O que é soft skills e como desenvolver na empresa
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O que são Soft Skills e qual sua importância para a empresa?

O que são Soft Skills e qual sua importância para a empresa?

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As empresas, no passado, focaram no desenvolvimento horizontal, que se concentrava nas hard skills. Porém, com as transformações no mercado de trabalho, os negócios passaram a valorizar aptidões que vão além da técnica e do conhecimento. Agora, a tendência é o desenvolvimento vertical, no qual é avaliado o perfil comportamental do colaborador, ou seja, são avaliadas suas Soft Skills. Você sabe o que são Soft Skills? Selecionamos informações fundamentais para acabar com as dúvidas.

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Procurando por “Soft Skills significado”? Aqui você encontra a resposta. | Foto: Pixabay.

O que são Soft Skills?

O termo soft skills possui ligação com Hard Skills. Esses dois termos são utilizados no mercado de trabalho para se referir às características específicas de um profissional. 

As hard skills correspondem às habilidades técnicas, são aquelas que podem ser desenvolvidas facilmente por meio de treinamento e cursos. Já foram consideradas como as mais relevantes no mercado. Porém, isso mudou e as soft skills ganharam espaço.

As soft skills são as competências relacionadas à personalidade e ao comportamento. São definidas a partir das vocações sociais e emocionais. 

Assim, as soft skills são essenciais para existir uma relação harmoniosa entre a equipe de trabalho, para enfrentar conflitos no cotidiano da organização e para saber lidar com outras situações inesperadas. 

Dessa forma, é possível afirmar que as Soft Skills são difíceis de serem mensuradas, pois são subjetivas e estão relacionadas intimamente a outros fatores da vida do indivíduo. Logo, como desenvolvê-las não é tão simples e demanda tempo, é possível compreender o motivo pelo qual as soft skills são tão valorizadas. Abaixo, listamos quatro benefícios que a Soft Skills traz para as organizações. 

Benefícios das Soft Skills

1. Aumento da produtividade

As soft skills fazem com que os funcionários sejam capazes de gerenciar seu tempo com mais precisão e de expressar suas ideias com eficiência. Isso acelera o tempo dedicado a uma tarefa e aumenta a colaboração. 

2. Satisfação do cliente  

As soft skills beneficiam as empresas com melhorias no atendimento ao cliente, porque os colaboradores possuem habilidades comportamentais voltadas a ouvir as necessidades dos consumidores e ajudá-los. Dentre as soft skills essenciais para conseguir esse benefício, estão a empatia e a compaixão.

3. Mais vendas

Clientes bem atendidos resultam em mais vendas. As soft skills também ajudam a equipe de vendas durante uma negociação. Os colaboradores podem usar suas soft skills para se conectarem com clientes e atraí-los.

4. Menos riscos

As soft skills podem ajudar os colaboradores a atenuar riscos e resolvê-los por conta própria. Isso porque as soft skills são as habilidades relacionadas ao comportamento. Portanto, em uma situação estressante, os colaboradores poderiam utilizar suas vocações sociais para solucionar problemas da melhor maneira possível, diminuindo os riscos assim.

Identificando Soft Skills na entrevista de emprego

Para detectar as Soft Skills do candidato, as empresas utilizam a entrevista. O recrutador tem meios de descobrir as principais Soft Skills de uma pessoa. A forma mais usada para isso é por meio de perguntas capazes de auxiliar na avaliação do comportamento do profissional. Por exemplo:

  • Fale sobre uma experiência que precisou trabalhar em equipe. 
  • Como você costuma lidar com os imprevistos no trabalho? 

Essas questões procuram as Soft Skills mais almejadas pelas empresas: a flexibilidade e o trabalho em equipe. 

O responsável por criar um plano para avaliar as Soft Skills de um candidato durante o processo seletivo é o RH. Para isso, é necessário definir quais são as Soft Skills necessárias para a vaga. 

Também existe a opção de realizar a aplicação de testes comportamentais ou de dinâmicas para que as Soft Skills do indivíduo sejam descobertas pelos recrutadores, deixando mais fácil o direcionamento para uma vaga. 

Para que servem as Soft Skills?  

Para entender a utilidade das Soft Skills, imagine duas situações: falha na comunicação entre a equipe e timidez ao falar com clientes. Essas situações prejudicam o funcionamento de uma empresa. Nesse cenário, vemos a importância de contratar colaboradores que tenham Soft Skills, pois as Soft Skills são úteis para enfrentar os desafios do trabalho. 

Essas habilidades fazem a diferença no cotidiano, contribuindo para que todos executem suas tarefas da melhor forma e para a criação de um ambiente organizacional agradável.

Portanto, as Soft Skills são importantes, visto que servem como uma forma dos indivíduos conseguirem conquistar espaço e confiança para mostrar algo além de habilidades técnicas. Dessa maneira, saber trabalhar em equipe, ter a capacidade de solucionar conflitos e desenvolver soluções criativas são habilidades que garantem ao profissional um espaço no mercado.

Exemplos de Soft Skills 

Existem muitas Soft Skills e isso gera dúvidas sobre quais devem ser priorizadas para se destacar no mundo corporativo. Para te ajudar com isso, selecionamos as cinco principais competências comportamentais das Soft Skills que consideramos fundamentais para qualquer profissional. Confira!

1. Empatia

É a competência comportamental de conseguir se colocar no lugar do outro. Faz parte das Soft Skills mais valorizadas no mercado de trabalho, pois, dessa maneira, caracteriza um indivíduo que sabe lidar com abordagens diferentes propostas dentro de uma equipe.

2. Proatividade

A proatividade é uma das Soft Skills mais conhecidas. Entre as Soft Skills, essa retrata a capacidade do profissional ter iniciativa para realizar as tarefas, resolver conflitos ou, até mesmo, para propor inovações.

3. Criatividade

Uma Soft Skill que tem a ver com a capacidade de inovação, de pensar fora da caixa e de mostrar alternativas criativas para as falhas. 

Soft Skills exemplos
Entre Soft Skills exemplos, a criatividade é uma das mais valorizadas. | Foto: Pixabay.

4. Comunicação

As empresas valorizam o colaborador que sabe se comunicar de maneira eficaz, ou seja, transmitindo uma mensagem que resulta na compreensão de todos. 

5. Flexibilidade

Essa Soft Skill está relacionada com a capacidade da pessoa entender que existem imprevistos e como lidar com eles. Sendo assim, será possível se adaptar às mudanças que são necessárias e não se perder no caminho e nos objetivos.

Como desenvolver Soft Skills?

O aprimoramento das Soft Skills é uma iniciativa que só depende do próprio indivíduo, pois as Soft Skills estão ligadas intimamente ao sujeito. Para isso, é necessário conhecer sobre as próprias características, procurando uma forma de chegar ao autoconhecimento e à reflexão individual sobre as próprias atitudes. 

Outra forma de aprimorar as Soft Skills é se inserindo em situações que exijam competências comportamentais. Por exemplo, para aprender a trabalhar melhor em equipe, tente se inserir em tarefas que dependem disso para serem realizadas.

De forma resumida, a dica que deixamos para você que quer aprimorar as suas Softs Skills é: realize uma imersão no cenário. Depois de entender a importância das Soft Skills e o que é Soft Skills, confie na Recrud para garantir que o candidato certo seja escolhido para a vaga da sua empresa!

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Por Juliany Rodrigues – Fala! Cásper

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