Presunto ou peito de peru: qual escolher?

Home > Lifestyle > Saúde > Presunto ou peito de peru: qual escolher?

O presunto e o peito de peru são embutidos e altamente industrializados. Se consumidos em excesso, podem trazer malefícios à saúde, como também outras complicações ao organismo. Por isso, é preciso ficar atento à quantidade e à composição nutricional de cada um.

Presunto ou peito de peru: qual escolher?

Embutidos são produzidos a partir da carne vermelha ou branca e recebem adição de corantes e aditivos químicos como nitratos e nitritos, para manter a cor vibrante, além de sal, açúcar e temperos artificiais. Muitas vezes são compostos por partes do animal pouco nutritivas e que seriam descartadas. Assim, o peito de peru não é superior ao presunto e não merece uma posição de destaque em dietas de emagrecimento, hipertrofia ou até mesmo em reeducações alimentares.

Presunto x peito de peru

Uma fatia de peito de peru defumado tem, aproximadamente, 30 calorias, meio grama de gordura, meio grama de carboidrato e quase 6 gramas de proteína, com um total de 128 mg de sódio.

Na mesma quantidade de presunto são, aproximadamente, 13 calorias e quase 3 gramas de proteína. Entretanto, a quantidade de sódio é maior, totalizando quase 203 miligramas.

Referências: MyFitnessPal; Cuidaí; Site Sírio Libanês.