A pandemia do Covid-19 e as consequências da doença, seguem mantendo restrições em todo o país. Em um ano tão difícil, como 2020, quem esteve próximo de realizar a graduação de ensino superior, teve que aguardar os protocolos de saúde serem estabelecidos, para, então, poder decidir entre comemorar ou não, mediante as complicações.
Como tem sido a colação de grau durante a pandemia
Em tempos ‘’normais’’, costumeiramente encerramos um ciclo importante em nossas vidas, reunindo familiares e amigos. Porém, o que ninguém imaginava seria a transformação que o vírus traria, mudando a maneira como todos nos relacionamos e comunicamos.
Os decretos e protocolos de restrições referentes ao isolamento social têm variado conforme a situação de cada estado. Diante disso, com intuito de honrar a trajetória construída durante a formação acadêmica, diversas instituições de ensino superior de todo o país obedeceram às restrições de distanciamento social e optaram em formar seus alunos por meio de plataformas on-line.
A secretária de registro acadêmico, Andrea Maria Brasil, que é responsável pela realização das colações de grau da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), conta um pouco mais como estão se adaptando aos reajustes da solenidade.
Desde o momento em que o decreto foi estabelecido, todo o corpo docente, juntamente com a equipe de profissionais que compõe a instituição, decidiu respeitar o distanciamento social. Neste momento, estamos realizando as solenidades pendentes, do segundo semestre de 2020. Desse modo, nós comunicamos e enviamos aos formandos o protocolo de solenidade, além de disponibilizamos as videoconferências em nosso canal do YouTube.
Assim, o calendário acadêmico para cerimônias on-line possui o mesmo ritual para cerimônias que eram presencias, mantendo os tradicionais discursos dos docentes e discentes. Tais materiais como: checklist de colação de grau, modelo de roteiro, e modelo de fala do Presidente de Mesa são enviadas dias antes, para que assim a solenidade possa ter aconchego e muita emoção.
E para não deixar passar em branco a evidência de um momento tão importante, a família da agora, jornalista, Lohany Mattos, deixou a criatividade rolar solta e a parabenizou com flores e um jantar especial em família. Contudo, Lohany demonstra sua frustração em não poder realizar um dos seus grandes sonhos, como imaginou.
Um dos meus grandes sonhos era jogar o capelo para o alto e ir abraçar aqueles que amo, mas, diante da pandemia, o melhor a se fazer, era o on-line. O mais importante, para mim, é ter as pessoas que eu amo e cuido ao meu lado, estando todos bem, sinto-me realizada.
Diz Lohany Mattos.
__________________________
Por Patrícia Rabelo – Fala! UniNorte – AM