem que dança em frente a Herodes e, como recompensa por realizar este desejo do rei, pede a cabeça de João Batista.

Inicialmente, não se sabia sequer o nome da misteriosa dançarina, o que só reitera a falta de importância que ela tinha como indivíduo particular, pois somente se reforçava sua vileza e sensualidade por meio da dança, caracterizando-a, posteriormente, como femme fatale. Sayuri, em seu texto, permite que a narrativa seja revisitada com outro olhar: demonstrando as diversas implicações que a retratação comum de Salomé tem na representação e visão de todo o feminino ao longo da história.

Ao utilizar principalmente o quadro Salomé Dançando em Frente a Herodes, de Gustave Moreau, e o romance Às Avessas, de Joris-Karl Huysmans, a autora possibilita ricas análises de transposições de diferentes meios artísticos para dar enfoque à visão acerca do feminino e das mulheres, especialmente no período do movimento Decadentista, no qual Moreau e Huysmans se inserem.

A autora Paola Sayuri Ishiyama Prado é licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e sempre buscou academicamente estar nos limites de intersecção entres as mais diversas artes, o que resultou em sua pesquisa monográfica que agora será publicada. Assim, atua na área docente desde 2019.

Questões de Gênero
Intermidialidade e Questões de Gênero nas Representações de Salomé por Moreau e Huysmans, de Paola Sayuri. | Foto: Reprodução.

Serviço – obra Intermidialidade e Questões de Gênero nas Representações de Salomé por Moreau e Huysmans

Título: Intermidialidade e Questões de Gênero nas Representações de Salomé por Moreau e Huysmans
Autor: Paola Sayuri Ishiyama Prado
ISBN: 978-65-87407-08-1
Edição: 1ª edição
Ano: 2021
Páginas: 115
Dimensão: 16×23
Informações para a Imprensa: Beatriz Guimarães (beatriz.guimaraes0706@gmail.com) / Ana Victória Canellas (anavcanellas@gmail.com)

_________________________
Por Jamilly Santos – Fala! Unicamp

Tags mais acessadas