A alimentação não é só responsável pela saúde do coração, níveis de colesterol ou açúcar no sangue, ou controle do peso. A alimentação é responsável pela saúde de todo o corpo, inclusive a do cabelo e das unhas.
Tudo que é consumido diariamente interfere na saúde dos fios, não é suficiente apenas investir em produtos de boa qualidade para tratamento capilar. O que é consumido vai para todas as células do corpo, inclusive as dos fios de cabelo. As células capilares são compostas 85% pela proteína queratina, 12% pela água e 3% por lipídios, essas células precisam ser nutridas para evitar a queda e acelerar o crescimento de fios mais fortes.
Uma boa alimentação, ou seja, que possui um equilíbrio entre os grupos alimentares como as proteínas, carboidratos e gorduras, ou que possua uma rica ingestão de ferro, ômega 3, zinco, selênio e biotina trará minerais e vitaminas como A, C e E que são bem importantes para a nutrição das células capilares.
O que incluir na dieta para uma melhora da saúde do cabelo
Abacate
Um dos preferidos nas máscaras de hidratação caseiras, rico em gordura boa e nas vitaminas A, C, D e E. Hidrata os fios, devolve o alinhamento, evitando o frizz, e garante brilho.
Leite
O leite, ou creme de leite também é muito usado nas máscaras de tratamento caseiras. É fonte de muito cálcio e vitaminas B1, B2, B6 e B12, zinco, magnésio, fósforo, potássio e proteínas. O leite evita a queda os fios quebradiços e finos.
Amêndoa e oleaginosas
Ricas em minerais como potássio e selênio, grande quantidade de biotina, vitamina do complexo B importante para o desenvolvimento do folículo pilose, que previne a caspa e a progressão da calvície, proporciona fios fortes.
Ovo
Possui nutrientes responsáveis pela formação capilar, é rico em proteínas que contribuem para o crescimento dos fios, pois os folículos capilares são compostos majoritariamente por proteína, como também são ricos em aminoácidos, vitaminas e minerais, como zinco, selênio e ferro.
Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, vitamina importante na produção de colágeno, proteína que forma uma parte da estrutura dos fios. É uma potente antioxidante e colabora na absorção de ferro.
Peixe
Ricos em ômega 3, são ótimos anti-inflamatórios, principalmente sardinha, salmão e atum, assim sendo recomendados para cuidar dos tecidos do couro cabeludo, previnem a queda e melhoram o brilho dos fios.
Carne vermelha
Além de possuir muita proteína, possui aminoácidos, ferro e vitamina B que contribui na formação da queratina deixando os fios mais fortes. Porém, opta por cortes mais magros ou consuma com moderação, pois a carne vermelha possui alto teor de gordura.
Óleo de coco
Mais um preferido nas máscaras caseiras e excelente para a umectação, os ácidos graxos do óleo ajudam na reconstrução e no fortalecimento dos fios, o que traz brilho e maciez.
Feijão
Alimento abundante de ferro que é essencial para o crescimento do cabelo e oxigenação do couro cabeludo, a deficiência dele pode provocar queda do fios.
Cenoura
Composta por muita vitamina A, a cenoura é uma potente antioxidante, por isso trata os folículos pilosos, evitando o enfraquecimento dos fios.
Frutas vermelhas
Poderosas antioxidantes e ricas em vitamina E, trazem brilho e aceleram o crescimento saudável dos fios, os fios nascem encorpados.
Cereais Integrais
Fornecem uma boa quantidade de vitaminas do complexo B, fazem os fios crescerem fortes e hidratados, além de prevenirem a calvície.
O que não comer, ou evitar, para melhorar a saúde do cabelo
Esses alimentos em excesso prejudicaram a saúde do seu cabelo, podem deixar seus fios sem vida, opacos, ressecados e quebradiços.
Açúcar refinado
Pode gerar irritação no couro cabeludo e prejudicar os folículos capilares responsáveis pela produção de novos fios. Além de liberar altas doses de insulina, que influencia a liberação de outros hormônios, inibindo a divisão de células da raiz capilar, o que contribui para o crescimento de fios finos.
Alimentos ricos em amido e farinha branca
São pobres em proteína, então prejudicam o crescimento dos fios, agem como o açúcar refinado, liberam muita insulina – o que causa retração do folículo e até a queda de cabelo.
Sal (em excesso)
Estimula a perda dos fios e desacelera o crescimento.
Álcool
Acelera as inflamações no organismo, o que prejudica o couro cabeludo, piorando pequenas feridas.
Café
Em excesso, reduz a absorção de cálcio e ferro, prejudicando a saúde do cabelo.
_____________________________________
Por Jennifer Alexandre – Fala! Uniso