segunda-feira, 26 fevereiro, 24
HomeCinema e SériesNetflix: 10 documentários brasileiros para assistir

Netflix: 10 documentários brasileiros para assistir

A Netflix tem investido cada vez mais em produções de outras nacionalidades, fugindo do domínio norte-americano na indústria cinematográfica. O Brasil não ficou fora dessa e várias produções disponíveis no catálogo do streaming fizeram sucesso internacional. No entanto, são tantas as opções do catálogo que, às vezes, alguns filmes, séries ou documentários ficam escondidos.

Apesar das produções brasileiras de maiores sucessos serem, em sua maioria, de comédia, o país também tem obras de outros gêneros. Hoje, separamos 10 documentários brasileiros para você conhecer e incentivar as produções nacionais.

Documentários brasileiros na Netflix

A Última Floresta

Este é um documentário que estreou mundialmente em 2021 e retrata o dia a dia da tribo indígena Yanomami e a luta de seus integrantes para preservá-la. Unindo ficção e realidade, a obra tem classificação indicativa de 14 anos e é dirigida por Luiz Bolognesi.

documentários netflix
A Última Floresta. | Foto: Reprodução/YouTube.

Histórias que nosso cinema (não) contava

Esta obra reúne cenas escandalosas das comédias sexuais que formaram o auge da “pornochanchada” nos anos 70, gênero do cinema brasileiro que fez muito sucesso na época. O documentário é dirigido por Fernando Pessoa e tem classificação indicativa de 16 anos.

documentários netflix
Histórias que nosso cinema (não) contava. | Foto: Reprodução/YouTube.

Guerras do Brasil.doc (um dos destaques quando se trata de documentários na Netflix)

Esta é uma série documental que conta com 5 episódios, com média de 25 minutos. A obra dirigida por Luiz Bolognesi retrata como o Brasil foi formado por séculos de conflito armado, desde os primeiros colonizadores até a violência que ainda assola o país nos dias de hoje.

A série documental estreou em 2019 e os episódios receberam os seguintes nomes, em ordem cronológica: As Guerras da Conquista, A Guerra dos Palmares, A Guerra do Paraguai, A Revolução de 1930 e Universidade do Crime.

Guerras do Brasil.doc
Guerras do Brasil.doc. | Foto: Reprodução/Netflix.

Juízo

Juízo é um documentário sobre o julgamento de menores infratores, que evidencia os problemas do sistema carcerário brasileiro e propõe discussões sobre desigualdade social, questões de raça, injustiças e muito mais. A obra foi lançada em 2007 e possui classificação indicativa de 10 anos.

A direção ficou por conta de Maria Augusta Ramos, que realizou filmagens do julgamento de vários adolescentes acusados de roubo, tráfico e homicídio no Rio de Janeiro. Anteriormente, Maria Augusta Ramos também dirigiu o documentário Justiça (2004), que também está disponível na Netflix.

Juízo
Juízo. | Foto: Reprodução: YouTube.

O Renascimento do Parto

Este documentário traz um debate a partir dos testemunhos de mães e profissionais da área da saúde que falam sobre suas experiências com a prática da cesárea, evidenciando a banalização da cirurgia e o risco da cesárea ser feita em casos desnecessários.

A obra estreou em 2013, tem classificação indicativa de 10 anos e é dirigida por Eduardo Chauvet. O documentário tem as sequências O Renascimento do Parto 2 e O Renascimento do Parto 3.

O Renascimento do Parto
O Renascimento do Parto. | Foto: Reprodução/YouTube.

Ser Tão Velho Cerrado

Alguns moradores da Chapada dos Veadeiros se unem para defender a natureza por meio de um plano que busca conciliar interesses e abrir discussões entre a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores ambientais. Este é um documentário que retrata o desmatamento e explora seus impactos ambientais e sociais. A obra é de 2018, tem classificação indicativa livre e é dirigida por André D’Elia.

documentários na netflix
Ser Tão Velho Cerrado. | Foto: Reprodução/Netflix.

João de Deus – cura e crime (um dos documentários mais famosos da Netflix)

Este é um documentário recente, que chegou ao catálogo da Netflix em 2021. A produção traz a história do médium João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus. O líder religioso era idolatrado e conhecido internacionalmente por promover “cura”. Mas sobreviventes do “tratamento” começaram a relatar seus abusos.

A obra tem classificação indicativa de 16 anos e conta com um formato de série documental, com 4 episódios. Os nomes dos episódios são: O curador, O escândalo, O processo e Justiça?. Confira o trailer:

Chico: artista brasileiro

Este é um documentário que retrata a trajetória do músico, dramaturgo, escritor e poeta Chico Buarque, celebrando a arte popular e provocativa que o transformou em uma referência cultural. A obra estreou em 2015 e tem classificação indicativa de 10 anos.

documentários brasileiros netflix
Chico: artista brasileiro. | Foto: Reprodução/Netflix.

Sankofa – A África que te habita

O fotógrafo César Fraga e o escritor Maurício Barros de Castro embarcam em uma jornada na África para investigar e documentar a verdadeira história da escravidão e seus impactos. O material foi documentado ao longo de dois meses e a produção estreou em 2020. A classificação indicativa é de 12 anos.

documentários brasileiros na netflix
Sankofa – A África que te habita. | Foto: Reprodução/YouTube.

Elena (um dos documentários com gatilhos na Netflix)

Elena é um documentário dirigido por Petra Costa, que conta a história de sua irmã mais velha Elena, que foi para Nova Iorque aos 20 anos para viver o sonho de ser atriz. A obra é de 2012 e alterna a história real com ficção, trazendo debates sobre doenças mentais e suicídio. A classificação indicativa é 12 anos, mas é importante alertar que ele pode ser um gatilho para pessoas com transtornos mentais.

Elena
Elena. | Foto: Reprodução/Netflix.

Já conhecia algum desses documentários? Agora você já pode atualizar a listinha da Netflix para maratonar e valorizar a indústria cinematográfica nacional!

________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS