Adaptações para o cinema: cinco livros que viraram animações
Menu & Busca
Adaptações para o cinema: cinco livros que viraram animações

Adaptações para o cinema: cinco livros que viraram animações

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Adaptações para o cinema: cinco livros que viraram animações

As animações sempre trazem para dentro do mercado cinematográfico muita magia, cores, música e cultura, o que muitas pessoas não sabem é que estas produções tão bem aceitas pelo público infantojuvenil – e até por pessoas mais velhas – são baseadas ou inspiradas em livros escritos muito antes da criação dos primeiros filmes.

É claro que para serem aceitas pelas novas gerações, as histórias precisam passar por uma série de readaptações que condizem com os valores da atualidade, afinal, muitas delas foram escritas com objetivos diferentes para os quais as utilizamos atualmente. Para que você conheça mais sobre essas histórias, trouxemos cinco livros que viraram animações.

animações
Livros que se tonaram animações. | Foto: Reprodução.

Livros que viraram animações

1- A Pequena Sereia (uma das animações de grande sucesso)

Um dos mais conhecidos clássicos dos Estúdios Disney, o filme conta a história da sereia Ariel, muito curiosa e fascinada pelo “mundo dos humanos”. Seu desejo por fazer parte desse mundo faz com a sereia se disponha a perder sua cauda, tornando-se humana, porém com uma condição, ela também perderá sua bela voz.

O conto original de Andersen não é certamente tão fantástico quanto a adaptação da Disney, apesar de contar com diversos elementos místicos que sempre encantaram crianças, o enredo direciona a protagonista a um final nada “feliz para sempre”. 

2- Castelo Animado

A adaptação do conto de Diana Wynne Jones, feita pelos Estudios Ghibli, traz muito da visão oriental sobre o enredo e lindas animações na técnica de anime. Apesar do nome e alguns personagens em comum, o filme se distancia um pouco da construção literária original.

Tudo começa quando Sophie, uma simples chapeleira, é enfeitiçada por uma bruxa e fica sem saída para seu problema. Entretanto, talvez haja esperança quando a chapeleira conhece Howl e seu castelo animado – que não se parece em nada com um castelo, um feiticeiro com a fama de devorar o coração de jovens moças. Howl, de fato, pode ajudar Sophie, mas o que ela não espera é que também pode ajudá-lo. 

3- Cinderela

A obra dos Irmãos Grimm recebeu muitas adaptações, mas nenhuma se compara à adaptação dos Estúdios Disney. Distanciando-se totalmente de elementos macabros da história original, a animação conta a história de Cinderela, uma pobre moça que sofre como serviçal nas mãos da madrasta e de suas meias-irmãs, que sentem inveja de sua beleza.

Após uma ajuda de sua fada madrinha e de seus adoráveis amigos ratos, Cinderela encanta o príncipe durante o baile real, mas, ao badalar da meia-noite, a menina precisa sair às pressas de lá, já que o feitiço da fada se quebrará e ela voltará a ser uma pobre serviçal. Contudo, um de seus sapatos é deixado no castelo e, com ele em mãos, o príncipe ordena que todas as moças o experimentem até que seja encontrada aquela por quem ele se apaixonou, ou seja, Cinderela.

4- O Pequeno Príncipe

A história do Pequeno Príncipe sempre foi uma das mais conhecidas por diversas gerações, dito isso, para os produtores da animação de 2015 foi um desafio trazer algo inovador sobre uma obra tão popular. Entretanto, eles conseguiram trazer uma adaptação incrível da história.

Tudo começa quando uma garotinha inteligente e sistemática conhece seu velho e um tanto maluco vizinho. O vizinho começa a contar a história de um jovem príncipe que ele conheceu no meio do deserto e todos os desafios necessários para que ele voltasse para o seu planeta e para sua Rosa. Depois de conhecer a história do principezinho, a garota começa a entender que sua vida não é apenas longas rotinas de estudo, e que ela precisa de muito mais do que isso para viver.

5- A Bela Adormecida (animação que nasceu do conto dos Irmãos Grimm)

Outro conto dos Irmãos Grimm com adaptação dos Estúdios Disney é a história de Aurora, uma princesa enfeitiçada em seu nascimento por Malévola, uma fada malvada. Com medo de que sua filha seja atormentada pela fada, o rei determina que ela seja criada por três boas e desastradas fadas até seu aniversário de 16 anos, quando a maldição seria concretizada, onde Aurora machucaria seu dedo em uma roca e adormeceria para sempre. Entretanto, um encontro inesperado da menina com seu amor verdadeiro pode salvá-la de seu trágico destino.

_____________________
Por Lívia dos Santos – Fala! Cásper

Tags mais acessadas