Menu & Busca
O Maravilhoso Mundo de Tim Burton e sua Mente Criativa

O Maravilhoso Mundo de Tim Burton e sua Mente Criativa


Uma das exposições mais esperadas do ano ficará em cartaz até o fim de maio no Museu da Imagem e do Som: O Mundo de Tim Burton. Organizada pela curadora independente Jenny He em colaboração com a Tim Burton Productions, o MIS será a primeira instituição da América Latina a sediar a exposição que desperta o interesse dos admiradores de suas obras. Não é para menos, afinal, o cineasta consegue encantar facilmente com seus filmes que misturam o sombrio com o mundo da imaginação, assim como o humor e o terror. Burton é um cineasta completo que passeou por diversos gêneros cinematográficos ao longo de sua carreira, como biografia (Ed Wood – 1994), horror (A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça – 1999), ficção-científica (Marte Ataca! – 1996), fantasia (Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas – 2003), animação em stop-motion (A Noiva Cadáver – 2005), literatura infantil (A Fantástica Fábrica de Chocolate – 2005) e musical (Sweeney Todd – 2007).

Ala da Felicidade - Foto por Letícia Godoy do MIS
Foto: Letícia Godoy – divulgação MIS.

 

Logo na entrada é possível sentirmos que a exposição mostrará as criações de Tim Burton. A mostra explora toda a gama de seu trabalho criativo e apresenta desde desenhos da primeira infância, até sua carreira consolidada como diretor. Em exposição estão cerca de quinhentos itens, incluindo obras de arte e esboços, pinturas, storyboards, bonecos de sua filmografia, e até de projetos não realizados ou pouco conhecidos, que mostram o talento de Tim Burton além do que vemos na tela do cinema.

tim burton
Foto: Isabella Bisordi.

 

A mostra foi inteira dividida em sentimentos, como alegria, horror e melancolia. O mais interessante é que os organizadores pensaram em criar algo diferente ao que é exposto no MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque), então, no Brasil, foi montada como uma “casa maluca”, em que cada cômodo transmite uma série de sensações, e podemos encontrar surpresas divertidas até mesmo ao mudarmos de uma sala para a outra.

Ala de Projetos não realizados - Foto por Letícia Godoy do MIS
Foto: Letícia Godoy – divulgação MIS.

Diversas interações com o público são feitas durante a exposição, para que seja possível entrarmos junto com o cineasta em seus pensamentos e ideias. O filme infantil “Trick or Treat”, por exemplo, foi um antigo projeto que, apesar de não ter sido concluído, é explorado na exposição e por meio de sons e imagens, o público tem a sensação de estar andando embaixo da mesa de jantar de uma família de monstros.

As primeiras duas salas representam o cérebro do diretor e reúnem desenhos e referências aos filmes que o inspiraram durante toda sua trajetória artística, como as obras estreladas pelo ator Vicent Prince. Logo em seguida, divididas em sentimentos, as salas reservam surpresas para os fãs de seus filmes e também ajudam a contar sobre sua história de vida. Desde inúmeros rascunhos em guardanapos, ideias que nunca saíram do papel e até mesmo curiosidades sobre suas obras mais conhecidas, é possível fazermos um passeio pela intimidade do diretor e conhecê-lo de uma maneira muito mais profunda do que apenas como um cineasta.

Ala da Melancolia Angústia - Foto por Letícia Godoy do MIS
Foto: Letícia Godoy – divulgação MIS.

 

Por fim, podemos também apreciar itens relacionados diretamente aos filmes de Burton, como objetos utilizados em “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005), “Os Fantasmas se Divertem” (1988), “Ed Wood” (1994) e “Marte Ataca!” (1996), além de cenas de filmes que não foram divulgados e vídeos que são possíveis de assistir apenas com um sistema de ilusão de ótica. Além disso, o MIS também criou uma lista de músicas para o público ouvir enquanto passa por todos os cômodos, novamente fazendo com que todos tenham diferentes sentimentos.

Especialmente pensado em todos os fãs de Tim Burton, a exposição encanta a todos que, além de apreciarem a arte, o cinema e seus diversos gêneros, sempre quiseram descobrir mais e explorar a mente criativa de um dos diretores de maior personalidade no cenário do cinema atual. A mostra promete não decepcionar ao mostrar o melhor lado de uma pessoa cheia de ideias inovadoras, ao mesmo tempo que proporciona diversão aos seus visitantes.

Ala do Horror - Foto por Letícia Godoy
Foto: Letícia Godoy – divulgação MIS.

Para mais informações visite o site do MIS.

Serviço:
Local: Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 158 – Jd. Europa
Horário: Terças a sábados, das 12h às 21h
Domingos e feriados, das 11h às 20h
Ingressos: Entrada franca às terças-feiras
Venda on-line R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia).

Por: Julia Jannuzzi e Isabella Bisordi – Fala!M.A.C.K

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas