Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Novo Idioma: Adultos também aprendem

Muita gente acredita que só é possível aprender uma língua nova quando se é criança, e que as dificuldades são muito maiores quando se é adulto. Acontece que a capacidade de cognição é natural e inerente ao cérebro humano em qualquer estágio – o que quer dizer que idade não é um impeditivo para alguém possuir as condições necessárias para aprender um novo idioma. Basta seguir o método mais adequado ao perfil de cada um.

aprender ingles
É possível aprender inglês já adulto.

O método, aliás, é o primeiro passo para começar essa jornada de aprendizado,  tornando todo o processo prazeroso, adequado às suas necessidades e executável – afinal, sejamos sinceros, se não for algo que encaixe na sua rotina, não rola.

Por isso, separamos algumas dicas, a seguir, para lhe ajudar na busca pelo melhor método nos estudos de um novo idioma. Confira:

●     Escola de idiomas

A escolha de uma escola é, talvez, a parte mais interessante do percurso. É preciso que os professores sejam qualificados e que suas metodologias de ensino se adaptem a forma de estudo do aluno. Instituições como a Cultura Inglesa, por exemplo, oferecem o ensino de inglês com alta tecnologia, excelência acadêmica e prática, além de possuir educadores com boa percepção sobre o aprendizado do estudante, garantindo, assim a melhor maneira de ensinar e entender as necessidades de cada aluno na hora que surgirem as dificuldades.

●     Intercâmbio

Se você quer fazer o seu idioma voar (literalmente), essa é a grande opção. Morar em outro país, sair da zona de conforto e imergir integralmente em outra cultura pode acelerar consideravelmente a evolução da língua. No entanto, é importante lembrar que, para que isso aconteça de forma confortável (digo, sem muito perrengue e sem choro), é necessário já possuir ao menos um nível básico de inglês, a língua franca em todo o mundo. Com um vocabulário razoável e gramática básica do idioma local, é bem mais fácil para um adulto adquirir a fluência desejada. Outra dica é evitar o contato com pessoas que falem a sua língua nativa, e se forçar para tentar falar na língua estrangeira o máximo possível. Para esse método é preciso ter muita disponibilidade de tempo e algum dinheiro para investir, afinal, novo país, novas despesas.

●     Esqueça a vergonha

No aprendizado de uma nova língua, é comum que adultos tenham receio para praticá-la, evitando conversar por medo ou vergonha. No entanto, para quem está empenhado a se tornar bilíngue, isso deve ser superado tão rápido possível. Tenha em mente em que o domínio de uma língua nova sempre tem um início difícil e, aos poucos, se abra para situações mais complexas – como uma conversa com um nativo, por exemplo. Com o tempo você encontrará o equilíbrio e seu conhecimento e confiança aumentarão exponencialmente.

Aprender uma nova língua significa ser capaz de se comunicar com o mundo sem muitas dificuldades e tratar com naturalidade as situações cotidianas diversas em que a língua estrangeira está presente. O mais importante é saber que nunca é tarde demais e que aprender é um processo para a vida toda.