Cinema nacional: conheça 5 documentários brasileiros
Menu & Busca
Cinema nacional: conheça 5 documentários brasileiros

Cinema nacional: conheça 5 documentários brasileiros

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Cinema nacional: conheça 5 documentários brasileiros

O Brasil tem uma longa tradição de excelentes produções em documentários. O cinema nacional é rico em conteúdos extremamente bem produzidos, um exemplo, é o documentário brasileiro Democracia em Vertigem, indicado ao Oscar por melhor documentário em 2019.

Veja, abaixo, uma lista com 5 indicações de documentários brasileiros para você assistir:

Documentários brasileiros

Ônibus 174 (2002)

O sequestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro, filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, mobilizando o país. Ao mesmo tempo, mostra a vida do sequestrador, um menino de rua sobrevivente da Chacina da Candelária.

documentários brasileiros
Ônibus 174. | Foto: Reprodução.

Carta Para Além dos Muros (2019)

Escrito e produzido por André Canto com a ideia de retratar o histórico do HIV (vírus da imunodeficiência humana) e da AIDs (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) no Brasil, expondo, em seu contexto, portadores do vírus e história correlatos.

Do pavor inicial às campanhas de conscientização, passando pelo estigma imposto às pessoas vivendo com HIV, o documentário visa trazer como a sociedade encarou essa epidemia em sua fase mortífera ao longo de mais de duas décadas.

melhores documentários brasileiros
Carta Para Além dos Muros. | Foto: Reprodução.

Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019)

O documentário coloca no mapa a cidade de Toritama, considerada como um centro ativo do capitalismo local. Acontece que mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseiras.

Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga, eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.

melhores documentários
Estou me guardando para quando o carnaval chegar. | Foto: Reprodução.

VIPS: Histórias Reais de um Mentiroso (2010)

O documentário VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso traz à tona a verdadeira história de Marcelo Nascimento da Rocha, contada por ele mesmo (diretamente da prisão). Fazendo-se passar por policial ou dono de uma das maiores empresas do Brasil, Marcelo levou uma vida repleta de mentiras e golpes, enganando autoridades e a mídia.

VIPS: Histórias Reais de um Mentiroso
VIPS: Histórias Reais de um Mentiroso. | Foto: Reprodução.

Democracia em Vertigem (2019)

Definido como “uma tragédia épica de corrupção e traição”, Democracia em Vertigem retrata os bastidores do impeachment da primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o julgamento de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, a eleição do candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro e a crise político-econômica recente do Brasil.

Democracia em Vertigem
Democracia em Vertigem. | Foto: Reprodução.

____________________________
Por Alexandre Melo – Fala! Mack

Tags mais acessadas