Por que a saga 'Harry Potter' faz tanto sucesso até nos dias de hoje?
Menu & Busca
Por que a saga ‘Harry Potter’ faz tanto sucesso até nos dias de hoje?

Por que a saga ‘Harry Potter’ faz tanto sucesso até nos dias de hoje?

Home > Cinema e Séries > Entretenimento > Por que a saga ‘Harry Potter’ faz tanto sucesso até nos dias de hoje?

O maior sucesso literário das últimas décadas, Harry Potter é uma saga atemporal que conquista fãs todos os anos sem perder sua magia original

Há vinte e três anos, no Reino Unido, era publicado o primeiro volume do que seria o maior sucesso literário dos últimos tempos. Ao longo de dez anos a saga do bruxo Harry Potter conquistou fãs de forma impressionante e até mesmo hoje, treze anos depois de finalizada, continua conquistando mais leitores. Mas a pergunta que fica para muitas pessoas, principalmente aquelas que não conhecem – ou não gostam –, é por que, exatamente, Harry Potter fez e faz tanto sucesso?

Por que Harry Potter é um sucesso mundial?
Por que Harry Potter é um sucesso mundial? | Foto: Reprodução.

Por que Harry Potter fez sucesso?

Não acho que exista uma resposta exata para a pergunta, mas uma série de fatores pode nos levar a entender este fenômeno literário. Para começar, vamos partir, literalmente, do começo. O que é Harry Potter? Todos conhecemos a história – o menino que sobreviveu; sua inserção no mundo da magia; Hogwarts e Aquele que não deve ser nomeado –, mas o que a maioria das pessoas pode esquecer é que Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da saga, é um livro infantojuvenil.

Publicidade

Em 1997, não havia um livro ou uma série de livros para o público entre 11 e 14 anos como Harry Potter – um livro de fantasia escrito exatamente para aquelas crianças. Na minha opinião, a obra que chega mais perto de conversar com esse público é As crônicas de Nárnia e, ainda assim, se formos levar alguns aspectos da obra em consideração – ambientação e organização, por exemplo –, ela não chamaria a atenção de crianças como Harry Potter faz. Sendo assim, aquele espaço em branco existente foi preenchido com a história do bruxinho mais famoso do mundo.

Outro fator que fez e faz Harry Potter se tornar tão famoso é a forma como J. K. Rowling, a autora, construiu e escreveu a história. Quem já leu Harry Potter sabe que ela não trata o leitor como alguém que precisa de instrução. Ao em vez de simplesmente contar cada detalhe sobre cada aspecto do universo por ela criado, J. K. Rowling leva o leitor com ela. Por isso é tão fácil se apegar ao protagonista e a seus amigos, assim como ter vontade de ler mais. O leitor descobre o mundo da magia junto com o protagonista do livro, e não com o narrador.

O terceiro fator que, para mim, fez de Harry Potter um sucesso é a idade do protagonista. Como disse antes, o primeiro livro da saga é infanto-juvenil. O público-alvo possuía a mesma idade do protagonista, fazendo com que uma geração crescesse junto com ele. O leitor e Harry Potter cresceram e descobriam Hogwarts juntos e, conforme isso acontecia, os livros foram saindo da categoria infantojuvenil até entraram no que é chamado de “jovem adulto”, como é o caso dos últimos volumes da série, criando-se um elo emocional entre público e obra. Não à toa Harry Potter foi o primeiro livro ou saga de muitas pessoas.

Publicidade

E a popularidade dos livros foi tanta que, em 2001, o primeiro livro foi adaptado para o cinema. Agora, além da história dos livros, havia um filme – um meio de maior acesso – para convidar todos ao universo de J. K. Rowling. E, assim como os livros foram um sucesso, os filmes também. Muitas pessoas são fãs de Harry Potter sem nunca terem lido os livros, o que em nada diminui a popularidade da obra.

Juntando esses pontos, podemos ter uma ideia do porquê de Harry Potter ter feito tanto sucesso. Temos um livro cujo protagonista cresceu junto com os leitores aliado à uma história que amadureceu com ambos. Porém, para entender o porquê de ainda fazer sucesso temos que deixar levemente a história de lado e focar em quem a criou. J. K. Rowling nunca deixou Harry Potter morrer, e isso só fez os fãs ficarem sempre esperando por mais.

Por que Harry Potter ainda é um sucesso?

A autora sempre atualiza os fãs sobre o seu universo da magia, seja por seu Twitter ou pelo site oficial, o Wizarding World, fazendo com que sempre haja uma novidade. Aliado a isso, temos os jogos para os quais os livros também foram adaptados, os inúmeros objetos criados para os fãs – desde roupas a utensílios domésticos – e um enorme parque temático.

Harry Potter foi um sucesso editorial e literário durante e após sua publicação. Seus filmes tiveram bilheterias altíssimas e a autora está sempre trazendo algo novo para os fãs. Tornando-se uma marca, não há uma pessoa que nunca tenha ouvido falar em Harry Potter – e, caso ela exista, sempre haverá um fã pronto para levá-la a Hogwarts.

__________________________________
Por Paloma Soares – Fala! UFRJ 

Tags mais acessadas