Origens do Budismo: Conheça melhor sua história e seus preceitos
Menu & Busca
Origens do Budismo: Conheça melhor sua história e seus preceitos

Origens do Budismo: Conheça melhor sua história e seus preceitos

Home > Entretenimento > Cultura > Origens do Budismo: Conheça melhor sua história e seus preceitos

O budismo, considerado uma doutrina religiosa, espiritual ou filosófica pelas suas diversas vertentes, cresce muito nos dias de hoje e tem como principal preceito a reencarnação do ser humano de forma a desprender-se do mundo material e suas angústias. Sua história é muito antiga e não envolve um deus como centro e, sim, um ser humano, o Buda. Confira, a seguir, sua origem!

Origens do Budismo

Surgido, aproximadamente, no século IV a.C., na Índia, e espalhando-se na região sudeste da Ásia, pelas Maldivas, no Gandara (Paquistão- Afeganistão) e depois para Tibet, que hoje pertence à China, e ao próprio país. O fundador era Sidarta Gautama, nascido na atual região do Nepal, e príncipe da família real dos Sákyas.

sidarta gautama budismo
Sidarta Gautama foi o fundador do budismo. | Foto: Reprodução.

Criado pelos prazeres e belezas que seu pai deu, por ser de uma família nobre, Sidarta apenas descobriu a miséria da humanidade quando, ao caminhar por seu jardim, teve quatro visões em que mostravam a fome, as doenças, a velhice, a morte e os flagelos dos ascetas. Com a perplexidade da realidade que descobriu, o príncipe saiu de seu reino a cavalo, trocou as vestes reais por farrapos alaranjados e pobres e raspou o cabelo em um ato de rompimento simbólico de sua vida anterior.

Em busca do aprendizado sobre as questões espirituais, Sidarta migrou entre as regiões montanhosas da Índia, aprendendo com mestres do saber filosófico os seus ensinamentos. Mas encontrou as lições espirituais que queria por si só, após meditar por várias semanas em frente à árvore bodhi, tornando-se um buddha, um ser iluminado.

Guiado por um novo entendimento conquistado através da espiritualidade, Gautama rumou para o norte da Índia, onde transmitiu seus conhecimentos para seus seguidores pelos próximos 45 anos. Buda mencionou sempre as “Quatro verdades Nobres” para seguir o caminho para enveredar das “Oito Trilhas” e a busca do Nirvana, um estado de paz e tranquilidade alcançado através da sabedoria.

Os ensinamentos de Buda visam a felicidade de seus seguidores, através da renúncia dos seus desejos, que gera a extinção do sofrimento do homem. Isso porque a raiz desses desejos se origina da ignorância, sendo a sabedoria o melhor caminho para reprimir a dor.

_________________________________
Por Niara Viana de Brito – Fala! PUC

Tags mais acessadas