Oscar: Quem são os atores e atrizes que mais receberam o prêmio
Oscar: Quem são os atores e atrizes que mais receberam o prêmio

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Oscar: Quem são os atores e atrizes que mais receberam o prêmio

Katharine Hepburn (1907-2003) é a detentora do recorde tanto entre mulheres quanto homens quando o assunto é Oscar, em 12 indicações, levou quatro estatuetas para casa, todas como ‘Melhor Atriz’. Suas atuações em Morning Glory (1934), Guess Who’s Coming to Dinner (1968), The Lion in Winter (1969) e On Golden Pond (1982) foram as premiadas. Ingrid Bergman e Meryl Streep fecham o pódio com três prêmios cada uma.

Dentre os homens, há um empate triplo na primeira posição. Daniel Day-Lewis, Jack Nicholson e Walter Brennan têm três estatuetas, porém Day-Lewis é o único que venceu todos os prêmios como ‘Melhor Ator’, enquanto Nicholson e Brennan venceram, respectivamente, uma e três estatuetas de ‘Melhor Ator Coadjuvante’.

Oscar: atores e atrizes mais premiados

Katharine Hepburn

Katharine Hepburn. | Foto: Reprodução.

Hepburn teve uma longa carreira, foram 60 anos atuando em diversos gêneros, como comédia e drama. Começou atuando em teatros e, após bons feedbacks na Broadway, chamou a atenção de Hollywood. O início na sétima arte foi muito promissor, rendendo-a o seu primeiro Oscar em Morning Glory. Porém, os anos seguintes não foram tão positivos, inclusive, a atriz recebeu o apelido de “veneno de bilheteria”.

Sua carreira só voltou a melhorar após participar de produções de Shakespeare. Outros dois Oscars vieram mais tarde, em sequência, atuando em Coming to Dinner (1968) e The Lion in Winter (1969). Na década de 70, começou a aparecer em filmes de televisão, que se tornaram o foco de sua carreira mais tarde. Em 1982, ganhou o último prêmio, que a fez se isolar na liderança do ranking, seu último trabalho foi em This Can’t Be Love, filme televisivo de 1994. Morreu aos 96 anos em 2003.

Daniel Day-Lewis

oscar
Daniel Day-Lewis. | Foto: Reprodução.

Day-Lewis começou a ter destaque no National Youth Theatre, depois estudou por três anos na Bristol Old Vic Theatre School. Ficou conhecido por aplicar a técnica de atuação “O Método”, que consiste em o ator relacionar experiências pessoais similares às vividas pelo personagem, para assim incorporar os pensamentos e emoções necessárias para a cena. “O Método” ainda utiliza uma série de exercícios e práticas, incluindo a memória sentimental e a memória afetiva.

A partir da metade da década de 80, ganhou mais relevância e, em 1990, ganhou o primeiro Oscar de melhor ator no filme My Left Foot, de 1989. Ainda levou mais duas estatuetas pelas atuações em There Will Be Blood (2007) e Lincoln (2012). Seu último trabalho foi no filme Phantom Thread de 2017, que ainda lhe rendeu mais uma indicação ao prêmio.

Por Eduardo Fabrício Ferreira – Fala! ESPM-SP