O impacto dos reality shows na vida dos telespectadores
Menu & Busca
O impacto dos reality shows na vida dos telespectadores

O impacto dos reality shows na vida dos telespectadores

Home > Entretenimento > O impacto dos reality shows na vida dos telespectadores

Atualmente, os reality shows no Brasil são um grande fenômeno cíclico, indo além da TV aberta. Em 2020, os reality shows tomaram ainda mais as telas em virtude da pandemia e acarretaram diversos ensinamentos para a vida dos telespectadores.

Impacto dos reality shows

No Limite

no limite
André Marques apresentará o novo No Limite. | Foto: Reprodução.

Em 2020, foi comemorado 20 anos do primeiro reality show do Brasil, o No Limite, produzido pela emissora Globo, que durante suas quatro edições causou grandes discussões em todo o País. Neste programa, os participantes eram colocados em situações que exigiam resistência física e psicológica para ganhar o prêmio. 

Apesar do grande sucesso, o programa recebeu diversas críticas pelas condições que os participantes enfrentavam. As provas que eram realizadas também sofreram duras críticas dos telespectadores, que sentiam nojo e desconforto ao ver cenas pesadas, como os participantes comendo vermes vivos e olhos de cabra.

Ainda assim, em 2021, foi anunciada a volta do programa com a participação de ex-BBBs, o que dividiu opiniões na internet. Muitos acreditam que, nesta edição, os participantes não terão que passar por situações tão intensas como antigamente, ao passo que, hoje em dia, as críticas seriam ainda mais pesadas e, consequentemente, o programa não teria tanta visibilidade.

Big Brother Brasil

bbb
Boninho, o Big Boss do BBB. | Foto: Reprodução.

O Big Brother Brasil, também produzido pela emissora Globo, é o reality show mais conhecido em todo o País e já conta com 21 temporadas. O programa, que ocorre entre janeiro e abril, conta com participantes desconhecidos. Entretanto, nas últimas duas edições, a dinâmica sofreu mudanças e agora conta com desconhecidos e celebridades, denominados pipoca e camarote, respectivamente.

Na última edição, em 2020, com a participação de celebridades, o reality entrou para o Guinness World Records com recorde de votos, contando com mais de 1 bilhão e 500 milhões de votos. Além disso, essa edição contou com diversas pautas que foram apontadas como passos extremamente importantes para a sociedade vê-las em rede nacional.

Pautas feministas e antirraciais estiveram presentes durante todo o tempo de confinamento e fora das telas tiveram ainda mais relevância. Após o fim polêmico da edição de 2019, em que Paula ganhou após fazer diversos discursos preconceituosos dentro do confinamento, o público criou grandes laços e expectativas para que a nova temporada fosse diferente. 

No ano passado, as buscas pela palavra “sororidade” subiram 250% após uma fala de Manu Gavassi, que chamou atenção durante a edição, ensinando muitos brasileiros sobre o significado da palavra. Ademais, a vencedora dessa edição, Thelma, trouxe a esperança do público de volta em virtude dos acontecimentos da edição anterior.

Ainda sobre Big Brother Brasil, a edição 21, que ainda está ocorrendo, já conta com novos recordes. Dois participantes já quebraram os recordes de maior rejeição em um paredão triplo. Nego Di bateu o recorde, com 98,76%, após se aliar a Karol Conká, Projota e Lumena, conquistando a antipatia dos fãs do reality show.

Entretanto, após uma semana, Karol Conká deixou o programa com mais um recorde de rejeição, desta vez com 99,17%. Suas atitudes dentro do programa afetaram não só os participantes confinados, mas os telespectadores. Tornando sua eliminação desejada por grande parte do público.

Diversas ações da participante chocaram o público, que pediram até mesmo por sua expulsão. Durante o confinamento, Karol Conká ‘causou’ ao criticar a forma expressiva de Juliette e mexer com o psicológico de Lucas Penteado. Infelizmente, após diversos comentários e ações contra Lucas, ele pediu para sair do programa, desistindo do prêmio de 1,5 milhões de reais.

Todas essas ações sensibilizaram os telespectadores, que diziam sentir na pele tudo o que os participantes sofreram na mão dos “vilões” dessa temporada. Até mesmo o pai do ex-participante foi hospitalizado após assistir às cenas de seu filho sofrendo.

A Fazenda

reality shows
O reality A Fazenda superou recordes no ano passado. | Foto: Reprodução.

A Fazenda, versão brasileira do reality show The Farm, produzida pela Record TV, conta com 12 temporadas exibidas anualmente, com exceção do ano de sua estreia, em 2009, que foram exibidas duas temporadas, com apenas 84 dias entre o fim de uma e o início de outra. O programa conta com celebridades, como modelos, cantores, atores e personalidades da mídia. 

Durante todas as edições, foram presenciadas brigas e discussões intensas, o que se tornou uma grande marca do programa. Em 2020, A Fazenda 12 tornou-se o maior sucesso comercial na história da Record, além de conquistar um grande engajamento nas redes sociais.

Um dos maiores impactos desta edição aos telespectadores foi a respeito da participante Raissa Barbosa. Raissa sofre do “Transtorno de Borderline” e, durante o confinamento, contou e vivenciou diversos momentos em que o público pode conhecer mais sobre o transtorno de bipolaridade.

Muitos telespectadores, e até mesmo seus parceiros de confinamento, não sabiam a respeito do transtorno e julgavam-na por fazer “show” e ter muitos “surtos” repentinos. Após falar abertamente sobre o problema de saúde, as buscas por “Borderline” cresceram, além de diversos espectadores afirmarem que descobriram a síndrome após comentários e estímulos de Raissa.

Indo além dos reality shows, 2020 tornou-se um ano em que doenças mentais, transtornos e síndromes foram mais discutidas, em partes por conta da pandemia e isolamento social. Dessa maneira, o tema da redação do Enem deste ano foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, o que foi alvo de diversos elogios por parte dos estudantes.

Raissa Barbosa comemorou nas redes sociais o tema da redação, deixando claro que não é frescura. Diversos estudantes e fãs da ex-fazendeira afirmaram que citaram Raissa no texto, tornando-se um dos assuntos mais comentados no Twitter.

__________________________________
Por Júlia Wasko Martins – Fala! Mack

Tags mais acessadas