Plantas alimentícias não convencionais: entenda mais!
Menu & Busca
Plantas alimentícias não convencionais: entenda mais!

Plantas alimentícias não convencionais: entenda mais!

Home > Lifestyle > Saúde > Plantas alimentícias não convencionais: entenda mais!

Plantas alimentícias não convencionaisPANC – são plantas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo. Não são consumidas em larga escala e, em algumas regiões, é possível encontrar mais variedades do que em outras. Confira alguns exemplos!

Hibisco

Plantas alimentícias não convencionais: entenda mais!
Chá de hibisco

Já é uma flor mais conhecida devido ao seu efeito termogênico, muito utilizada no preparo de chás e até drinks alcoólicos.

Azedinha

Também chamada de erva-vinagreira. Apresenta um sabor ácido e pode ser consumida crua e cozida, em sucos, saladas, refogados, massas e sopas. Não deve ser consumida em altas quantidades pois tem uma concentração grande de ácido oxálico.

Folhas de batata doce

Plantas alimentícias não convencionais: entenda mais!
Folhas de batata doce. Foto retirada do site www.blog.plantei.com.br

As folhas de batata doce são ricas em nutrientes e antioxidantes. Não devem ser consumidas cruas devido à sua toxidade, mas refogadas são seguras e saborosas.

Beldroega

É uma das PANC’s confundida com o “mato” e apresenta funções medicinais e alta concentração de ômega-3. Suculenta e rasteira, tem pequenas flores amarelas e pode ser consumida cozida ou crua. É recomendada para problemas cardiovasculares, apresenta propriedades diuréticas, analgésicas e anti-glicêmicas.

Ora-pro-nobis

É uma ótima fonte de fibras, proteínas (25% da composição) e vitaminas. Auxilia no funcionamento intestinal e fortalece o sistema imunológico. As suas folhas e caule podem ser consumidos em saladas, refogados, omeletes, massas e sucos.

Atenção ao consumo!

Adicionar as plantas não convencionais no dia a dia é uma maneira acessível de deixar a sua alimentação mais saudável. Entretanto, consulte um médico ou nutricionista confiável antes de consumi-las. Atente-se à higiene do preparo e não escolha PANC’s cultivadas em locais poluídos.

Tags mais acessadas