Palmeiras volta a ser campeão da Libertadores após mais de 20 anos
Menu & Busca
Palmeiras volta a ser campeão da Libertadores após mais de 20 anos

Palmeiras volta a ser campeão da Libertadores após mais de 20 anos

Home > Notícias > Esporte > Palmeiras volta a ser campeão da Libertadores após mais de 20 anos

Nesse último sábado (30), Palmeiras e Santos se enfrentaram na tão sonhada final da Libertadores da América, e o Verdão se deu melhor em um final de jogo emocionante, com o gol sendo marcado apenas aos 9 minutos de acréscimo.

A história do jogo entre Palmeiras e Santos

Jogadores do Palmeiras
Jogadores do Palmeiras durante a final. | Foto: Reprodução.

Ambos os times com praticamente todos os jogadores à disposição, o palco perfeito, o jogo mais importante da carreira de muitos dos atletas que estavam em campo, mas nada disso foi colocado à prova durante a partida. Tanto Palmeiras quanto Santos tinham mais medo de perder do que vontade de ganhar, e isso ficou nítido logo na primeira etapa.

Os números do primeiro tempo já mostram o nível técnico muito abaixo do esperado dos dois finalistas, enquanto o Palmeiras teve 3 finalizações e 39% de posse de bola, o Santos teve 61% de posse de bola, mas apenas uma finalização, comparando ao último confronto das duas equipes, onde só no primeiro tempo tivemos 12 finalizações, esse número fica muito abaixo.

Na segunda etapa, as coisas “melhoraram”, o Santos ainda teve mais a posse da bola, mas o número de finalizações melhorou bem, cada equipe teve 5 finalizações, sendo quase todas nos minutos finais de jogo. Até que, aos 54 minutos, quando todo mundo já esperava uma prorrogação, aconteceu o inesperado.

O herói improvável

Palmeiras
Breno Lopes fez o gol do título palmeirense. | Foto: Reprodução.

Aos 40 minutos de jogo, Abel Ferreira fez uma substituição que, querendo ou não, mudou a história de ambos os times na partida. O treinador português colocou Breno Lopes no lugar de Gabriel Menino, deixando o time mais forte ofensivamente. O resultado veio 14 minutos depois, quando o camisa 19 contou com um cruzamento na medida de Rony, subiu mais alto que Pará e colocou a equipe alviverde na frente, garantindo o segundo título do Palmeiras na Libertadores.

Breno chegou ao Palmeiras há pouco mais de três meses, quando foi contratado junto ao Juventude por pouco mais de 1 milhão de euros. O atacante chamou a atenção da equipe paulista após uma campanha de destaque na Série B com a camisa do Papo, marcando 9 gols em 19 jogos. Nesta final, Breno marcou apenas seu segundo gol pelo Palmeiras, o primeiro foi marcado na última terça (26), no empate em 1×1 com o Vasco da Gama.

Abel Ferreira fez história, e ainda não acabou

Abel Ferreira
Treinador Abel Ferreira com a taça da Libertadores. | Foto: Reprodução.

Com o título conquistado com o Palmeiras, Abel Ferreira se tornou apenas o terceiro técnico europeu a conquistar a Libertadores, antes dele apenas o iugoslavo Mirko Jozic, pelo Colo-Colo em 1991, e o compatriota de Abel, Jorge Jesus, pelo Flamengo em 2019, tinham conseguido esse feito. 

Abel ainda não completou nem 4 meses de Palmeiras e já ganhou o coração de todos palmeirenses, colocou o time nos trilhos, chegou à final da Copa do Brasil contra o Grêmio, conquistou a Libertadores, a principal obsessão do clube e automaticamente classificou o clube para o mundial de clubes e para a recopa sul-americana, onde enfrentará o Defensa y Justicia, campeão da Copa Sul-Americana em cima do Lanús.

Experiência x Juventude

Patrick de Paula palmeiras
Patrick de Paula, um dos jovens que subiram para o profissional. | Foto: Reprodução.

A temporada do Palmeiras além de ficar marcada pelos títulos conquistados, também ficará marcada por conta do grande número de jogadores da base que foram aproveitados na equipe principal, o de mais destaque é Gabriel Menino, que até convocado para a seleção já foi. Mas também não podemos esquecer dos outros jovens: Gabriel Veron, Danilo e Patrick de Paula.

Mas, além dos jovens da base, também lembramos de Matías Viña e Wesley. O primeiro foi contratado junto ao Nacional, ainda no começo de 2020, e tomou conta da posição logo que chegou. Além dele, temos Wesley, o jogador é da base do Palmeiras, mas já atuou profissionalmente pelo Vitória em um período de empréstimo.

Além de tudo, a mescla entre juventude e experiência deu muito certo, jogadores como Weverton e Luiz Adriano também foram muito importantes nesta campanha, sem contar com os jogadores mais novos, como, por exemplo, Rony, que deve ser eleito o Rei da América, e Gustavo Gómez, considerado por muitos como o melhor zagueiro da América.

libertadores
Matías Viña e Luiz Adriano. | Foto: Reprodução.

Com essa campanha histórica de 10 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, o Alviverde Imponente chegou ao seu segundo título de Libertadores. Parabéns à equipe e comissão técnica e também aos torcedores do Palmeiras. Comemorem porque a América é Verde novamente.

____________________________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta

Tags mais acessadas