Saiba como otimizar o processo cirúrgico com a Surge Map
Menu & Busca
Processo cirúrgico: entenda como otimizar com a Surge Map

Processo cirúrgico: entenda como otimizar com a Surge Map

Home > Lifestyle > Saúde > Processo cirúrgico: entenda como otimizar com a Surge Map

Saiba como a sua instituição de saúde pode se beneficiar com a otimização do processo cirúrgico, que envolve investimentos em novas tecnologias, saber organizar adequadamente os agendamentos e equipe, resultando em um melhor desempenho profissional, maior segurança, e redução de custos.

Processo cirúrgico
Saiba tudo sobre a otimização do processo cirúrgico. | Foto: Pixabay.

Por que otimizar o processo cirúrgico?

Nos últimos anos, as instituições do setor da saúde têm passado por diversos investimentos e melhorias nos processos de gestão hospitalar. Dessa forma, é muito importante que o ambiente cirúrgico também passe pela otimização de processos. Além disso, atualmente também existe a possibilidade dos colaboradores participarem de cursos especificamente para esta área. 

O setor administrativo está se tornando cada vez mais profissional, executando práticas que melhoram a organização do centro cirúrgico, promovem uma maior taxa de ocupação e mantêm ou elevam a qualidade dos serviços de atendimento do hospital, e ainda assim com uma redução nos custos envolvidos. 

Para isso, é preciso que esteja disponível uma equipe profissional bem preparada, com a capacidade de utilizar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, com um excelente atendimento, e que preserve o pleno sucesso dos assuntos relacionados ao hospital ou clínica. 

4 benefícios da otimização dos processos na clínica

A seguir, serão abordadas algumas práticas que poderão ser úteis para otimizar processos cirúrgicos, visando melhorar o nível de atendimento dos profissionais e da estrutura, e a eficiência dos procedimentos, gastos, e agendamentos.

Transformação Digital

A gestão do sistema tem como objetivo promover a integração entre todos os ambientes e equipe, desde o nível operacional mais baixo, até os administradores, coordenadores e diretores. Dessa maneira, é apresentado um meio de garantir a qualidade, facilitar a comunicação, e controlar os custos, já que é constantemente observado como certos fatores interferem diretamente em outros. 

Assim, para que esse método de otimização do processo cirúrgico seja feito de modo efetivo, é fundamental que a instituição da área da saúde busque a informatização dos procedimentos através de softwares e inovações tecnológicas, que irão permitir que as informações sejam disponibilizadas de maneira mais ágil e integrada. 

Fazer o gerenciamento de um hospital com formulários e planilhas manuais ou eletrônicas, quase sempre não é o método mais eficaz para realizar a otimização dos processos dentro da clínica cirúrgica ou hospital. Quanto mais informações confiáveis forem disponibilizadas por meio das transformações do mundo digital, mais fácil e assertiva será a sua gestão, redirecionando o foco da equipe gestora para outros problemas e soluções.

Organização dos processos

Outro tópico muito importante na otimização do processo cirúrgico é que haja organização. Já que para sustentar uma boa estrutura de trabalho, é necessária uma integração entre vários setores e colaboradores que compõem o ambiente profissional, pois não é produtivo quando cada parte adota decisões independentes e modos de agir próprios, desconectados do contexto maior do centro cirúrgico. Dessa maneira, tais processos devem ser padronizados, difundidos, e de simples compreensão, até mesmo para aqueles que não estão envolvidos diretamente em determinada ação. 

Mesmo sendo um ambiente que lida com vidas humanas, no setor de gerenciamento é possível realizar análises e pensamentos, como em empresas de outras áreas, já que também lida com gestão de pessoas, manutenção dos equipamentos, planejamento financeiro, marketing, entre outros. Além disso, devem, também, projetar os negócios a curto, médio e longo prazo, propondo quais serão as prioridades e investimentos que deverão ser realizados, e de que forma. 

Já os gestores técnicos, administrativos, e operacionais, têm a função de esclarecer tais orientações para a rotina dos profissionais, conhecendo todas as diretrizes e fluxos, e controlando os recursos de todos os setores do ambiente, como quantidade e qualidade dos insumos, médicos, enfermeiros, leitos, entre outros, além da disponibilidade de cada um. Desta forma

Assim, a organização e integração de toda a equipe e setores envolvidos, é fundamental para uma boa otimização dos processos cirúrgicos, fazendo com que haja um equilíbrio em todas as etapas dos procedimentos, desde o seu agendamento, até a sua realização.

Agendamento cirúrgico

O agendamento das cirurgias, é uma das ações que está relacionada à gestão dos espaços na otimização do processo cirúrgico. Ele pode ser realizado através de plataformas de saúde e envolve muitos procedimentos e diferentes profissionais, como por exemplo o pedido médico, solicitado pelo cirurgião, as negociações do hospital e liberações dos convênios, trabalhados pela equipe administrativa, pedidos de compra e estoque de insumos, com a equipe de farmácia, entre outros. 

E quando esse agendamento é realizado dentro de uma plataforma digital dedicada, todos aqueles que possuem algum envolvimento com o procedimento poderão receber informações e notificações pertinentes, de forma imediata, simplificada e automática, o que facilita muito o planejamento e execução do que é necessário para otimizar com sucesso os processos relacionados ao agendamento  cirúrgico. Assim evitando que sejam desperdiçados recursos financeiros e humanos, além de promover a segurança do paciente, equipe e empresa.

Redução de custos

Outra questão importante no planejamento das ações para otimização dos processos cirúrgicos, é o estabelecimento e exibição de dados que monitorem os fluxos e procedimentos em sua rotina, desde os tempos dos procedimentos, consumo de materiais, taxas de ocupação de sala e efetividade dos agendamentos, entre outros. Com isso, poderá ser identificado onde está ocorrendo falhas nos processos e desperdícios de recursos, e consequentemente, onde poderá ser aplicado correções e melhorias, levando a um melhor gerenciamento do ambiente e equipe, com a resultante redução dos custos.

Vale a pena investir em uma plataforma digital para otimização de processos?

Nos dias atuais, as tecnologias tomaram conta de diversas áreas do mercado, inclusive a da saúde, auxiliando na otimização dos processos cirúrgicos. Existe, também, a possibilidade de usufruir de novos conceitos, como “big data”, “machine learning” e realidade aumentada. Essas plataformas são tendências para o futuro do setor da medicina, e é provável que tais recursos sejam acessados, também, pela população geral. 

Além disso, também poderá ser melhorado com o uso de inteligência artificial, já que equipamentos eletrônicos podem auxiliar os profissionais no momento da cirurgia, promovendo uma maior precisão e a realização de algum processo cirúrgico mais complexo. Ou seja, pode ser bastante proveitoso para a instituição realizar a otimização dos processos, a partir de investimentos em tecnologia e de uma plataforma que facilite toda a organização. 

centro cirúrgico
Organização do centro cirúrgico – consiga melhores resultados com a plataforma Surge Map. | Foto: Pixabay.

Surge Map

A Surge Map é uma plataforma digital intuitiva e moderna, que proporciona um cenário bem mais eficiente na otimização do centro cirúrgico. Ela entrega melhores resultados, segurança , e produtividade, por meio da integração dos seus processos, fornecimento de dados, agendamentos eficientes, integração da equipe, e redução de gastos. Confira mais informações no site.

_______________________
Por Glícia Santos – Fala! Cásper

Tags mais acessadas