Qual a importância da arte no desenvolvimento humano?
Menu & Busca
Qual a importância da arte no desenvolvimento humano?

Qual a importância da arte no desenvolvimento humano?

Home > Entretenimento > Cultura > Qual a importância da arte no desenvolvimento humano?

A arte está em tudo e todos os lugares, desde uma simples música a pinturas, esculturas, literatura, teatro, entre tantos outros segmentos, sendo considerada uma forma que as pessoas encontraram para se expressar.

Vale lembrar que ela existe há muitos anos, quando homens a usavam para anotar seu cotidiano, com símbolos abstratos, momentos de caça, desenhos de animais e até mesmo de pessoas. Os objetos utilizados para realizar tais processos eram pigmentos de plantas, sangues de animais, carvão e outros.

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, a arte veio se aprimorando, mas por que se tornou tão importante para o desenvolvimento humano? 

arte
Qual a importância da arte no desenvolvimento humano? | Foto: Reprodução.

Importância da arte para o desenvolvimento humano

A arte torna-se importante, já que estimula o desenvolvimento de uma pessoa, ajudando-a a abrir seus pensamentos, podendo fazer com que vejam as coisas de formas diferentes, ampliando ainda mais seu senso crítico e sua criatividade, e até mesmo na hora de expressar suas emoções. Ajudando não apenas aqueles que praticam, mas também seus observadores.

O ideal é que a expressão artística esteja envolvida já na infância de uma pessoa, para que seu desenvolvimento possa ser cada vez mais fácil e completo com o passar do tempo. Além desses aspectos, ela ajuda também a entender como eram os estilos de vida, costumes e a cultura de uma determinada sociedade, utilizando apenas as características do período histórico de tal obra, como, por exemplo, um quadro feito com as características da arte moderna ou contemporânea. 

Conclui-se que, qualquer tipo de arte é importante para a vida e o desenvolvimento humano. Instituições de ensino deveriam valorizar e priorizar ainda mais o estudo da artístico, não apenas escolas, ela deve estar dentro de casa e nos lugares externos. No entanto, ainda com muito preconceito, a arte continua sendo muito pouco vista pelas pessoas.

________________________________
Por Ellen Coutinho – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas