SBT está prestes a ter o direito de transmissão da Libertadores
Menu & Busca
SBT está prestes a ter o direito de transmissão da Libertadores

SBT está prestes a ter o direito de transmissão da Libertadores

Home > Notícias > Esporte > SBT está prestes a ter o direito de transmissão da Libertadores

Na última terça-feira, dia 8 de setembro de 2020, uma informação noticiada pelo portal UOL causou um grande barulho no mundo esportivo e televisivo: o SBT está por prestes a assinar o contrato de transmissão da Taça Libertadores da América

Libertadores
Taça da Libertadores. | Foto: Conmebol.

No mês de agosto, em carta enviada a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), o Grupo Globo comunicou que iria buscar a rescisão de contrato do torneio, o qual proporciona uma das maiores audiências esportivas a cada ano, alegando que os valores (US$65.000.000) estariam acima da realidade logística, visto que, no período de pandemia, a moeda norte-americana subiu acintosamente em relação ao real. 

Dessa forma, as exibições no Brasil, disponíveis no início da temporada ao Grupo Globo (TV aberta e SporTV), Grupo Disney (Fox Sports) e Facebook Watch, perdeu sua maior fonte de acesso nacional, onde milhões de brasileiros acompanham os jogos.

A partir disso, a Conmebol prontamente entrou em contato com diversas emissoras, a exemplo da DAZN (também rescindiu o contrato com a Copa Sul-Americana), Band, Grupo Disney (aumentar o pacote) e SBT; conquistando o interesse da rede chefiada por Silvio Santos em assinar um pacote televisivo até 2022. 

SBT
Sede do SBT em Osasco. | Foto: Internet.

SBT pode transmitir a Libertadores

O ano de 2020 tem sido de mudanças nos interesses de Silvio Santos, que na aproximação com o Governo Federal, vem buscando derrubar o monopólio que a Globo detém diante das transmissões esportivas no país. Membros da família Abravanel estavam na assinatura da chamada MP do Mandante, medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que dá autonomia às equipes mandantes de jogos a “vender” ou produzir sua exibição. 

Vale lembrar que, no SBT, a volta do esporte é vista com bons olhos, dando mais variedade à programação. Neste ano, o Sistema Brasileiro de Televisão exibiu a final do Campeonato Carioca exclusivamente ao Brasil todo, obtendo grande audiência; a obtenção dos direitos televisivos da Libertadores seria a confirmação desse novo momento da emissora. 

Na decisão de Flamengo x Fluminense, final do estadual, o SBT buscou peças, como o narrador Téo José (do Grupo Disney) para comandar a transmissão. Agora, diante de tantos jogos, o SBT já se mexe no mercado e busca uma equipe completa e experiente para a produção; já se fala em nomes como André Henning, principal locutor da Turner, em fim de contrato com o Esporte Interativo. 

No entanto, a Globo não deve deixar barata a disputa, mesmo perdendo direitos televisivos importantes, com o da Libertadores e Fórmula 1, além da indefinição da Copa do Mundo. A aposta da emissora carioca é fazer o embate de horários com o SBT, exibindo o Brasileirão, contando com equipes que não estão no torneio internacional, a exemplo do Corinthians (segunda maior torcida do Brasil, líder da praça paulistana). 

SBT futebol
Globo apostará em transmissões do Corinthians, nas quartas às 21h30. | Foto: Corinthians.

________________________
Por Luiz Henrique Marcolino Cisterna – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas