O promissor Dominik Szoboszlai: saiba tudo sobre o atleta
Menu & Busca
O promissor Dominik Szoboszlai: saiba tudo sobre o atleta

O promissor Dominik Szoboszlai: saiba tudo sobre o atleta

Home > Notícias > Esporte > O promissor Dominik Szoboszlai: saiba tudo sobre o atleta

O ano é 1954 e o torneio é a Copa do Mundo. Na maior competição de seleções da história, um país do leste europeu apareceu como grande destaque do torneio naquela edição. A Hungria, comandada por craques como Ferenc Puskás, Zoltán Czibor e Sándor Kocsis, chegou até a final da Copa com uma campanha excepcional, acumulando 4 vitórias em 4 jogos e incríveis 25 gols marcados. Na decisão, os húngaros foram derrotados pela Alemanha pelo placar de 3×2, encerrando, assim, sua melhor participação na história do campeonato.

Nos mais de 60 anos seguintes, a Hungria ficou longe de obter o mesmo sucesso da seleção dourada de Puskás e companhia. O país disputou apenas mais 6 Copas do Mundo e somente uma Eurocopa depois da década de 1970 (a última em 2016). Nesse tempo, o jogador mais talentoso que surgiu foi o ponta Balázs Dzsudzsák, que teve passagens relevantes por PSV, da Holanda, e Dinamo Moscou, da Rússia, e atualmente está jogando no Debrecen, da própria Hungria. Porém, existe um atleta húngaro que vem se destacando hoje no futebol europeu. Trata-se do meia Dominik Szoboszlai, de apenas 20 anos.

Dominik Szoboszlai
Dominik Szoboszlai em ação pela seleção da Hungria. | Foto: Goal.com.

Dominik Szoboszlai

Nascido em Székesfehérvár, no centro do país, ele começou sua carreira no futebol atuando em clubes da sua cidade natal, como o Fehérvár FC e o Fenix Gold, até se mudar para Budapeste em 2015. Após um ano jogando pelo MTK Budapeste, Dominik foi captado pelo grupo Red Bull e se transferiu para as categorias de base do FC Liefering, equipe austríaca que reúne muitos jogadores promissores.

futebol
O talentoso Dominik Szoboszlai jogando pelo FC Liefering, da Áustria. | Foto: Reprodução.

Sua estreia como profissional aconteceu contra o Kapfenberg SV, em julho de 2017, na Segunda Divisão da Áustria. Duas semanas depois, Szoboszlai marcou seu primeiro gol contra o FC Blau-Weiss Linz, após um belo chute de perna direita. Ao todo, o húngaro marcou 10 vezes e distribuiu 7 assistências na competição, ajudando o FC Liefering a alcançar o 5º lugar na liga.

Nessa mesma temporada, Dominik estreou pelo Red Bull Salzburg, principal clube do grupo na Áustria, na última rodada da Bundesliga austríaca, atuando apenas 33 minutos. O jovem ainda jogou a UEFA Youth League, também pela equipe de Salzburg, dando 6 assistências no torneio.

No ano seguinte, o meia conseguiu mais espaço no Red Bull Salzburg, atuando em 16 jogos na liga austríaca. Szoboszlai inclusive jogou uma partida na Liga Europa, seu primeiro torneio europeu no profissional, e deu uma assistência para o atacante Munas Dabbur na vitória por 3×1.

Mas foi na temporada 2019/2020 que Dominik virou protagonista. O jovem assumiu a titularidade e formou um quarteto sensacional com o japonês Takumi Minamino, o sul-coreano Hwang Hee-chan e o norueguês Erling Haaland, este último hoje craque do Borussia Dortmund, da Alemanha. No total, foram 9 gols e 14 assistências na liga, 2 gols na Copa da Áustria, além de uma boa campanha na Liga dos Campeões que, apesar da eliminação na fase de grupos, o time de Dominik jogou de igual para igual contra o gigantes Liverpool e Napoli.

Pela seleção da Hungria, Szoboszlai é convocado com frequência desde do sub-17. Foi capitão da seleção no Europeu da categoria em 2017 e do time sub-19, também no Europeu da categoria em 2019. Sua primeira convocação para a seleção principal aconteceu quando ele tinha apenas 16 anos, mas sua estreia ocorreu em março de 2019, contra a Eslováquia.

Neste ano, Dominik marcou um lindo gol de falta contra a Turquia, porém o melhor ainda estava por vir. No último dia 12, aos 47 minutos do 2º tempo, a promessa húngara, com um excelente chute de fora da área, deu a vitória ao seu país por 2×1, contra a Islândia, colocando a Hungria na Eurocopa 2020, que será disputada no ano que vem por conta da pandemia da Covid-19.

Hungria
Jogadores e comissão técnica da Hungria comemorando a vaga na Euro 2020. | Foto: Reprodução/Reuters.

Características

Dominik Szoboszlai é um meia-atacante que gosta de atuar pelo lado esquerdo do campo, se movimentando em direção ao centro para criar as jogadas. Suas melhores características são a excelente visão de jogo e a boa finalização de longa distância.

O húngaro ainda tem uma grande facilidade em bater faltas, já tendo marcado vários lindos gols durante a sua carreira. Seu bom drible curto o permite se desmarcar dos adversários com frequência, e sua boa estatura (1,86m) o faz um atleta útil nas bolas aéreas.

Na atual temporada, o meia já marcou 5 gols e deu 9 assistências pelo Red Bull Salzburg, ajudando a equipe austríaca a liderar a liga do país e a se manter viva na disputa por uma vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Já protagonista na seleção húngara, Szoboszlai tem a missão de classificar o país para a Copa do Mundo após muitos anos para, no futuro, conseguir liderar a equipe em uma campanha excepcional como foi em 1954.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas