quinta-feira, 25 abril, 24
HomeSaúdeO futuro do turismo no mundo pós-pandemia

O futuro do turismo no mundo pós-pandemia

O turismo está vivendo um de seus piores momentos nos últimos tempos causado pela pandemia. A Covid-19 fechou barreiras e fez com que as pessoas ficassem em casa, perdendo temporariamente alguns prazeres da vida, entre eles estão as viagens turísticas. Ao serem impossibilitados de transitar, muitas pessoas ficam em casa apenas imaginando como serão suas viagens no futuro pós-pandemia.

turismo
Saiba qual é o futuro do turismo no mundo pós-pandemia. | Foto: Reprodução.

Turismo após a pandemia

As viagens – principalmente internacionais – exigirão uma preocupação redobrada na questão da saúde, tanto dos países receptores quanto dos visitantes. Certos países da Europa e da Ásia já exigiam um certificado de vacinação internacional anteriormente, entretanto, essa prática se intensificará. A vacina do coronavírus será a exigência número um, mas não a única. O medo de uma nova crise sanitária ampliará a necessidade de imunização para ultrapassar as fronteiras como forma de proteger sua população.

Os viajantes levarão em consideração muito mais o fator segurança, ao escolherem seus destinos, segundo uma pesquisa do Booking.com. Avalia-se que vai aumentar significativamente a busca por viagens domésticas, ou seja, que tenham um destino próximo de casa, e também lugares que evitem aglomerações. A oferta aumentará a relevância de destinos dentro de seu próprio país e inclusive locais próximos à natureza. Tendo em vista que ao estar em casa muitas pessoas sentiram falta desse contato.

A flexibilidade de datas aumentará, não se limitando somente ao período de férias anuais. Vendo que a prática do home office vai permanecer na realidade pós-pandêmica de muitas empresas. As pessoas poderão continuar on-line no período de expediente, porém com a possibilidade de estar em qualquer lugar do mundo (que tenha Wi-Fi).

A maior “sequela” da pandemia no turismo certamente será o anseio por viver o momento. A experiência de conhecer novos lugares, culturas e pessoas será cada vez mais valorizada com o intuito de recuperar o tempo perdido.

Por Mariana Ornellas – Fala! Mack