O que é a temporada de bailes de Viena?
Menu & Busca
O que é a temporada de bailes de Viena?

O que é a temporada de bailes de Viena?

Home > Entretenimento > Cultura > O que é a temporada de bailes de Viena?

O baile de Viena é uma tradição, desde de 1814, muito famosa na cidade de Viena, na Áustria. Esse costume possui mais de duas décadas, são bailes glamourosos e muito aclamados que ocorrem no período de carnaval, ocorrem aproximadamente 460 bailes durante a temporada de festa com milhares de participantes, mas nem sempre foi assim.

bailes de viena
Wilhelm Gause: Baile da Corte em Viena. Historisches Museum der Stadt Wien. | Foto: Wientourimus-Rainer-Fehringer-2018.

O que é a temporada de bailes de Viena?

No século XVII, os bailes eram eventos privados da nobreza, e só tornou-se público quando o imperador José II permitiu que todos os cidadãos tivessem acesso aos eventos oficiais da alta realeza e participassem do baile que acontecia no salão do Palácio Imperial de Hofburg. Foi então que os vienenses sentiram a necessidade de carregarem por mais tempo esses costumes e as tendências da moda dos cortesãos, pessoas nobres da época, uma tradição que se preservou e continua até hoje, atualmente os bailes anuais são frequentados por mais de 300.000 apreciadores de todo o mundo.

Além das vestes com muito charme e elegância, a falsa é uma prática indispensável nesses bailes, cuja sua origem vem das próprias festas populares na Áustria. A falsa é uma dança que obriga a proximidade física com movimentos rotativos e inebriante, inicialmente foi  considerada um escândalo e motivo de indignação moral, ela só se tornou popular durante o Congresso de Viena (1814-1815), depois de muitas “revoluções” sociais que ocorreram na Europa após as guerras napoleônicas.

A corporativas de Viena são as principais organizadoras desses bailes. Todos os anos, no “baile dos cafeteiros”, os donos dos cafés vienenses transformam o palácio imperial Hofburg em um elegante e charmoso festival de café, enquanto o “Baile dos confeiteiros” tem como carro chefe um balé de pratos doces. Hoje, um dos bailes mais modernos no seu conceito é o “life ball”, um grande evento de angariação de fundos para o combate ao HIV/SIDA, conhecido pelas suas fantasias elaboradas, bem como a sua celebração da diversidade humana.

__________________________
Por Ana Paula Vitória – Fala! Mack

Tags mais acessadas