Não desperdice a gema do ovo!
Menu & Busca
Não desperdice a gema do ovo!

Não desperdice a gema do ovo!

Home > Saúde > Lifestyle > Não desperdice a gema do ovo!

O ovo é um alimento muito completo pois fornece proteínas de alto valor biológico e também gordura em sua composição, o que auxilia na saciedade, fator importante em dietas de emagrecimento. Muito fácil de ser encaixado em qualquer refeição, o melhor é que seja aproveitado por inteiro.

Não desperdice a gema do ovo!
Não desperdice a gema do ovo!

A gema do ovo contém quantidades significativas de luteína e zeaxantina, antioxidantes capazes de se acumular na retina, parte do olho. Alguns estudos fizeram referência à redução do risco de degeneração da mácula, nome dado à parte da retina responsável pela captação dos detalhes, com o consumo de ovo.

Esta parte do alimento também contém uma substância chamada colina, precursora de um neurotransmissor chamado acetilcolina, muito envolvido com a nossa memória e outras lembranças mais antigas. Indivíduos que sofrem de Alzheimer têm concentrações baixas da substância.  

Publicidade

A necessidade diária de colina é, aproximadamente, 425 miligramas para mulheres e 550 miligramas para homens. Uma gema de ovo contém mais ou menos 238 miligramas do elemento.

Atenção!

Pessoas com problemas de colesterol, restrições alimentares ou alergias devem procurar um nutricionista para saber qual a quantidade ideal de gema para a sua alimentação individual. Afinal, exageros não fazem parte de uma vida saudável.

Referências: “Ovo: Conceitos, análises e controvérsias na saúde humana” – Archivos Latinoamericanos de Nutrición.

Publicidade
Tags mais acessadas