Carnaval 2021: saiba como será o feriado em todo o Brasil
Menu & Busca
Carnaval 2021: saiba como será o feriado em todo o Brasil

Carnaval 2021: saiba como será o feriado em todo o Brasil

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Eventos > Carnaval 2021: saiba como será o feriado em todo o Brasil

O Carnaval é uma das datas mais aguardadas no ano, porém, em 2021, ela sofrerá alterações. As mudanças foram causadas pela pandemia de Covid-19, que se alastrou pelo mundo em 2020. A doença impede que pessoas se aglomerem e comemorem juntas datas festivas.

Em 2021, o Carnaval ganhará uma nova cara devido a Covid-19
Em 2021, o Carnaval ganhará uma nova cara devido à Covid-19. | Foto: Fernando Maia | Riotur.

Para o Carnaval 2021, cada estado e cidade está criando suas determinações para a data. Segundo informações divulgadas por governos, o feriado sofrerá alterações em grande parte do País.

A data não é um feriado nacional, mas, sim, ponto facultativo dado pelos estados.

A seguir, saiba como acontecerá o Carnaval 2021 pelo Brasil.

Como acontecerá o Carnaval 2021 pelo Brasil?

Em 2021, o Carnaval ganhará novas diretrizes por conta do novo coronavírus. A doença que não permite aglomerações, por conta de seu nível de contágio, obrigou governos por todo o Brasil a alterarem as comemorações do feriado.

Cidades e estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, decidiram alterar a data da comemoração, mudando o ponto facultativo de fevereiro para meados do ano. Outros lugares, como Belo Horizonte, cancelaram festas, blocos e desfiles e analisam se a data será mantida como feriado.

Cada governo está decidindo como ocorrerá o Carnaval 2021 e, em todo o País, o feriado sofreu mudanças.

Carnaval 2021 em São Paulo

O estado de São Paulo decidiu alterar a data do Carnaval 2021. Segundo autoridades, é motivado pela impossibilidade de aglomerações no momento. A nova data para o feriado ainda não está definida, o governo de São Paulo estudava a possibilidade das festas serem transferidas para julho de 2020, porém, a mudança pareceu inviável.

A cidade de São Paulo assumiu uma posição semelhante ao estado. O prefeito Bruno Covas afirmou que desfiles, blocos e festas serão transferidos para outro mês. Seu governo está acordando com Recife, Salvador e outras cidades uma data oficial para o Carnaval 2021.

Em dezembro, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, sorteou a ordem dos desfiles de 2021. As escolas pedem que os desfiles aconteçam em julho.

Rio de Janeiro

Conhecido por seus desfiles de escolas de samba, o Rio de Janeiro anunciou que o Carnaval 2021 irá acontecer em julho. O governo sancionou uma lei que determina a criação de um segundo carnaval anual e insere o evento no calendário oficial do estado.

Os desfiles de escola de samba no Rio de Janeiro são populares emtodo o País.
Os desfiles de escola de samba no Rio de Janeiro são populares emtodo o País. | Foto: Reprodução/TV Globo.

A ideia do governador Cláudio Castro é atrair um movimento maior para o Rio de Janeiro. A partir de 2022, acontecerão dois carnavais na cidade maravilhosa. O primeiro será realizado em fevereiro/março, datas corriqueiras para o feriado, enquanto o segundo ocorrerá em julho com a participação de escolas de samba, blocos, festas, entre outros. O novo feriado se chamará “CarnaRio“.

Belo Horizonte

Belo Horizonte, capital mineira, informou que o Carnaval 2021 não será realizado em fevereiro. A data também não será considerada ponto facultativo, ou seja, não será feriado.

O prefeito Alexandre Kalil declarou que BH terá um Carnaval quando os cidadãos estiverem imunizados. Além disso, ele afirmou que a data para comemorar a festa não está definida, mas que seguirá Rio de Janeiro e Salvador.

Festas particulares também estão suspensas na cidade, seja em locais públicos ou privados.

Carnaval 2021 em Salvador

Durante muito tempo, o Carnaval de Salvador foi conhecido por sua folia e por seus trios elétricos. Em 2021, a data está suspensa na cidade baiana por não existirem condições sanitárias para sua realização. Segundo o prefeito Bruno Reis, Salvador irá realizar uma festa assim que o povo tiver acesso a uma vacina contra a Covid-19.

Além disso, não serão permitidas festas de Carnaval em Salvador, seja em locais públicos ou privados.

O feriado em si ainda está sendo estudado pelo governo baiano.

Recife

Segundo decreto, o frevo de Recife também não acontecerá em 2021. O típico Carnaval pernambucano foi cancelado devido à pandemia de Covid-19.

O popular Carnaval de Recife também foi cancelado para 2021.
O popular Carnaval de Recife também foi cancelado para 2021. | Foto: Reprodução.

O atual prefeito da cidade, João Campos, filho do falecido ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, se reuniu com secretários para acordar como seriam amparados os desfalques econômicos da data.

O feriado está mantido na cidade e no estado em seu calendário oficial de feriados e pontos facultativos.

Olinda

O Carnaval 2021 de Olinda foi cancelado em dezembro de 2020. A decisão foi tomada após um aumento de casos do novo coronavírus na cidade. Moradores locais já esperavam pela decisão e, em entrevistas para o jornal Diário de Pernambuco, afirmaram que estavam felizes com a notícia.

Segundo autoridades da cidade, uma festa de Carnaval em Olinda só seria possível com uma vacina contra a Covid-19 sendo distribuída para a população.

Carnaval 2021 em Florianópolis

Florianópolis se tornou uma das cidades atrativas durante o Carnaval. Conhecida por suas praias e desfiles de escola de samba, a capital de Santa Catarina não terá comemorações no Carnaval 2021.

Segundo a prefeitura da cidade, as comemorações foram vetadas e não serão permitidas aglomerações e festas nessas datas. O feriado será mantido em Florianópolis.

Feriado de Carnaval em 2021

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado, o ponto facultativo do Carnaval está mantido para todo o Brasil. Fica a cargo dos estados e cidades, adotarem ou não o feriado.

Machado afirma que não existem condições sanitárias para a realização de festas, blocos e desfiles no Carnaval 2021.

Vamos continuar tendo o feriado do Carnaval como todo ano teve e nos mesmos dias que tem. Quem tava indeciso se ia comprar um pacote turístico, se ia comprar a passagem aérea, fique sabendo que nosso governo não vai fazer nada para proibir o feriado do Carnaval. Agora a festa, que é uma festa profana e todo mundo sabe, aí fica a cargo dos governos e o que eu estou vendo, o que estou falando com os secretários de turismo e com os governadores é que, infelizmente, nós não temos segurança sanitária para fazer aglomeração do tamanho que o Carnaval faz ainda.

Afirmou o ministro do Turismo em entrevista ao SBT.

_____________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas