Os 4 mil anos de Dia dos Pais: Entenda a origem da comemoração
Menu & Busca
Os 4 mil anos de Dia dos Pais: Entenda a origem da comemoração

Os 4 mil anos de Dia dos Pais: Entenda a origem da comemoração

Home > Entretenimento > Cultura > Os 4 mil anos de Dia dos Pais: Entenda a origem da comemoração

Você já se perguntou como surgem os feriados do nosso calendário? Apesar da grande maioria ter uma “intervençãozinha” da Igreja Católica, muitas datas comemorativas têm histórias de origem que datam antes mesmo do nascimento de Jesus. Da antiga Babilônia até os Estados Unidos do início do século XX, o Dia dos Pais já teve diversas interpretações, motivações e datas no ano.

A origem do Dia dos Pais

Segundo relatos, há mais de 4.000 anos, um jovem chamado Elmesu criou o primeiro cartão de Dia dos Pais da história. Moldado e esculpido em argila, no cartão, o jovem desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai, ninguém menos que o próprio rei Nabucodonosor da Babilônia, um dos maiores impérios do mundo antigo na Mesopotâmia. 

Supostamente, a tal mensagem era: “Pai tenho em você a figura de um mentor, seu exemplo moldou minha personalidade e me transformou no homem que hoje sou. Desejo saúde e vida longa a ti meu Mestre, meu senhor, meu Pai.”.

A partir disso, foi criada uma tradição que seria comemorada como feriado todos os anos.

Expansão mundial

Entretanto, o feriado como conhecemos hoje só foi tomar notoriedade após o ano de 1909, quando foi criado num pequeno condado em Washington, nos Estados Unidos.

Um das versões mais conhecidas de seu surgimento conta que a comemoração veio do desejo de uma filha de homenagear seu pai. Sonora Louise Smart Dodd ouvia um sermão sobre o Dia das Mães quando teve a ideia de celebrar um dia dedicado aos pais, em especial ao seu, William Jackson Smart, um agricultor e veterano de guerra estadunidense.

dia dos pais
Sonora e seu pai William. | Foto: Reprodução.

Dodd admirava o pai por ter criado, sozinho, 6 filhos após a morte de sua mãe. Ela não mediu esforços e, em 1910, enviou uma petição à Associação Ministerial de seu condado, Spokane. Após suas reivindicações, o Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho do mesmo ano, data do aniversário de William Jackson.

A tradição se espalhou pelo país e, em 1972, tornou-se feriado nacional, sendo comemorado todo terceiro domingo do mês de junho.

Dia dos Pais no Brasil

Em terras brasileiras, o primeiro Dia dos Pais só foi comemorado pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. Porém, diferente de Elmesu e Sonora, o criador do feriado não estava tão interessado em homenagear seu pai.

A ideia da comemoração surgiu através de uma ação do publicitário Sylvio Bhering. Com ideal puramente comercial, o Dia do Papai foi criado para estimular o comércio no terceiro trimestre do ano.

presente dia dos pais
Dia do Papai. | Foto: Reprodução.

Sylvio era diretor do O Globo e da Rádio Globo e marcou o dia 16 de agosto como o Dia do Papai, coincidindo com o Dia de São Joaquim, o avô materno de Jesus Cristo.

Depois de algum tempo, foi decidido que o Dia dos Pais – como passou a ser chamado – fosse comemorado no segundo domingo de agosto, em alusão ao Dia das Mães. Há quem diga também que essa mudança ocorreu para que o feriado caísse sempre num domingo, facilitando, assim, a reunião familiar.

A celebração passou a ser comemorada não somente no Rio de Janeiro, mas no Brasil todo, e se transformou numa das datas mais importantes (e lucrativas) do calendário do país.

Outros países

Cada país tem suas próprias tradições e datas para a comemoração. Em muitos países com população predominantemente católica (como era o Brasil nos anos 50), o feriado é comemorado junto ao de algum santo. Espanha, Itália e Portugal comemoram o Dia dos Pais em 19 de março, Dia de São José.

Outros países, como a Rússia e a Alemanha, não contam com uma data oficial. As comemorações na Rússia se dão no Dia do Defensor da Pátria, 23 de fevereiro, e são voltadas exclusivamente para homens. Já na Alemanha, a celebração ocorre no dia da ascensão de Jesus, variando conforme o calendário da Páscoa.

Independente da data ou das motivações por trás dele, o Dia dos Pais é um dos feriados mais comemorados ao redor do mundo. Pais de qualquer nacionalidade, cor ou classe social, pais biológicos ou adotivos, pais solteiros ou mães solteiras, 2 pais ou até mesmo nenhum, todos merecem ser celebrados. Que esse dia seja motivo de felicidade e união em toda e qualquer família.

_________________________________
Por Lucas Oliveira – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas