Nevada: mundo espera contagem de votos no Estado-chave
Menu & Busca
Nevada: mundo espera contagem de votos no Estado-chave

Nevada: mundo espera contagem de votos no Estado-chave

Home > Notícias > Mercado > Nevada: mundo espera contagem de votos no Estado-chave

O estado de Nevada, com seis cadeiras eleitorais, é o único necessário para o candidato democrata, Joe Biden, ganhar a eleição e ser declarado o próximo presidente dos Estados Unidos

eleição dos EUA
Nevada é o estado mais observado da vez durante eleição presidencial americana | Foto: Reprodução.

O democrata Joseph Biden lidera no Estado-chave Nevada por poucos pontos na porcentagem, de acordo com a Associated Press. Apenas 75% dos votos foram apurados até agora, e o candidato na liderança contabiliza 49,3% dos votos, enquanto Trump soma 48,7%.

De acordo com a soma de representantes no colégio eleitoral, Biden se encontra com 264 dos 270 necessários para vencer a eleição, enquanto o atual presidente dos Estados Unidos apresenta apenas 214.

Apesar da proximidade da vitória de Biden, o mundo inteiro se encontra ansioso para os resultados das eleições. Isso ocorre porque, caso Trump vire o estado de Nevada, a vitória do democrata será mais difícil nos estados de Pensilvânia e Georgia.

Além disso, Donald Trump promete entrar com um recurso na Suprema Corte para recontar os votos de Wisconsin, onde ele tinha ganhado em 2016, e paralisar a contagem de votos em Michigan, onde Biden já ganhou.

De acordo com o G1, fica evidente que uma verdadeira batalha judicial deve se iniciar nos próximos dias conforme as apurações avançam. Durante a tarde desta quarta-feira (4), Bill Stepien, diretor da campanha de Trump, afirmou que pediu a imediata recontagem dos votos em Wisconsin.

Com 99% dos votos apurados até o fechamento desta reportagem, a apuração no estado mostra que Biden teve a preferência de 1.630.389 eleitores (49,4% do total) ante 1.609.879 de votos destinados a Trump (48,8%). O resultado garante ao candidato democrata 10 votos no colégio eleitoral.

O argumento de Stepien se baseia numa lei de Wisconsin, que dá ao perdedor do pleito o direito de pedir esse pente fino quando o resultado tiver uma diferença menor que 1%.

Se o pedido da equipe de Trump for aceito e a recontagem realmente acontecer, é provável que o resultado demore mais alguns dias para sair.

Já em Michigan, o diretor da campanha do republicano anunciou uma ação para interromper a contagem (97% completa).

Enquanto isso, internautas do mundo inteiro esperam nervosamente os resultados de Nevada, cujas cadeiras contabilizadas com as vitórias em Wisconsin e Michigan, levam Joe Biden a ser o próximo presidente dos Estados Unidos.

“Eu, uma não-americana, com 29494 tarefas a fazer, esperando Nevada contar os malditos votos”
“Eu em um continente diferente esperando os resultados da eleição em Nevada”

____________________________________________
Por Domitilla Mariotti – Redação Fala!

Tags mais acessadas