Tudo sobre a possível cura para o HIV descoberta no Brasil
Menu & Busca
Tudo sobre a possível cura para o HIV descoberta no Brasil

Tudo sobre a possível cura para o HIV descoberta no Brasil

Home > Lifestyle > Saúde > Tudo sobre a possível cura para o HIV descoberta no Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) anunciaram ter eliminado a presença do HIV do organismo de um paciente soropositivo. O homem, que é um brasileiro de 34 anos e não foi identificado, contraiu a doença em 2012 e, por muitos anos, tomou um coquetel de medicamento antirretrovirais para combatê-la.

Hoje, faz dezessete meses que ele não apresenta sinais do vírus, instigando a atenção de cientistas ao redor do mundo para o que parece ser um passo promissor nas pesquisas em busca de uma cura para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

cura para o HIV
Cura para o HIV pode ter sido descoberta por brasileiros. | Foto: Reprodução.

Cura para o HIV no Brasil

O estudo da Unifesp que alcançou esse resultado foi realizado em 2015 e convocou trinta pacientes soropositivos que estivessem sob o tratamento do coquetel antirretroviral. Em seguida, eles foram divididos em seis grupos e cada um recebeu uma combinação diferente de remédios para ingerir.

O paciente de sucesso fazia parte do conjunto de melhor resultado – que recebeu dois antirretrovirais a mais do que os outros: o Dolutegravir e o Maraviroc. O primeiro atua evitando a multiplicação do HIV e o segundo bloqueia uma das portas de entrada do vírus.

Eles também receberam Nicotinamida e Auranofina, que potencializam o efeito desses dois medicamentos. Contudo, não ficou claro o que aconteceu com os outros participantes.

Em uma entrevista ao jornal El País, o infectologista Ricardo Sobhie Diaz, coordenador do estudo e diretor do Laboratório de Retrovirologia do Departamento de Medicina da Unifesp, esclareceu que ainda não se pode afirmar se o paciente está, de fato, curado do HIV.

No entanto, afirma que esse episódio significou um passo importante nos estudos e que a pesquisa será feita novamente com um outro grupo de pacientes e os remédios que aparentam ter funcionado.

Casos de Aids curados no mundo

A descoberta brasileira ganha destaque por ser a primeira vez em que a presença do HIV foi eliminada de um organismo por meio de medicamentos. Em todo o mundo, são conhecidos apenas dois casos em que o vírus foi completamente erradicado: um na Inglaterra e outro na Alemanha.

E, em ambos os episódios, os pacientes atingiram a cura após serem submetidos a um transplante de células-tronco de mutação genética rara que impedem o HIV de se estabelecer. Porém, tal procedimento ainda é muito arriscado e envolve questões morais, o que impede sua implementação em larga escala por enquanto.

“Me sinto livre”, o paciente curado disse em uma entrevista à CNN Brasil. Segundo o veículo, ele também mostrou um teste realizado para diagnóstico de HIV feito neste ano, cujo resultado foi negativo.

____________________________
Por Luana Reis – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas