sexta-feira, 19 abril, 24
HomeSaúdeQuais as consequências de não dormir durante a noite para o seu...

Quais as consequências de não dormir durante a noite para o seu corpo?

Você sabia que dormir mal pode prejudicar a saúde, diminuir o rendimento no trabalho e afetar até seu emagrecimento? Sim, uma noite sem dormir pode causar muitos problemas para você.

Então chega de passar horas na Netflix, ficar mandando mensagens no celular ou pulando de post em post no Instagram quando o dia chega ao fim. Pois muitos sintomas podem aparecer depois de uma noite sem dormir, como: dor de cabeça, bocejos, cansaço excessivo e mau humor.

E se engana quem pensa que dormir bem é luxo e uma tarefa impossível. Além de problemas de memória e cansaço mental, se não tratadas de forma eficiente, as noites mal dormidas podem provocar doenças graves como diabetes, problemas cardiovasculares e até prejudicar o controle do movimento do corpo.

E há uma má notícia nisso tudo: o Brasil está entre os países que menos dormem no planeta, sendo o campeão absoluto entre os ocidentais. Por isso se você ainda está deixando para trás os momentos ao lado do travesseiro, abaixo mostramos as consequências de falta de sono.

Saiba quais são as consequências de não dormir bem.
Saiba quais são as consequências de não dormir bem. | Foto: Getty Images.

10 consequências ao corpo causadas por dormir mal

1. Aumenta o risco de doenças

Sem o descanso noturno, o corpo libera menor quantidade de interleucinas, substâncias que agem contra vírus e bactérias. Também pode desencadear depressão, doenças cardíacas, derrame e alguns tipos de tumor.

2. Dormir mal diminui o metabolismo

Além de equilibrar o sono, a melatonina é um poderoso regulador da ação da insulina e controla todos os pontos do balanço energético do corpo. Ela regula a ingestão alimentar, o fluxo de nutrientes e, acima de tudo, o gasto de energia. Com isso, ajuda não apenas a reduzir o peso como também impede que ele aumente conforme a pessoa envelheça.

3. O sistema imunológico enfraquece

O principal meio de recuperação do organismo é o sono. Enquanto estamos na cama, ele libera hormônios que queimam gorduras e estimulam o sistema imunológico. Se você não dorme, mais trabalho ele terá para combater infecções e doenças.

4. As olheiras começam a aparecer…

Se o corpo não descansar, o resultado é certeiro: você sente na pele! As olheiras surgem devido à alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos. E alguns fatores, como cansaço, alergia, envelhecimento, excesso de sol e noites mal dormidas agravam o problema.

5. …e as linhas de expressão ficam visíveis

Para além das olheiras e do aspecto cansado, a adrenalina, outro hormônio do estresse, induz à compressão dos vasos sanguíneos que irrigam a epiderme, diminuindo a circulação do sangue no rosto e deixando a pele sem viço. Com menos hidratação, linhas finas se tornam mais evidentes.

6. Ao dormir mal, as atividades simples no trabalho se tornam um desafio

Passar muitos dias sem dormir direito faz com que o seu cérebro fique cansado. Logo, atividades mais simples como tomar decisões, manter a concentração no trabalho e lembrar-se da lista das atividades do dia tornam-se um tremendo desafio.

7. O risco de diabetes também aumenta

Quem dorme pouco também produz mais cortisol, o hormônio do estresse, responsável pela resistência à insulina – outro fator que leva ao ganho de peso e ao diabetes tipo 2.

8. Sim, sua libido pode diminuir ao dormir mal

O stress prolongado por déficit de sono interfere até mesmo na disposição para o sexo. Se o sono não é reparador, o corpo sofre uma descarga considerável de cortisol e adrenalina, hormônios diretamente ligados à sensação de cansaço. Segundo estudos, dormir pouco pode, ainda, diminuir a intensidade do orgasmo.

9. Reações mais demoradas

Com a atenção e a velocidade de processamento de informações mais lenta por causa do cansaço, você perde o que os especialistas chamam de “flexibilidade cognitiva”, a capacidade de mudar o pensamento com base em novas informações. Isso é fácil de ser observado quando se compara o tempo de reação de sujeitos que dormem bem ou mal em tarefas de computador que de repente exigem uma mudança de padrão. Essa demora pode ter consequências graves para equipes de saúde, motoristas ou operadores do mercado de ações, o que também já foi verificado pela ciência.

10. Risco aumentado de doenças do coração

Se você vira de um lado para o outro à noite, faz com que a pressão arterial se eleve, quase que para compensar a tendência natural de o ritmo cardíaco diminuir, o que aconteceria se você dormisse. E o pior: ele costuma permanecer nas alturas depois, durante o dia. Uma pesquisa relacionou dormir menos de 6 horas com maior risco de aterosclerose, o acúmulo de placas de gordura nas artérias do corpo. Isso pode facilitar não só o surgimento de um infarto, mas de problemas circulatórios no corpo todo.

______________________________________________________

Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco

ARTIGOS RECOMENDADOS