sexta-feira, 19 abril, 24
HomeCinema e SériesQuem é a atriz que mais recebeu estatuetas do Oscar na história?

Quem é a atriz que mais recebeu estatuetas do Oscar na história?

A estatueta do Oscar, mesmo medindo apenas 35 centímetros de altura, possui um enorme valor simbólico. A premiação é a mais importante do cinema mundial e conta com diversas atrizes, atores, diretores, roteiristas e outros responsáveis pelos longas-metragens.

Entre todos os atores e atrizes indicados ao prêmio, a pessoa que mais recebeu Oscars na história da cerimônia é uma mulher. Katharine Hepburn é quem leva o título de atriz que mais ganhou Oscars, somando quatro estatuetas. Você sabe quais filmes ela estrelou? Confira!

Katharine Hepburn: a maior estrela do cinema

Katharine Hepburn oscar
Katharine Hepburn nasceu em 1907 e é considerada, por muitos, a maior atriz da história do cinema. | Foto: Reprodução.

A atriz norte-americana iniciou sua carreira de atriz em 1928, aos 21 anos. Ela trabalhou por mais de 60 anos, e foi eleita pelo American Film Institute como a maior estrela feminina de todos os tempos. Ao longo de sua aclamada carreira, Katharine ganhou quatro Oscars e foi indicada ao prêmio 12 vezes.

Katharine trabalhou com diversos gêneros de filmes, desde comédias até dramas. Os primeiros anos de sua carreira renderam a ela um Oscar de Melhor Atriz, mas foi na segunda metade de sua vida que Hepburn alcançou grande sucesso, ganhando mais três Oscars.

Primeiro Oscar: Morning Glory

O primeiro Oscar recebido foi em 1934, como Melhor Atriz no filme Morning Glory, quando Katharine tinha 27 anos. O drama romântico é baseado em uma peça teatral e conta a história de Eva Lovelace, interpretada por Hepburn, garota ambiciosa do interior que sonha em se tornar uma atriz de teatro bem-sucedida. O filme estreou em 1933 nos Estados Unidos, tem duração de 74 minutos e é em preto e branco.

Segundo Oscar: Guess Who’s Coming to Dinner

O segundo Oscar recebido por Katharine Hepburn foi 34 anos após o primeiro, em 1968. O filme cômico-dramático retrata o retorno de Joanna Drayton, uma jovem branca estadunidense, para a casa de sua família com o seu noivo Dr. Prentice, um médico afro-americano. Katharine interpreta a mãe de Joanna, sendo uma das atrizes principais.

Dirigido por Stanley Kramer, o longa conta com outros nomes famosos no elenco, como Spencer Tracy e Sidney Poitier. Com estreia em 1967 e 108 minutos de imagens coloridas, o filme também ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Terceiro Oscar: The Lion in Winter

O terceiro Oscar foi recebido um ano depois do segundo. O filme mostra uma reunião entre o Rei Henrique II da Inglaterra, seus três filhos e a sua mulher, para decidir quem será o próximo rei. Katharine interpreta a Rainha Eleanor de Aquitânia.

O drama histórico estreou em 1968, com 134 minutos de duração. O filme britânico marcou a estreia do ator Anthony Hopkins nas telonas e também venceu outros dois Oscars, de Melhor Trilha Sonora e de Melhor Roteiro Adaptado, além de ter recebido outras quatro indicações.

Quarto Oscar: On Golden Pond

O último Oscar ganho por Katharine Hepburn foi quando a atriz tinha 75 anos, em 1982. O filme mostra, em 109 minutos, a relação entre Norman Thayer Jr. e sua esposa Ethel, interpretada por Katharine, e o filho do noivo de Chelsea, filha do casal.

O drama lançado em 1981 foi adaptado de uma peça de teatro de mesmo nome. No filme, o ator Henry Fonda interpreta o pai de Chelsea. Na vida real, o ator também é pai da atriz que interpreta Chelsea, Jane Fonda. O longa também levou o Oscar de Melhor Ator, por Henry Fonda, e de Melhor Roteiro Adaptado, além de ter tido outras sete indicações.

Outros prêmios e indicações

Além desses quatro Oscars recebidos, Katharine Hepburn recebeu outras oito indicações como Melhor Atriz entre 1936 e 1963. Também recebeu dois prêmios de Melhor Atriz no British Academy of Film and Television Arts, um prêmio de Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme no Emmy Awards, um prêmio na categoria Life Achievement Award no Screen Actors Guild Awards, um prêmio de Interpretação Feminina no Festival de Cannes e um prêmio Coppa Volpi de Melhor Atriz do Festival de Veneza.

Nunca apareceu para receber a estatueta

A atriz que mais recebeu Oscars na história nunca apareceu na premiação para pegar as suas estatuetas. Quando questionada sobre o porquê da sua ausência, a atriz disse que “prêmios não são nada. Meu prêmio é o meu trabalho”.

Mesmo não marcando presença na cerimônia, Katharine Hepburn fez história tanto no Oscar quanto no universo cinematográfico. O recorde dessa estrela do cinema, com certeza, será lembrado por muitas gerações que estão por vir.

__________________________
Por Clarisse Claro – Fala! UFSC