Menu & Busca
O que sua urina pode te mostrar?

O que sua urina pode te mostrar?


A urina é formada a partir da filtragem do sangue pelos rins. Trata-se de uma via de eliminação de substâncias, produzidas pelo metabolismo, das células que não têm mais função no organismo, além de “carregar”  toxinas consigo para fora do corpo. Pela análise da urina é possível detectar a presença de doenças, consumo de drogas e ainda o nível de hidratação do corpo.

A urina pode ser utilizada para pesquisar o uso de drogas, principalmente: cocaína, maconha, anfetaminas e metanfetaminas, pois liberam os metabólitos, detectados no exame. 

 A urina pode ser utilizada para identificar o uso de drogas.
A urina pode ser utilizada para identificar o uso de drogas.

Pela análise da urina, também é possível monitorar o grau de exposição de pessoas que trabalham com produtos químicos e têm contato com metais pesados, entre eles: chumbo, cádmio, cromo, níquel e mercúrio. A monitorização permite afastar o trabalhador das suas atividades quando entram em situações insalubres. 

De acordo com a médica Larissa Del Bianco (CRM DF 18726), por meio de uma amostra isolada de urina, recolhidas em exame de elementos anormais e sedimento da urina- EAS ou exame de urina tipo I, é possível perceber indícios de doenças renais, metabólicas (como diabetes mellitus e cálculos renais) e infecções urinárias bacterianas, como também a presença de alguns fungos e parasitas.

Outro exame utilizado na medicina, porém mais específico, é a urocultura com antibiograma, que permite isolar ou detectar qual a bactéria que está causando a infecção, bem como o antibiótico necessário para combatê-la.

Já a coleta de urina de 24 horas pode ser mais precisa para identificar a etiologia do cálculo nos rins e o comprometimento da função renal no paciente com a insuficiência. 

Hidratação 

A urina pode apresentar diferentes cores dependendo da alimentação ou do uso de medicamentos. O xixi vermelho ou amarronzado pode ser um sinal de perda de sangue pela urina. Entretanto, esta coloração também pode estar associada à ingestão de beterraba, corantes alimentícios ou amora. Vitaminas do complexo B podem provocar a formação de urina acastanhada, não causando maiores problemas. 

O que sua urina pode te mostrar?

Em relação ao consumo de água, pode-se perceber ao urinar se você precisa aumentá-lo ou se já está adequado. Quanto mais forte for o amarelado, mais concentrada e tóxica a urina está, ou seja, mais água você precisa tomar.

Um aliado nesta hidratação é o uso contínuo de chás, muitos deles encontrados para comprar na internet, como o Chá 17 Ervas. É uma bebida que reúne diversos ingredientes naturais que você pode utilizar para sua hidratação diária. 

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas