sexta-feira, 19 abril, 24
HomeSaúdeQual a importância do exercício físico para a saúde mental?

Qual a importância do exercício físico para a saúde mental?

Podemos dizer que cada vez mais estamos em contato com um turbilhão de emoções durante nosso cotidiano: estresse, ansiedade, angústia, preocupações em excesso, insatisfações, nervosismo. Saber lidar com todos esses sentimentos é fundamental para nossa saúde mental.

Afinal, uma pessoa mentalmente saudável é capaz de encarar os desafios e as mudanças do dia a dia com equilíbrio, reconhece quais são os seus limites e busca ajuda quando necessário. Algumas atividades são excelentes para a mente e os exercícios estão entre eles. Entenda, a seguir, a importância de atividades físicas para a saúde mental.

Os exercícios físicos são benéficos para o corpo e para sua saúde mental.
Os exercícios físicos são benéficos para o corpo e para sua saúde mental. | Foto: Freepik.

Como os exercícios físicos ajudam com a saúde mental

Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividade física também melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral.

De acordo com a OMS, o Brasil está entre os países mais ansiosos do mundo e segundo o IBGE, a obesidade atinge um em cada quatro adultos brasileiros. Isso mostra o quanto a taxa de sedentarismo está em alta. Para ter qualidade de vida é necessário encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente. A prática regular de atividade física é essencial tanto para a saúde física quanto para a saúde mental, pois além de ajudar a prevenir doenças, proporciona a sensação de bem estar e relaxamento.

Todos os tipos de exercícios são favoráveis à saúde mental. As atividades como correr e andar de bicicleta promovem um estado emocional de alegria e euforia. Já os exercícios respiratórios e alongamento proporcionam bem estar, segurança, calma e confiança.

O exercício regular pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, na ansiedade, no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, dentre outros. Também alivia o estresse, melhora a memória e o estado de humor e ajuda a dormir melhor.

E o mais importante, você não precisa ser um fanático por esportes para obter os benefícios. Pesquisas indicam que quantidades modestas de exercícios podem fazer a diferença. Independentemente da sua idade ou nível de atividade, você pode aprender a usar o exercício como uma ferramenta poderosa para se sentir melhor.

Para manter uma boa saúde mental, é preciso cuidar bem do seu corpo, isto é, dormir bem, alimentar-se de forma adequada e praticar exercício físico regularmente.

Outros cuidados

• Mantenha-se em contato com a natureza.
  • Fique longe do seu celular;
  • Além dos cuidados com o corpo, veja algumas dicas para manter uma boa saúde mental:
  • Reserve um tempo para momentos de lazer e convivência com amigos e familiares;
  • Dedique tempo às pessoas que são essenciais para você.

Tudo isso ajuda a ampliar a nossa visão de mundo, ter maior firmeza diante dos desafios da vida, além de contribuir para a manutenção de um bom estado de saúde mental.

Outros benefícios dos exercícios físicos

Além dos mecanismos neuronais e bioquímicos, os exercícios interferem em outros fatores que impactam a saúde mental. Reduzem os efeitos do estresse do dia a dia, o que dispensa explicações, e elevam a qualidade do sono, permitindo que o indivíduo ingresse em suas fases mais profundas e possa acordar mais relaxado e disposto.

Por último, mas não menos importante, a prática de atividades físicas favorece igualmente o ganho de autoestima, uma vez que modela o corpo, e, sobretudo quando feita em grupo, possibilita interações com outras pessoas, tirando o indivíduo do isolamento. Uma coleção de motivos para ficar de bem com a vida.

Lembre-se sempre de procurar um médico antes de começar a se exercitar.

_________________________________________________

Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco