Qual a relação entre a peste negra e a caça às bruxas?
Menu & Busca
Qual a relação entre a peste negra e a caça às bruxas?

Qual a relação entre a peste negra e a caça às bruxas?

Home > Notícias > Urbano > Qual a relação entre a peste negra e a caça às bruxas?

A peste bubônica, mais conhecida com peste negra por deixar manchas negras nas peles das pessoas, surgiu em 1347 e se estendeu até 1351. A peste chegou a levar entre 30% e 60% de vidas na Europa e surgiu na Ásia. Na época, os médicos achavam que ela era transmitida apenas pelo ar e não sabiam dizer de onde ela surgiu, por isso começaram a usar uma máscara com um bico, muito conhecida hoje em dia.

peste negra
Máscara usada pelos médicos. | Foto: Divulgação.

A doença era transmitida por ratos e pulgas, que se multiplicavam rapidamente na época devido à péssima condição sanitária em que as pessoas viviam. Segundo historiadores, a peste se originou na Ásia e foi trazida para a Europa pelas caravanas.

Mas o que a peste negra tem a ver com a caça às bruxas?

É simples: na Idade Média, as pessoas eram extremamente religiosas e supersticiosas. Associavam gatos pretos à bruxaria e tudo o que parecia anormal era enquadrado como oriundo de magia. A população acreditava que existiam mulheres com poderes malignos capazes de criar epidemias horríveis, como a peste negra. Porém, acreditar em bruxas era considerado heresia pela Igreja Católica.

No século XIV, houve um grande massacre de gatos pretos por conta da superstição. Logo, o número de roedores começou a aumentar rapidamente, auxiliando na proliferação da bactéria. Quanto maior o número de ratos, maior o número de pulgas, suas parasitas.

Já que os médicos não conseguiam achar uma explicação para o surgimento da doença e não conseguiam erradicá-la, colocaram a culpa na bruxaria. As mulheres eram acusadas de espalhar a peste durante a noite, passando gordura dada pelo diabo nas portas das casas. Acreditavam que elas eram mais suscetíveis ao demônio, estabelecendo pactos com ele. Várias foram caçadas e mortas como bruxas quando, na verdade, eram apenas mulheres normais como tantas outras.

Na realidade, eram, em sua maioria, camponesas pobres que atuavam como curandeiras, fazendo feitiços, simpatias e remédios naturais para sobreviverem. A caça e morte das bruxas perdurou até o século XVIII.

_______________________________
Por Rafaela Thomaz Leite – Fala! PUC

Tags mais acessadas