Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade?
Menu & Busca
Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade?

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade?

Home > Lifestyle > Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade?

Quando uma nova tendência é lançada no mercado, somos altamente influenciados através das mídias sociais para que adquiramos novas peças que estão na moda. Com isso, as coleções são programadas para terem uma data de validade, para que ao final de cada temporada possam ir diretamente ao descarte. Com isso a indústria têxtil está entre as quatro indústrias que mais utilizam recursos naturais não renováveis, com o uso de produtos químicos que estão poluindo o meio ambiente, agredindo a camada de ozônio e causando alagamentos. Além de utilizar um sistema de mão de obra barata, com a utilização de trabalho escravo e muitas vezes infantil.

Com a aceleração dos problemas ambientais, a mídia passou a dar mais visibilidade aos estragos que tudo isso está causando ao nosso planeta, e reforçar os cuidados que a nossa sociedade deveria ter para que a situação não se torne irreversível .

Portanto a moda sustentável surgiu como uma vertente para o progresso da manufatura global, cujo a sua preocupação é diminuir os impactos sócio-ambientais gerados na produção do produto. A seguir, entenda como a moda sustentável funciona e como ela é uma tendência para o futuro.

Entenda o que é moda sustentável e como ela representa o futuro da indústria da moda.
Entenda o que é moda sustentável e como ela representa o futuro da indústria da moda. | Foto: Reprodução.

Como a moda sustentável veio para mudar o futuro da indústria

As empresas de confecção podem usar de alternativas para que tudo isso seja evitado, proporcionando melhores condições de trabalho, aumentar a vida útil de uma peça melhorando o acabamento, utilização de tecidos que causem menor impacto ambiental e verificar a procedência das matérias primas, entre outras decisões.

Contudo, também é de responsabilidade dos consumidores investir em uma nova perspectiva, adotando costumes e hábitos que ajudam a diminuir esses impactos. Mesmo sendo um novo conceito de Moda, novas marcas e empresas surgiram com o intuito de trazer o consumo consciente para seus clientes e influenciar no crescimento do empreendedorismo próprio.

Em suma, percebemos que ainda há um longo caminho para a mudança concreta, e conforme os anos forem passando iremos perceber quais empresas adotaram esse novo conceito de produção de qualidade, mais duradoura e claro, sustentável.

_______________________________________________________

Por Brenda Cristh – Fala! Cruzeiro do Sul

Tags mais acessadas