O consumo de drogas entre os jovens ultrapassa a média nacional
O consumo de drogas entre os jovens ultrapassa a média nacional

Home > Notícias > Mercado > O consumo de drogas entre os jovens ultrapassa a média nacional

O consumo de drogas entre os jovens é um comportamento muito comum, no entanto, também muito prejudicial, que acabou inclusive chamando atenção das autoridades do Brasil e do mundo. De acordo com alguns estudos, o uso de drogas virou uma tendência mundial, e quanto mais cedo a pessoa começa a utilizar as substâncias, mais disposição o organismo tem a desenvolver dependências e consequências à saúde física e mental.

Em uma entrevista concedida à Subcomissão do Senado, o psiquiatra Esdras Cabus Moreira, do Centro de Estudos e Terapias do Abuso de Drogas (Cetad) da Universidade Federal da Bahia comenta que para evitar este efeito, “a ideia é impedir a iniciação precoce, seja qual for a droga.

Em dezembro de 2010 uma pesquisa do Senado mostrou que

os estudantes universitários apresentam consumo de drogas mais intenso e frequente do que outras parcelas da população.

A pesquisa mostra que o número dos consumidores de droga dobram em relação àqueles que não são universitários. A pesquisa aponta que 48,7% dos estudantes universitários usaram drogas ilícita na vida (52,8% entre os homens), enquanto, na população brasileira, o índice é de 22,8%, segundo levantamento geral realizado em 2005.

Resultado de imagem para cocaine

Quando o assunto é o crack, 1,2% dos estudantes afirmam já ter tido alguma experiência com o entorpecente, enquanto 2005, a média nacional foi de 0,7%.

Entre os universitários homens, 2,1% informaram já terem usado crack alguma vez na vida. O uso entre os universitários também é acima da média nacional nas regiões Sul (1,4%) e Sudeste (1,5%).