Qual a importância da Vitamina C para a pele?
Qual a importância da Vitamina C para a pele?

Home > Lifestyle > Saúde > Qual a importância da Vitamina C para a pele?

A busca por uma pele jovem e saudável é um grande desafio para homens e mulheres. A pele é o maior órgão do corpo humano como já sabemos, cujo principal papel é fornecer uma barreira protetora para as agressões do ambiente externo. Ao entrar em contato com o meio externo, ela está sujeita a várias agressões mecânicas e químicas, além de patógenos, radiações e desidratação.

A pele é composta por duas camadas principais, uma mais externa, chamada epiderme, e uma camada mais interna, denominada derme. A epiderme é predominantemente composta por células chamadas de queratinócitos e, assim, forma a barreira mais externa da pele. Por sua vez, a derme é uma camada mais interna composta principalmente por colágeno, que fornece elasticidade e firmeza estrutural à pele.

O colágeno é uma proteína fibrosa produzida por células chamadas fibroblastos. A produção natural diminui ao longo da vida, diminuindo a firmeza e elasticidade natural da pele, o que gera aparência de envelhecimento cutâneo.

Sendo assim, já pensou em usar a vitamina C como aliada para melhorar a sua pele? A vitamina C possui propriedades antioxidantes, ou seja, é capaz de eliminar os radicais livres reduzindo os sinais de envelhecimento e ativa a produção de colágeno. A vitamina ajuda no funcionamento da pele (incluindo o crescimento, manutenção e reparo), protegendo-a contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres e feridas.

pele
Qual a importância da Vitamina C para a pele? | Foto: Reprodução.

Benefícios da Vitamina C para a pele

1. Incentiva a produção de colágeno

O colágeno é uma das proteínas responsáveis pela flexibilidade, firmeza e fortalecimento da pele. Porém, com o passar dos anos, nosso corpo diminui sua produção, o que acaba causando o envelhecimento. E é aí que entra a vitamina C com um dos seus principais benefícios: incentivar a produção de colágeno pelo organismo.

2. Fortalece o sistema vascular

Os vasos sanguíneos têm também como função transportar nutrientes e oxigênio para manter a pele saudável. Quando danificados, a derme tende a ficar seca e áspera.

Um dos principais componentes dos vasos sanguíneos é o colágeno e, como explicamos, a vitamina C tem grande importância na produção dessa proteína.

3. Tem efeito antioxidante

Um outro benefício mais conhecido da vitamina C é o efeito antioxidante, que impede que o organismo enfraqueça e fique vulnerável a doenças. Essa vitamina é responsável por combater os radicais livres, principal causa do envelhecimento precoce.

Além disso, a vitamina C também protege a derme dos raios nocivos UVA e UVB, que são os maiores causadores do envelhecimento, queimaduras solares e, até mesmo, do câncer de pele.

4. Acelera a cicatrização da pele

A vitamina C é a principal responsável pela cicatrização da pele. É ela que o organismo utiliza para repor o tecido danificado, trocando-o pelo cicatricial, o que faz com que feridas e lesões se curem com maior facilidade e rapidez.

Quando um machucado demora para cicatrizar, normalmente, significa deficiência de vitamina C. Sendo assim, o consumo pode ajudar a resolver o problema.

5. Ajuda no clareamento de manchas

Outro benefício importante da vitamina C para a pele é ajudar a clarear manchas e uniformizar o tom da derme. A melanina é responsável por dar cor a cútis (pele), que por sua vez tem função protetora. Quando um fator interfere e a estimula em excesso, acaba causando manchas.

Um dos principais agentes responsáveis por esse distúrbio é a radiação solar. Que, nesse caso, a vitamina C impede que a melanina se desenvolva, além de potencializar os efeitos do protetor solar.

Como usufruir da Vitamina C?

Suplementação de antioxidantes por via oral, entre eles a vitamina C na forma de cápsulas, é considerada potente sequestradora de radicais livres. O método da suplementação é bastante utilizado pelas pessoas que não conseguem manter uma alimentação balanceada, necessitando desta maneira suplementar os nutrientes que estão em carência em seu organismo.

Quando há carência de vitamina C em alguma função do organismo, ele a retira da pele, tornando-a vulnerável. O estresse físico ou emocional aumenta ainda mais essa demanda por vitamina C, que é sempre retirada primeiro da pele.

Tire proveito dessas qualidades acrescentando alimentos ricos em vitamina C e usando cosméticos que a contenham. Para a suplementação, a dose ideal é 500mg por dia.

Benefícios dos Cosméticos com Vitamina C para a pele

• Uniformizam o tom e aumentam a elasticidade da pele;
  • Hidratam e suavizam as rugas;
  • Agem combatendo os radicais livres;
  • Possuem propriedades antioxidantes, clareadoras e auxiliam na síntese do colágeno.

Cosméticos à base de Vitamina C

Com todos esses benefícios para a pele, muitas indústrias cosméticas aderiram a produtos feitos à base de vitamina C. É possível encontrar a vitamina isolada ou associada a um ácido hialurônico, hidratantes, retinol ou, até mesmo, em anti-idades.

A vitamina C pode ser usada para todos os tipos de pele, desde que se escolha corretamente a textura. Em peles oleosas, geralmente, é melhor se optar pela substância na forma de sérum. Já homens e mulheres de peles mais secas, sensíveis, devem fazer uso de texturas mais cremosas.

E aí, gostou de saber mais sobre os benefícios da vitamina C para a pele? Pretende adicioná-la à sua rotina? Tenho certeza de que você não irá se arrepender!

_____________________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife