O que é a Superliga e quais seus impactos no futebol mundial?
Menu & Busca
O que é a Superliga e quais seus impactos no futebol mundial?

O que é a Superliga e quais seus impactos no futebol mundial?

Home > Notícias > Esporte > O que é a Superliga e quais seus impactos no futebol mundial?

Grandes clubes de países como Espanha, Inglaterra e Itália anunciam nova competição Superliga e abalam as relações com a Uefa

No último domingo (18), o mundo da bola foi impactado com a notícia da criação da Superliga Europeia. Anunciada por doze grandes clubes da Europa, a Superliga abalou as relações entre os clubes e a Uefa, resultando em ameaças de punição por parte da organização europeia.

superliga europeia
Superliga Europeia abalou o mundo do futebol. | Foto: Reprodução.

Dentre as doze equipes que anunciaram essa liga, estão: Atlético de Madrid, Barcelona, Real Madrid, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Inter de Milão, Juventus e Milan. Os times franceses e alemães se recusaram a participar do projeto.

A Associação Europeia de Clubes (ECA) ainda espera por mais três equipes para fechar o grupo dos 15 clubes fundadores.

Afinal, o que é a Superliga? 

Comandada por Florentino Pérez (presidente do Real Madrid), a Superliga será uma competição que reunirá 20 clubes, 15 deles sendo os fundadores e cinco classificados de acordo com desempenho na temporada anterior. Essas equipes serão divididas em dois grupos, com jogos dentro e fora de casa. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a fase mata-mata, e a final será um confronto único, em um estádio neutro.

Insatisfeita, a Uefa ameaçou distribuir punições aos clubes envolvidos com essa nova competição, citando o banimento de competições nacionais e internacionais, e a proibição dos jogadores desses clubes de defenderem suas seleções. A Fifa também se posicionou contra esse movimento, alegando ser uma “liga europeia fechada” e “fora das estruturas internacionais do futebol”.

Muitos torcedores e jogadores condenaram a proposta, afirmando ser um ato elitista, que exclui os clubes de menor influência. Ligas como a Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha) e a Ligue 1 (França) também se posicionaram contra a ideia.

futebol
Uefa faz mudanças no formato da Liga dos Campeões. | Foto: Reprodução/Uefa.

Em meio a esse cenário, a Uefa aprovou mudanças no formato da Liga dos Campeões, entre elas o aumento do número de participantes, de 32 para 36, e um modelo com pontos corridos e mata-mata, a fim de agradar os gigantes europeus. Esse novo modelo está previsto para ser implantado a partir de 2024.

_____________________________
Por Lucas Teixeira de Oliveira – Fala! Metodista

Tags mais acessadas