Por que o antigo rei da Espanha, Juan Carlos, deixou o país?
Menu & Busca
Por que o antigo rei da Espanha, Juan Carlos, deixou o país?

Por que o antigo rei da Espanha, Juan Carlos, deixou o país?

Home > Notícias > Política > Por que o antigo rei da Espanha, Juan Carlos, deixou o país?

Atualmente, poucos países no mundo têm uma Monarquia, a saber, a maioria delas uma Monarquia Parlamentar, onde quem toma as decisões é o primeiro-ministro enquanto o rei apenas reina. A Espanha tem exatamente esse modelo de governo citado anteriormente, contudo, há uma certa rejeição contra a coroa, principalmente na região da Catalunha. Hoje em dia, uma pergunta não sai da cabeça dos habitantes da Espanha, onde está o Rei emérito Juan Carlos. O qual reinou durante 40 anos, tendo início na década de 70, após a morte do ditador Francisco Franco.

Juan Carlos
Por que o antigo rei da Espanha, Juan Carlos, deixou o país? | Foto: Reprodução.

Por que Juan Carlos deixou a Espanha

O fato é, devido a várias denúncias de corrupção, o antigo dono da Coroa deixou o país, e ninguém sabe o paradeiro dele. Juan Carlos simplesmente desapareceu. O monarca é investigado pela justiça espanhola e suíça por contratos de ferrovia em um país Árabe.

Segundo os acusadores, ele recebeu cerca de 100 milhões de dólares de Abdullah, Rei da Arábia Saudita, no ano de 2008. Seu filho, o Rei Felipe VI (ocupa a posição desde a renúncia de seu pai no ano de 2014), renunciou a herança do seu antecessor em março de 2020, devido às intensas investigações.

A principal razão de passar o trono para seu filho foi a idade, uma vez que, nascido em 1938, Juan Carlos, com 82 anos, já tem uma idade considerada bastante avançada. Vale ressaltar que mais de 50% da população da Espanha, prefere que o país vire uma República, mesmo antes desses acontecimentos. O primeiro-ministro disse que “é importante julgar as pessoas, não as instituições”.

As especulações do paradeiro do Rei Emérito não param. Em suma,  países como Itália (onde nasceu), Portugal (onde passou a infância), França e Reino Unido podem ser as opções mais prováveis do destino do Emérito, uma vez que, nesses lugares, ele tem amigos e familiares.

_______________________________
Por Leonardo Raiol Faria – Fala! Universidade Estácio Sá – RJ

Tags mais acessadas