Novo Idioma: Adultos também aprendem
Novo Idioma: Adultos também aprendem

Home > Notícias > Mercado > Novo Idioma: Adultos também aprendem

Muita gente acredita que só é possível aprender uma língua nova quando se é criança, e que as dificuldades são muito maiores quando se é adulto. Acontece que a capacidade de cognição é natural e inerente ao cérebro humano em qualquer estágio – o que quer dizer que idade não é um impeditivo para alguém possuir as condições necessárias para aprender um novo idioma. Basta seguir o método mais adequado ao perfil de cada um.

aprender ingles
É possível aprender inglês já adulto.

O método, aliás, é o primeiro passo para começar essa jornada de aprendizado,  tornando todo o processo prazeroso, adequado às suas necessidades e executável – afinal, sejamos sinceros, se não for algo que encaixe na sua rotina, não rola.

Por isso, separamos algumas dicas para lhe ajudar na busca pelo melhor método nos estudos de um novo idioma. Confira:

●     Escola de idiomas

A escolha de uma escola é, talvez, a parte mais interessante do percurso. É preciso que os professores sejam qualificados e que suas metodologias de ensino se adaptem a forma de estudo do aluno. Instituições como a Cultura Inglesa, por exemplo, oferecem o ensino de inglês com alta tecnologia, excelência acadêmica e prática, além de possuir educadores com boa percepção sobre o aprendizado do estudante, garantindo, assim a melhor maneira de ensinar e entender as necessidades de cada aluno na hora que surgirem as dificuldades.

●     Intercâmbio

Se você quer fazer o seu idioma voar (literalmente), essa é a grande opção. Morar em outro país, sair da zona de conforto e imergir integralmente em outra cultura pode acelerar consideravelmente a evolução da língua. No entanto, é importante lembrar que, para que isso aconteça de forma confortável (digo, sem muito perrengue e sem choro), é necessário já possuir ao menos um nível básico de inglês, a língua franca em todo o mundo. Com um vocabulário razoável e gramática básica do idioma local, é bem mais fácil para um adulto adquirir a fluência desejada. Outra dica é evitar o contato com pessoas que falem a sua língua nativa, e se forçar para tentar falar na língua estrangeira o máximo possível. Para esse método é preciso ter muita disponibilidade de tempo e algum dinheiro para investir, afinal, novo país, novas despesas.

●     Esqueça a vergonha

No aprendizado de uma nova língua, é comum que adultos tenham receio para praticá-la, evitando conversar por medo ou vergonha. No entanto, para quem está empenhado a se tornar bilíngue, isso deve ser superado o mais rápido possível. Tenha em mente em que o domínio de uma língua nova sempre tem um início difícil e, aos poucos, se abra para situações mais complexas – como uma conversa com um nativo, por exemplo. Com o tempo você encontrará o equilíbrio e seu conhecimento e confiança aumentarão exponencialmente.

Aprender uma nova língua significa ser capaz de se comunicar com o mundo sem muitas dificuldades e tratar com naturalidade as situações cotidianas diversas em que a língua estrangeira está presente. O mais importante é saber que nunca é tarde demais e que aprender é um processo para a vida toda.