O Portland Timbers é campeão do Torneio de Retorno da MLS
Menu & Busca
O Portland Timbers é campeão do Torneio de Retorno da MLS

O Portland Timbers é campeão do Torneio de Retorno da MLS

Home > Notícias > Esporte > O Portland Timbers é campeão do Torneio de Retorno da MLS

Por conta da pandemia da Covid-19, muitos campeonatos de vários esportes realizados nos Estados Unidos tiveram que alterar sua fórmula de disputa para formatos que seguissem as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e que fossem capazes de serem realizados da forma mais enxuta possível. Isso não foi diferente na Major League Soccer (MLS), liga estadunidense de futebol, que organizou um torneio disputado na cidade de Bay Lake, próximo a Orlando, chamado “MLS is Back”, ou Torneio de Retorno da MLS em português.

Torneio de Retorno da MLS

A nova competição juntou os 26 times da liga nos complexos da Disney, na Flórida, buscando criar uma “bolha” que protegesse os atletas e as comissões técnicas da contaminação do novo coronavírus. A fórmula de disputa organizou os clubes em 6 grupos, 3 por conferência com 4 franquias em cada, com exceção de um grupo que possui 6 equipes.

Após 3 rodadas disputadas, os dois melhores de cada grupo e os 4 melhores terceiros colocados avançam para as oitavas de final, totalizando 16 times. Depois, a fase de mata-mata é jogada em partidas únicas, incluindo a grande final realizada na última terça-feira (11). Apesar de ser um campeonato a parte, os pontos conquistados na fase de grupos serão somados à temporada regular da MLS, interrompida em março.

Com partidas muito equilibradas e com direito à bastante emoção, a fase de grupos do Torneio de Retorno da MLS foi disputada e definiu os times classificados para a próxima fase. Os clubes Orlando City, Philadelphia Union, San Jose Earthquakes, Seattle Sounders, Toronto FC, New England Revolution, Sporting Kansas City, Minnesota United, Columbus Crew, FC Cincinnati, Portland Timbers e Los Angeles FC terminaram nas duas primeiras colocações dos grupos e, as franquias New York City – Vancouver Whitecaps, Montreal Impact e o Real Salt Lake – também se classificaram como os melhores 3º colocados.

Chaveamento do Torneio de Retorno da MLS
Chaveamento do mata-mata do Torneio de Retorno da MLS. | Foto: MLS Soccer.

O torneio foi afunilando com partidas de alto nível e algumas classificações surpreendentes, como a vitória do New York City em cima do Toronto FC, por 3×1, e a chegada à semifinal da surpresa Minnesota United, comandada pelo excelente zagueiro Ike Opara.

Fim da competição

No final, restaram o campeão da MLS em 2015 e tradicional Portland Timbers e o dono da casa Orlando City, liderado pelo craque português Nani. No fim da competição, o grande artilheiro foi o uruguaio Diego Rossi, jogador do Los Angeles FC, com 7 gols marcados, e os líderes em assistências foram o espanhol Alejandro Pozuelo, atleta do Toronto FC, e o meia Sebastián Blanco, do finalista Portland Timbers, com 5 passes para gol cada um.

A grande final realizada no ESPN Wide World of Sports Complex iniciou às 21:30, no horário de Brasília. As duas equipes foram para o jogo com seus times completos, sem nenhum grande desfalque.

O 1º tempo começou com o Orlando mantendo a posse de bola no campo adversário, mas, aos 27 minutos, o zagueiro congolês Larrys Mabiala marcou de cabeça, após um belo cruzamento na cobrança de falta do craque argentino Diego Valeri, colocando o Portland à frente do placar. A reação do time da Flórida foi rápida e, com uma boa jogada de velocidade pela esquerda do excelente Nani, o uruguaio Mauricio Pereyra recebeu dentro da área e empatou a partida aos 39 minutos de jogo.

O 2º tempo começou muito movimentado, com as duas equipes lutando muito pela taça. O Orlando falhou na marcação e obrigou o goleiro Pedro Gallese a fazer duas grandes defesas. Porém, o peruano não conseguiu evitar o gol após a 3ª desatenção seguida da defesa e o zagueiro croata Dario Župari marcou dentro da pequena área e colocou o time de Portland com a mão na taça aos 21 minutos da segunda etapa.

Após o gol, a equipe da Flórida não conseguiu levar perigo ao adversário, abusando de cruzamentos e dos lançamentos de longas distâncias. No final da partida, Valeri ainda teve uma grande chance para liquidar o confronto, mas parou em Gallese novamente. Mesmo assim, o Portland Timbers se sagrou o grande campeão do Torneio de Retorno da MLS, com uma grande campanha de 5 vitórias e dois empates.

Portland Timbers é campeão do Torneio de Retorno da MLS

Além do título, o Portland Timbers se classificou para a Liga dos Campeões da Concacaf de 2021. A competição continental não é conquistada por um clube estadunidense desde 2000, quando o Los Angeles Galaxy foi o campeão.

MLS
Jogadores do Portland Timbers com a taça do Torneio de Retorno da MLS. | Foto: Sam Greenwood/Getty Images.

O excelente elenco do Timbers, comandado pelo treinador venezuelano Giovanni Savarese e com alguns destaques, como os argentinos Diego Valeri e Sebastián Blanco e o atacante Jeremy Ebobisse, tem grandes chances de conquistar mais esse torneio e bater de frente com os clubes mexicanos, que são as grandes potências da competição.

Apesar de ser um campeonato à parte da temporada regular da Major League Soccer, a nova competição fez um grande sucesso e obteve uma boa audiência no mundo todo.

O Torneio de Retorno da MLS é mais um caso que prova como os americanos sabem organizar fórmulas de disputa atrativas e de grande entretenimento. Resta esperar se a NBA, MLB, NHL, entre outras ligas norte-americanas, serão competitivas e emocionantes até o final assim como o campeonato de futebol dos Estados Unidos.

Portland Timbers
Imagem divulgada nas redes sociais do Portland Timbers após o final da partida. | Foto: Reprodução.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

______________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas