Por que os jovens desistem da faculdade?

Home > Universidades > Por que os jovens desistem da faculdade?

De acordo com informações do site Estado de Minas, mais da metade dos estudantes que ingressaram em uma universidade no Brasil acabaram desistindo ou trocaram de curso no decorrer da graduação. Os fatores, além de emocionais, são financeiros e sociais.

Por que os jovens desistem da faculdade?

Os números que equivalem ao índice de troca ou abandono de curso em faculdades equivale à metade dos ingressantes, diz uma pesquisa do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Algumas das razões são: não identificação com o curso, dificuldades para pagar, necessidade de trocar de turno (da manhã ir para a noite ou vice-versa) e mudança de instituição de ensino.

Mas como está o cenário hoje?

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior – ABMES – aponta que o índice de estudantes que pensam em abandonar a faculdade devido à pandemia pode chegar a mais de 30%. O principal motivo para o possível abandono é não conseguir pagar as mensalidades, seja porque o emprego foi afetado pela pandemia, seja porque os pais ou responsáveis não conseguirão arcar com os custos com o passar do tempo de situação financeira instável.

Por que os jovens desistem da faculdade?

Também foi publicado no site da Associação que quase todos os estudantes matriculados no ensino superior privado querem continuar os estudos. Entretanto, a realidade pode ser um pouco diferente.

Dentre os alunos matriculados que participaram da enquete e da compilação dos dados, 52% disseram querer continuar estudando não importa o cenário. Essa porcentagem caiu em relação a primeira etapa da pesquisa, realizada em março, quando era 57%. Outros 42% dizem querer continuar estudando, mas reconhecem que há risco de desistirem. Esse percentual era 37% em março. Outros 4% disseram que provavelmente irão desistir do curso e 2% que irão desistir por conta do cenário atual.